Jump to ratings and reviews
Rate this book

Os cátaros e a heresia católica

Rate this book
"Os cátaros e a heresia católica vem nos contar a história de uma das mais ricas civilizações que já surgiram na Europa: a dos cátaros ou albigenses.

Sua doutrina foi apagada dos registros da história e seus profitentes violentamente expulsos da vida corporal, em decorrência da feroz perseguição movida pela igreja católica que, com esse objetivo, organizou uma cruzada e criou a famigerada Inquisição, de tão tristes realizações. Livros e gentes foram queimados em profusão nas fogueiras da Idade Média.

Os cátaros viveram principalmente no Languedoc, região sul/sudoeste da França, e desenvolveram um conjunto de crenças inteiramente baseado nos ensinamentos do Cristo. Sua principal obra de estudo era o Novo Testamento, com destaque para o Evangelho de João e as cartas de Paulo, de onde extrairam ideias como a crença na reencarnação e a prática da comunicação com os espíritos.

Intitulavam-se apenas bons cristãos ou bons homens e, destituídos de posses, corriam o país pregando a mensagem do Cristo e curando corpos e almas, como aliás fizeram os primitivos cristãos.

A perseguição movida pelo Vaticano contra esse pacífico grupo conta-se como das mais cruéis da história da humanidade, quando milhares de pessoas foram levadas à fogueira, apesar de crerem no mesmo Deus e seguirem o mesmo livro sagrado dos seus perseguidores, tendo por único crime buscarem o sentido original da mensagem do Cristo. E como testemunho da retidão de conduta dos cátaros, podemos invocar Bernardo de Clairvaux, mais conhecido como são Bernardo, possivelmente a mais lúcida e brilhante inteligência católica da Idade Média, que sobre eles nos fala: "Se lhes perguntarem qual é a sua fé, ela é totalmente cristã, se lhes ouvirem as conversas, não há nada de mais inocente; e seus atos estão em harmonia com suas palavras".

Após brilhante descrição da história e da crença dos cátaros, o autor conclui: "Não há confronto entre a 'heresia' cátara e a ortodoxia cristã, e sim entre um cristianismo recuperado, reconstituído, resgatado na sua pureza, e uma heresia vitoriosa que se outorgou o título e o poder de verdade única, como se destilada da mais pura tradição apostolar. Em outras palavras: no embate medieval entre catarismo e catolicismo, este é que foi a heresia".

408 pages, Paperback

First published January 1, 2011

1 person is currently reading
13 people want to read

About the author

Hermínio C. Miranda

50 books8 followers
Hermínio Miranda graduated in Accountancy and worked at the National Steel Company (Brazil) until retirement.

Author of several literary spiritualist classics, such as Dialogue with the shadows and Our children are spirits.

The copyrights were always transferred to charities.

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
4 (80%)
4 stars
1 (20%)
3 stars
0 (0%)
2 stars
0 (0%)
1 star
0 (0%)
Displaying 1 - 2 of 2 reviews
Profile Image for Nuna.
10 reviews1 follower
January 11, 2016
Ótimo livro sobre os cátaros e esse grande movimento que aconteceu na região do Languedoc durante os séculos XII e XIII. Leitura fácil e com inúmeras referências bibliográficas, ainda que o autor sempre nos brinde com seus comentários preciosos. É um livro bastante interessante para os que buscam compreender os avanços das correntes espiritualistas até a decodificação do Espiritismo no século XIX.
Displaying 1 - 2 of 2 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.