Jump to ratings and reviews
Rate this book

Sociedade Secreta do Sexo

Rate this book
Um é pouco. Dois é pouco. Três começa a ficar bom... Assim funcionam as orgias, festas em que cidadãos respeitáveis deixam de lado as convenções sociais para se entregar aos excessos do sexo em público e com parceiros múltiplos. Enquanto você lê estas linhas, há gente se entretendo em atividades menos intelectuais, tais como o swing, o ménage à trois ou o sexo grupal. Pode ser num hotel no Caribe. Pode ser num castelo na Itália. Pode ser em um clube luxuoso em Londres. Pode ser no apartamento ao lado do seu. Mas você não recebe convites para essas festas porque não faz parte do meio. Você não integra a sociedade secreta. A sociedade secreta do sexo existe para proteger a identidade de seus membros, para evitar a exposição de suas vidas duplas. Durante a semana, esses indivíduos são profissionais bem-sucedidos e pais de família conservadores; no sábado à noite, transformam-se em seres hedonistas, em criaturas para as quais o sexo é a principal razão de existir. Eles se organizam em comunidades fechadas, nunca mostram o rosto, criam clubes que são impenetráveis para os não iniciados. O jornalista Marcos Nogueira foi iniciado quase por acaso e entrou de penetra no clube. Frequentou orgias suntuosas no Brasil e na Europa, visitou casas de swing, viajou para um resort em que o sexo grupal faz parte da programação recreativa. Presenciou atos sexuais que fazem a maior parte dos filmes pornôs parecerem a Sessão da Tarde. Perdeu muito do próprio preconceito. Aprendeu que as orgias e o swing têm códigos de conduta rígidos. Conviveu com pessoas obrigadas a se esconder sob o anonimato para não serem condenadas por algo que, afinal, diz respeito somente às vidas delas mesmas.

224 pages, Paperback

First published January 1, 2014

3 people are currently reading
15 people want to read

About the author

Marcos Nogueira

20 books1 follower

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
4 (20%)
4 stars
1 (5%)
3 stars
12 (60%)
2 stars
3 (15%)
1 star
0 (0%)
Displaying 1 of 1 review
Profile Image for Álvaro Dezidério.
48 reviews3 followers
December 29, 2015
O livro de Marcos Nogueira, Jornalista formado pela ECA USP, e ex-editor de diversas revistas no país, dentre ela VIP e Superinteressante é muito bom. Para um livro de estreia, ele é bastante bem feito. Os capítulos possuem início-meio-fim, e a pesquisa é super completa. Marcos resolveu, a partir de um artigo escrito para a Revista VIP, investigar o mundo paralelo das Sociedades Secretas de Sexo. Swingers, libertários e Libertinos, além de praticantes do LifeStyle ( para quem é de fora é tudo a mesma coisa, mas para quem pertence aos grupos, como podemos ver no livro, é tudo muito diferente). Ele foi a fundo nos formatos de cada grupo, forma de funcionamento, a organização social, comunidades, etc... É super interessante ( trocadilho coma revista onde ele foi editor).

O livro tem dois pontos que julgo mais interessantes. Em primeiro lugar é impressionantemente bem escrito. Marcos consegue descrever, narrar, e contar a estória de um jeito que prende a atenção do leitor, sem ficar enfadonho. É óbvio que qualquer livro sobre sexo tem putaria. Impossível contar a história do mundo swinger e de suas variações, ou das orgias da Madame O pelo mundo (a inspiração de Stanley Kubrick para o filme “ De olhos bem fechados”) que ele entrevistou e foi nas festas, sem um pouco de putaria. Mas nada de vulgaridade. É onde percebemos a qualidade do autor.

O segundo ponto é capacidade de explicar, apresentar e não se deixar cair na tentação do julgamento das escolhas das pessoas. Pelo contrário, Marcos aborda com muita qualidade, a escolha do estilo de vida – particularmente os swingers – e como isto torna a vida dos praticantes melhor. É obvio que como as entrevistas são com gente que gosta de praticar, a percepção é positiva. Mas ele também descreve, e discute com bastante seriedade (inclusive entrevistando psicólogos) as implicações e riscos deste estilo de vida. Em linha gerais, algumas fantasias são boas porque são fantasias. Ao deixarem de ser tornam-se perigosas, podendo ferir de morte relacionamento. Este é mensagem.

Mas a maior parte do livro é dedicada ao entendimento de estilo de vida liberal e como isso cria uma sociedade a parte, que convive entre si, como excelentes amigos, mas opta por fazer sexo liberal. A conclusão geral é que, embora o que estes façam seja única e exclusivamente da conta deles mesmos (todo mundo é adulto), para evitar o julgamento da sociedade, estes se mantem, em sua maioria, anônimos dentro deste meio. Um paradoxo bem interessante. Aquilo que faz você feliz deve ser feito escondido dado que a sociedade – que não tem nada a ver com sua felicidade – pode te julgar. E você se preocupa com este julgamento. Muito louco isto. Mas é a realidade.

Seguindo uma ideia que aprendi com uma mulher incrível (trabalhamos juntos) todas as vezes que passamos por uma experiência coletiva é necessário que algo fique para os participantes dela. E como divido minhas impressões sobre os livros que leio, vou tentar deixar uma dica do ponto de vista literário. Para as mulheres (e homens também) que gostam de literatura fora do convencional, e mais aplicada a erotismo, recomendo o livro de Marcos Nogueira - A Sociedade Secreta do Sexo. O livro não é um conto, mas talvez para aquelas que se impressionaram com a porcaria dos 50 tons, ler este livro talvez as ajude muito mais do que ficar pensando que vão esbarrar na esquina com o Mrs Grey. Mas ninguém é obrigado a gostar de nada.
Displaying 1 of 1 review

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.