Jump to ratings and reviews
Rate this book

Tetralogia Lusitana #4

Cavaleiro Andante

Rate this book
De Lisboa ao Alentejo, de Roma e Milão a Veneza, de São Paulo ao Rio de Janeiro, de Pula a Luanda, de uma onírica ilha de Madagáscar a um imaginário Comboio Fantasma, da Aldeia Aérea a uma viagem ao Centro da Terra, as figuras já conhecidas dos leitores de «A Paixão», de «Cortes» e «Lusitânia» vagueiam, viajam, divagam em secretas demandas entre delírio e lucidez, entre ilusões e desejos, desilusões e novos desejos, nas incertezas e nos riscos de mil novecentos e setenta e cinco, durante apenas dois meses mas dois meses decisivos, divididos entre a esperança e o perigo. Esta nova edição inclui uma carta escrita por João Carlos a Marta, dez anos depois, e um novíssimo e-mail de Marta a João Carlos, com data de 1 de janeiro de 2015.

237 pages, Soft cover

First published January 1, 1983

1 person is currently reading
42 people want to read

About the author

Almeida Faria

35 books20 followers
ALMEIDA FARIA nasceu em Montemor-o-Novo, a 6 de Maio de 1943. Em Lisboa frequentou as Faculdades de Direito e de Letras, sendo licenciado em Filosofia, e é actualmente professor de Estética na Universidade Nova de Lisboa. Viveu como escritor residente (1968-69) nos Estados Unidos (International Writing Program, Iowa City) e em Berlim, onde fez parte do Berliner Künstlerprogram no qual participaram, entre outros, Gombrowicz, Michel Butor, Peter Handke e Mario Vargas Llosa. Tem colaborado em diversas publicações colectivas, nomeadamente em revistas alemãs, brasileiras, francesas, holandesas, italianas, suecas e norte-americanas. Os seus romances foram objecto de várias teses universitárias em Itália, Holanda, Brasil, França e, mais recentemente, também em Portugal. Em 1979 seleccionou e traduziu Poemas Políticos de Hans Magnus Enzensberger.

Ficcionista e ensaísta, Almeida Faria obteve o Prémio Revelação de Romance da Sociedade Portuguesa de Escritores com o livro Rumor Branco (1962), confirmando depois a sua maturidade literária com A Paixão (1965), primeiro romance de uma «Tetralogia Lusitana» de que fazem parte Cortes (1978) – Prémio Aquilino Ribeiro da Academia das Ciências de Lisboa, Lusitânia (1980) – Prémio Dom Dinis da Fundação da Casa de Mateus, e Cavaleiro Andante (1983) Prémio Originais de Ficção da Associação Portuguesa de Escritores. Os seus livros estão traduzidos em várias línguas.

Almeida Faria publicou ainda o conto Os Passeios do Sonhador Solitário (1982) e o ensaio Do Poeta-Pintor ao Pintor-Poeta (1988). O seu último romance, O Conquistador, foi dado à estampa em 1990. Em 1997 adaptou ao teatro o romance A Paixão, sob o título Vozes da Paixão (1998), peça que não pretende ser subsidiária do romance, até por ter sido escrita em verso livre. Nesse mesmo ano, foi estreada em Lisboa no Centro Cultural de Belém. Em 1999, na colecção "Caminho de Abril", publicou a peça intitulada A Reviravolta.

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
9 (34%)
4 stars
7 (26%)
3 stars
8 (30%)
2 stars
2 (7%)
1 star
0 (0%)
Displaying 1 - 3 of 3 reviews
Profile Image for diario_de_um_leitor_pjv .
791 reviews148 followers
January 27, 2024
Os tempos da revolução nas vidas de uma família. Esta tetralogia que termina com este romances é uma das obras mais interessantes da literatura portuguesa da segunda metade do século XX. Merece a nossa leitura.
Profile Image for Margarida Galante.
469 reviews42 followers
February 1, 2024
Quarto livro da Tetralogia Lusitana, publicado em 1983, cuja acção decorre entre junho e novembro de 1975.

A família encontra-se cada vez mais afastada e a história deste período continua a chegar-nos através de cartas. Cartas escritas em Itália, no Brasil, em Angola e em vários sítios de Portugal.

Relatam as alterações nas suas vidas, as paixões, as mágoas, a incerteza quanto ao futuro, neste período pós revolução, em que o país também se encontrava em rebuliço e dividido pelas ideologias.

Gostei muito de conhecer este autor e esta tetralogia cuja leitura foi muito interessante. Uma leitura bem adequada a este ano em que comemoramos os 50 anos do 25 de Abril.
Profile Image for Vasco Ribeiro.
408 reviews5 followers
February 26, 2016
passado no pós 25 de abril. romance meio epistolar, cada capítulo é carta ou reflexão das várias personagens. os 4 filhos (andré, tiago, j.c., jó) e uma filha (arminda) de uma família que tinha sido poderosa no alentejo (montemínimo), cujo pai fora assassinado pouco antes, provavelmente pelos comunistas, de Marina, a mãe/viúva, e também de marta a namorada de andré, enfermeira em angola, onde nascera, e de Sónia, que é judia e que está em veneza. a meio do livro andré, que procurara trabalhar no brasil, depois foi morrer de doença, novo, em angola. a história não tem grande fio condutor e a gente não percebe bem a quantas anda. mais do que relato de factos, parece ser uma exposição de opiniões e reflexões várias, mais negativas do que positivas quanto aos agentes da revolução. perspetiva que me deixa perplexo por que o autor é elogiado por urbano tavares rodrigues. Na introdução refere que este é o último livro da saga desta família, tendo 4 episódios(livros) anteriores, daí se calhar eu não perceber o fio condutor da história.
Displaying 1 - 3 of 3 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.