Jump to ratings and reviews
Rate this book

O Brilho do Bronze

Rate this book
Diante da morte da esposa, com quem foi casado por 49 anos, o historiador Boris Fausto decide revisitar um hábito da juventude e escreve um diário. A princípio voltado a reflexões dolorosas acerca do luto, os escritos pouco a pouco se abrem para o cotidiano concreto, ainda que envolto pela marca da ausência. O resultado revela um olhar crítico e atento à vida contemporânea, permeado pelo senso de humor inabalável do autor.

240 pages, Paperback

First published January 1, 2014

7 people are currently reading
57 people want to read

About the author

Boris Fausto

31 books23 followers
BORIS FAUSTO nasceu em 1930, em São Paulo. É professor aposentado do Departamento de Ciência Política da USP, membro da Academia Brasileira de Ciências e autor de livros como A revolução de 1930, Negócios e ócios e O crime do restaurante chinês.

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
13 (18%)
4 stars
16 (22%)
3 stars
27 (38%)
2 stars
10 (14%)
1 star
5 (7%)
Displaying 1 - 7 of 7 reviews
Profile Image for Luiza.
220 reviews5 followers
December 22, 2014
Livro interessantíssimo! Como lidar com a perda de alguém muito querido (no caso, a esposa com quem foi casado por 49 anos) e seguir vivendo? Boris Fausto consegue narrar um pouco todo esse processo de elaboração. Com textos geralmente curtos em formato de diário, ele nos mostra como em alguns dias pensa-se muito na perda, enquanto que em outros o mais importante são coisas que nada tem a ver com isso (corridas de táxi, jogos de futebol, idas ao banco, etc).

Apesar do tema sensível e angustiante, o autor escreve de forma leve e muitas vezes cômica ou irônica, tornando a leitura fácil de levar. Altamente recomendado!!
Profile Image for Aline.
59 reviews4 followers
June 17, 2016
um intelectual rico escreve um diário após a perda da esposa. um mundo totalmente diferente da realidade da maioria brasileira. nada interessante, apenas irritante.
Profile Image for Paulo Sunao Shintate Jr.
224 reviews1 follower
March 20, 2022
Um livro um tanto depressivo e autobiográfico do luto do autor.

Não encontrei insights mirabolantes, mas um retrato fiel de um momento angustiante da vida do autor, com mais do que a morte de um ente querido.

Narra sua adaptação entre 2010 e 2014 à sua nova condição.

De maneira alguma é mal escrito, todavia o martelar do aspecto depressivo é marcante por demais...
Profile Image for Neymara Nepomuceno.
27 reviews
December 19, 2025
Foi um livro de ler num momento específico. Mas não é um livro imperdível. Formato de diário o que faz pensar que há poesia na vida cotidiana, nos altos e baixos, é sempre válida.
Profile Image for Tati Ferreira.
50 reviews2 followers
February 9, 2017
Pode ser uma opinião muito pessoal, mas não gostei. Achei raso, não me identifiquei com a escrita dele que por vezes parecia não ter começo, meio e fim. Não emocionou. Parece-me mais um apanhado de notas aleatórias que talvez façam muito sentido para ele, mas que não disseram muita coisa para mim. Foi uma luta conseguir ler esse livro.
Profile Image for Thiago Blumenthal.
5 reviews15 followers
January 26, 2015
Apesar do tom que comove a quem lê, pelo tratamento muito pessoal que é dado ao tema, a edição parece ter sido preguiçosa, o que não é de responsabilidade do autor. Muitos trechos são completamente dispensáveis, outros longuíssimos e com pouca ligação entre si. Como diário, nota 10 para Boris Fausto. Como livro, nota 7.
123 reviews1 follower
Read
July 8, 2016
Não consigo ter uma opinião clara sobre este livro. Em lugar daquilo que ele diz ser: um diário onde colocar as sensações com a ausência da esposa morta, parece-me algo escrito visando a publicação.
Displaying 1 - 7 of 7 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.