Jump to ratings and reviews
Rate this book

Na Medida do Impossível

Rate this book
Na Medida do Impossível é uma narrativa construída a partir dos testemunhos de profissionais humanitários da Cruz Vermelha e dos Médicos Sem Fronteiras presentes em conflitos por todo o mundo.

Apesar de saberem melhor do que a maioria que não vão conseguir mudar o mundo, os profissionais humanitários continuam a arriscar a vida e a bater-se por um dia melhor, por um momento melhor, por pelo menos alguns minutos em que os tiros param e se pode ouvir algum silêncio…

Na Medida do Impossível, peça de Tiago Rodrigues estreada em Genebra em 2022, foi elaborada a partir de entrevistas com pessoas que trabalham no Comité Internacional da Cruz Vermelha e nos Médicos Sem Fronteiras, resgatando as suas vivências nas condições limite em que trabalham diariamente a partir de um território que aqui se convencionou batizar de Impossível — mas que é tão real como decidir quem vive e quem morre e que é tão possível que pode sempre ficar mais próximo.

«O impossível já esteve em todo o lado
O impossível pode voltar a estar em qualquer lugar»

88 pages, Unknown Binding

Published March 1, 2025

1 person is currently reading
30 people want to read

About the author

Tiago Rodrigues

47 books30 followers
Tiago Rodrigues nasceu em 1977 e desenvolve o seu trabalho como ator, encenador, produtor e dramaturgo. Colaborou com os Artistas Unidos,
o coletivo SubUrbe e, desde 1998, com a companhia belga tg STAN, tendo entretanto co-criado, interpretado, encenado e apresentado espetáculos em mais de 15 países. Em 2003 cria a estrutura Mundo Perfeito, em conjunto com Magda Bizarro, onde desenvolve um trabalho baseado na colaboração artística e nos processos coletivos. Com o Mundo Perfeito criou e coordenou os projetos Urgências, no âmbito da nova dramaturgia portuguesa, e Estúdios, dedicado à colaboração artística entre criadores portugueses e estrangeiros. Os seus espetáculos têm sido produzidos por festivais prestigiados (Alkantara Festival, Festival d’Automne em Paris, Kunsten Festival des Arts em Bruxelas) e por instituições de programação como o Teatro Maria Matos e a Culturgest. Criador versátil e inventivo, Tiago Rodrigues dirigiu programas de televisão como o Zapping, tendo sido argumentista nas Produções Fictícias e cronista em diversos jornais nacionais. Escreveu o argumento e foi ator da mini-série Noite Sangrenta, vencedora do prémio de Melhor Ficção Televisiva da SPA. Além de professor convidado na escola de dança PARTS (Bruxelas), coordenou diversos workshops e projetos
de formação em artes performativas, tendo ensinado em escolas de teatro e dança (Universidade de Évora, ESMAE, Balleteatro, Escola Superior de Dança de Lisboa e ESTAL). Colaborou como dramaturgista em criações de Rui Horta, Ana Borralho e João Galante. É autor de cerca de uma vintena de textos para teatro, em formatos diversos, dos quais se publicam neste primeiro volume três peças das mais significativas. Três dedos abaixo do joelho recebeu em 2012 o prémio para Melhor Espetáculo do Ano pela SPA.

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
40 (72%)
4 stars
15 (27%)
3 stars
0 (0%)
2 stars
0 (0%)
1 star
0 (0%)
Displaying 1 - 6 of 6 reviews
Profile Image for Raquel.
177 reviews8 followers
January 26, 2026
I bought it after seeing the eponymous performance at Culturgest. The text is very good, but on stage it’s something else entirely. Reading the play after seeing it is a bittersweet experience, because the staging is so powerful that the memories are still vivid, and I felt an immense desire to watch it all over again. Even so, it’s absolutely worth it. The play explores the experiences of a group of people involved in Red Cross humanitarian missions, who come and go, living between conflict zones and a peaceful “home.”
Profile Image for Companheiro Vasco.
24 reviews
April 2, 2025
A escrita do Tiago Rodrigues sabe manipular a máquina emotiva humana pelas palavras. Acho que o faz propositadamente, mas caio sempre na armadilha com muito gosto.
Profile Image for Raquel Dias da Silva.
58 reviews3 followers
December 14, 2025
Comprei depois de ter visto o espectáculo homónimo no ano passado, em Abril, na Culturgest. O texto é muito bom, mas em palco é outra coisa. Ler a peça depois de a ter visto é uma experiência agridoce, porque a encenação é tão forte que tenho memórias muito presentes e senti uma vontade imensa de ver tudo novamente. Ainda assim, vale 100% a pena. Fala-nos da experiência de um grupo de pessoas envolvidas em missões humanitárias da Cruz Vermelha, que vão e vêm, vivendo entre zonas conflituosas e um “lar” pacífico.
Displaying 1 - 6 of 6 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.