Jump to ratings and reviews
Rate this book

O que é identitarismo?

Rate this book
Na última década, um termo tem se proliferado de maneira espantosa no discurso político. Moralmente carregado e lançado a torto e a direito em disputas de internet, mesas de bar, espaços acadêmicos e palanques políticos. Mas, afinal, o que é identitarismo? Neste livro, o psicanalista Douglas Barros propõe uma interpretação original do fenômeno. Para ele, o termo nomeia sobretudo uma forma de gestão da vida social contemporânea que engole esquerda e direita.

Emblema maior do desaparecimento da Política (com p maiúsculo), o identitarismo é lido como um sintoma do século XXI. Implodindo a troca de acusações entre "identitários" e "anti-identitários", Barros "o processo de identitarização da diferença se inicia com o colonialismo. É o colonizador europeu o primeiro identitário da história moderna." Com um olhar da periferia do capitalismo sobre a colonização, Douglas revisita, pelo prisma da identidade, o surgimento e desmonte do sujeito, do Estado e do capitalismo modernos para jogar luz sobre os impasses da política contemporânea, marcada pela proliferação de bolhas identitárias, em que as pessoas se veem obrigadas a desenvolver identidades fragmentadas como resposta, mesmo que inconsciente, à quebra de laços sociais e o endurecimento do neoliberalismo nas relações econômicas.

Articulando filosofia, teoria social e psicanálise, Douglas apresenta uma análise que reconhece a necessidade histórica das lutas rotuladas como identitárias, sem perder de vista as disputas e capturas a que estão sujeitas no atual estágio de acumulação capitalista. Nos termos de Deivison Faustino, "uma valiosa contribuição a um debate novo, que pela primeira vez, encontra uma análise à altura."

216 pages, Kindle Edition

Published November 28, 2024

5 people are currently reading
49 people want to read

About the author

Douglas Barros

3 books1 follower

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
3 (25%)
4 stars
8 (66%)
3 stars
1 (8%)
2 stars
0 (0%)
1 star
0 (0%)
Displaying 1 - 3 of 3 reviews
Profile Image for Guilherme Smee.
Author 28 books192 followers
January 11, 2025
Já estava de olho n este livro desde que li sobre ele na internet. Ao encontrar à disposição para compra na Livraria Paralelo 30 resolvi adquiri-lo. Nas eleições de 2024 a centro-esquerda brasileira culpou o identitarismo por seu fracasso nas urnas. Muitos comentaristas jornalísticos atacam o identitarismo apontando como um grande vilão dos tempos atuais. Mas será que identitarismo é tudo isso? E não seria o anti-identitarismo também uma identidade? Essas são algumas coisas que este livro muito bem escrito e muito bem explicado tenta dar conta. Ainda assim, me pareceu que o autor deveria ter abordado, além das dimensões culturais, raciais, de classe e nacionais, também como a identidade relacionada com o gênero afeta o ser humano. Ao passo que muito (talvez demais) do livro seja dedicado a entender e explicar o neoliberalismo e como ele afeta a contemporaneidade. A última parte do livro relaciona o identitarismo com as novas tecnologias, a digitalização e a plataformização, explicando como a identidade se tornou mais importante hoje do que nunca - e por motivos que, talvez, seus detratores fossem concordar e apoiar.
Profile Image for Rafael Rocha.
5 reviews
February 25, 2025
É um livro difícil de ler. Dito isto, tem que ter brio! Ao mesmo tempo, é um tema complexo, que exige a complexidade na abordagem (a sanha de simplificação ao extremo de problemas complexos acaba por impedir o devido desenvolvimento das análises). O livro é capaz de fornecer uma conceituação de identitarismo que é articulada com a economia política, e isso é algo precioso nos momentos em que se cria um inimigo "identitarismo" abstrato que é atrelado continuamente a "pauta de costumes". Não existe no livro uma abordagem profunda das identidades de gênero ou outras que não a racial (entre as mais notoriamente tratadas por "identidade"), mas não enxergo isso necessariamente como um problema, já que ele fornece as ferramentas necessárias para ampliar essas análises (acredito até ser responsável da parte do autor não falar sobre especificidades de tratamento que não sejam de sua alçada). Leitura obrigatória para pensar a política no neoliberalismo e as lutas contra as opressões.
Profile Image for Luciana.
61 reviews6 followers
March 22, 2025
Achei que brilhou principalmente na interpretação sobre o hayek. Tento esboçar uma resenha logo mais.
Displaying 1 - 3 of 3 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.