Nesta Aventura, os cinco amigos viajam até ao Ribatejo para um programa de férias escolares que interrompe as aulas por uns dias durante o chamado Verão de São Martinho. Entre as atividades previstas estão noites de acampamento à beira-rio, visitas a locais-surpresa e uma ida à famosa Feira do Cavalo da Golegã, que acontece todos os anos em novembro.
Mas logo na primeira noite, enquanto conversam antes de dormir, um rapaz surge do meio do mato, com folhas e galhos nos cabelos, parecendo desorientado. Sem conseguirem perceber quem ele é ou o que aconteceu, os nossos heróis tentam ajudá-lo e oferecem-lhe abrigo na cabana onde os rapazes estão hospedados. No entanto, na manhã seguinte, ele desaparece sem deixar rasto.
Ao longo dos dias seguintes, entre as diversas atividades do programa, os cinco amigos voltam a cruzar-se com o rapaz misterioso e começam a perceber que está metido em apuros. Quando finalmente juntam as peças do puzzle, descobrem um plano perigoso que ameaça arruinar a edição desse ano da Feira do Cavalo.
Com a Festa em risco, os cinco amigos terão de usar toda a sua coragem e astúcia para desmascarar os criminosos e impedir que os seus planos se concretizem.
Ana Maria Magalhães nasceu em Lisboa no dia 14 de Abril de 1946. Professora de Português e História do ensino preparatório.Em 1976 conheceu a Isabel Alçada. Em 1982 tentaram o primeiro livro: Uma Aventura na Cidade. Iniciaram a colecção "Uma Aventura" com o objectivo de proporcionar aos alunos livros para ler com prazer. Esta colecção constitui um êxito sem precedentes entre os jovens portugueses e dispõe já de cerca de três dezenas e meia de livros. O ministro da Educação chamou-a para integrar a equipa que se ocupou da Reforma do Sistema Educativo entre 1989 e 1991. Desempenhou funções de coordenadora de reforma curricular do 2º ciclo. Em 1994 aceitou o convite da Expo’98 para dirigir o Jornal do Gil. Em 1997 foi destacada para o gabinete do Ministro da Educação a fim de estabelecer a ligação pedagógica entre o Pavilhão de Portugal da Expo’98 e as escolas.
que nostalgia ler este livro agora aos 30!! a minha parte favorita foi sem dúvida ler mais sobre os sítios e em como se inspiraram em cada um para os integrarem na história!! e as ilustrações ficaram tão fiéis! que sentimento tão bom 🥰
Quem diria que, em 2025, ia ler Uma Aventura e que isso aconteceria porque o meu algoritmo do TikTok me mostra tudo o que as incríveis Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Mas tudo bem porque é reconfortante voltar a estas personagens.
Adorei voltar a ler uma coleção que faz parte da juventude de tantas pessoas 💕 Para além de serem histórias leves cheias de reviravoltas, também têm uma parte pedagógica, dando a conhecer muitas localidades e sítios emblemáticos de Portugal Ansiosa pelos próximos livros 🤭
A nostalgia das Aventuras de sempre, ilustradas por um traço que faz jus tanto ao legado da série como ao enredo. Edição lindíssima, com uma Aventura mirabolante mas divertida