Estamos presos numa história. A história de que temos de ser bem-sucedidos e felizes, em que não há lugar para dúvidas, fracassos, vergonha, tristeza ou vulnerabilidade. Quanto mais tentamos estar à altura das expectativas que nos são impostas, mais nos afastamos da conexão com o significado das nossas vidas e de nós próprios.
Vivemos num mundo louco. Estamos simultaneamente mais stressados, exaustos, insatisfeitos, infelizes e ansiosos do que nunca.
Temos de mudar o discurso. E contar outra história, aquela em que somos suficientes sendo nós mesmos, com os nossos defeitos, imperfeições e características negativas. Precisamos de aprender a gerir melhor as expectativas, a saber dizer não, a ficar satisfeitos com quem somos e a reconhecer que já dispomos do essencial que nos permite alcançar uma vida mais plena e feliz.
Não precisamos de estar à altura de todas as expectativas porque nunca seremos perfeitos — e não temos de o ser.
E não, não são precisos superpoderes. Basta o nosso compromisso. De, em primeiro lugar, vivermos a nossa vida. E o resto que se f*da.
Thijs Launspach (Amsterdam, 24 februari 1988) is psycholoog, schrijver en spreker. Hij publiceerde onder andere over mentale gezondheid, stress, burn-out, millennials en keuzestress, en heeft een wekelijkse column voor het Algemeen Dagblad. Launspach maakte samen met Malou Holshuijsen, Aik Kramer en Emma Westermann de podcast OK Millennial (Parool). Zelf maakt hij de Thijs Launspach Podcast. Hij was in 2021 een van de docenten van Dream School.