Pregação expositiva traz um panorama histórico da pregação expositiva, seu propósito, seu estilo, seus resultados e as características de vida do pregador.
Ainda apresenta como corrigir as distorções pós-modernas que levam a igreja ao crescimento explosivo, mas não saudável, redescobrindo a primazia da pregação expositiva.
A Palavra de Deus deve ser pregada de forma fiel e integral. O remédio de Deus para a igreja contemporânea é a sua Palavra.
Natural de Nova Venécia, ES, é casado com Udemilta Pimentel Lopes, pai de Tiago e Mariana. Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em Campinas, SP de 1978 a 1981 e Doutor em Ministério no Reformed Theological Seminary, em Jackson, Mississippi, nos Estados Unidos de 2000 a 2001.
Foi pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Bragança Paulista de 1982 a 1984 e desde 1985 é pastor titular da Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória (IPB). Membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil, diretor executivo da Luz para o Caminho e pastor colaborador da Igreja Presbiteriana de Pinheiros em SP. Conferencista e escritor, com mais de 100 obras publicadas.
Uma introdução ao conceito de pregação expositiva Hernandes Dias Lopes faz uma analise apaixonada sobre a pregação expositiva, que ao final do livro você desejará pregar somente por meio da exposição das Escrituras. Tem uma escrita leve, apaixonada, insistente sobre a exposição da Palavra de Deus.
Como também é um livro que fala sobre o crescimento de igreja, durante todo o tempo em que fala sobre exposição da Escritura ele menciona o quão isso fará bem para a igreja, como a exposição da Escritura trará um crescimento saudável da igreja.
Como o proposito é falar sobre pregação expositiva e sua correlação com o crescimento da igreja, ele percorre toda a historia do povo de Deus trazendo exemplos de que a pregação expositiva foi usada nos momentos de avivamentos tanto no Antigo Testamento quanto no Novo, na era da reforma e no período dos puritanos, ou seja um breve panorama histórico sobre pregação expositiva.
Nos capítulos três e quatro me pareceu repetitivos, pois trataram de assuntos semelhantes e para um leitor com pouca paciência, isso acaba sendo um motivo para abandonar o livro ou saltar alguns tópicos importantes dentro desses capítulos. Se sentir cansado nessa parte do livro não desista, prossiga, você será ricamente gratificado.
Uma das partes mais importantes do livro é sobre a vida do pregador. Hernandes não fica apenas na parte teórica ou pratica da pregação expositiva, ele alerta e traz orientações valiosas sobre a vida espiritual do pregador. Assim como o estudo constante da Escritura, da Teologia e do mundo ao redor (suas filosofias, entre outras coisas) é de vital importância o buscar a Deus, encher-se do Espírito para uma vida cheia de poder de Deus na transmissão da mensagem bíblica. De nada valerá sua técnica se Aquele que abençoa os cristãos e convence os pecadores não estiver em você.
Enfim o livro é necessário a todo cristão que almeja a vida pastoral, aos seminaristas e todos que desejam, ou já pregam, em suas igrejas. Em tempos em que se fala sobre crescimento de igreja através de métodos, falar sobre crescimento da igreja através da pregação expositiva causa estranheza, mas como você verá na leitura do livro, a pregação expositiva cheia da unção, por si só não causará o crescimento da igreja, mas sem ela a igreja não é saudável e o Reino de Cristo não é glorificado.