Jump to ratings and reviews
Rate this book

O Juízo das Mãos #1

O Juízo das Mãos - Volume 1: O Dragão da Montanha

Rate this book
Lala é uma criança especial. Tem quinze anos, mas, apesar de ter ambos os pais vivos, é órfã. A mãe foi afastada por loucura, o pai devido a intrigas políticas.

Vive com a tia, uma mulher deslumbrante e extremamente poderosa, o que lhe permite crescer rodeada de privilégios e longe do pior que o mundo esconde. Mas Lala é curiosa, quer descobrir o que existe fora dos bairros mais ricos. E tem um segredo: sabe que algo maligno se esconde nas zonas obscuras da cidade. A sua desobediência às regras impostas permite-lhe conhecer alguém com quem nunca se deveria ter cruzado: Bheithir, um clonado, uma espécie de escravo sem direitos. Será esse o lado negro da cidade que ela antecipava?

Será ele uma vítima, um perigo, ou um ser humano como ela? Bheithir sente o mesmo fascínio por ela, e também ele carrega os seus mistérios. Combinados, os segredos que escondem podem tornar-se mortais e uma ameaça para tudo o que conhecem. É por isso que as suas vidas ficam subitamente em risco e um deles terá de se sacrificar pelo outro.

256 pages, Paperback

Published July 4, 2024

2 people are currently reading
25 people want to read

About the author

Eliza Campello

2 books3 followers

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
10 (47%)
4 stars
5 (23%)
3 stars
3 (14%)
2 stars
3 (14%)
1 star
0 (0%)
Displaying 1 - 6 of 6 reviews
Profile Image for Maria Lavrador.
506 reviews33 followers
April 28, 2025
Um livro que não me cativou nas 1ªs paginas mas que a partir de certa altura, não consegui parar de ler, por querer saber o que ia acontecer a seguir. Resultado, vou ter de ler o próximo, o mais rapidamente possível :I
Profile Image for Ana Catarina.
80 reviews23 followers
November 16, 2024
Eliza escreve lindamente, com uma prosa que transforma cada frase em pura emoção. A maneira como ela nos faz sentir cada sentimento, vivenciar cada conflito, é simplesmente magistral.

A história é envolvente, com reviravoltas inesperadas, personagens cativantes e uma trama distópica que aborda temas profundamente humanos e relevantes.
O contraste entre os privilégios de Lala e a realidade sombria de Bheithir é poderoso. Senti um ódio real pelas injustiças retratadas, o que só prova o quão imersiva é esta narrativa.

É um livro indispensável para os amantes de distopias. Estou ansiosa por uma continuação e, sinceramente, não entendo como esta obra não recebe mais reconhecimento. Um verdadeiro must read!
Profile Image for Nuno Carvalho.
Author 3 books24 followers
August 31, 2025
De todos os autores portugueses que tenho lido nos últimos tempos, a Eliza distingue-se claramente. Não quero, ao dizer isto, desprezar a qualidade e talento de qualquer outro colega que li. Mas tenho de afirmar que fui arrebatado com a escrita da Eliza. A vários níveis que passo a expor. Se me pedissem para dar um exemplo de escrita de um autor profissional, apontaria a escrita da Eliza. Equilibra um vocabulário vasto e poético - imagético e sensorial - com uma igual simplicidade que permite qualquer leitor ficar imerso na história e mundo que pretende criar. Isto é, afinal, o objetivo principal de cada livro: o escape. Mas, mais do que isso, acredito que um livro também pode - e deve- fazer um leitor/a refletir. A Eliza não teve qualquer receio em abordar temas difíceis no seu livro, desde a maneira como vemos o outro, o autoritarismo de regimes, o que é ser humano e a crueldade inerente à humanidade. Isto, realço, criando personagens extremamente complexas. Muitas vezes, quando lia autores portugueses, reparava que se focavam em atribuir a maior parte da complexidade às personagens principais (o que não está errado) mas, ao mesmo tempo, as secundárias pareciam ser apenas palavras numa página que agiam de acordo com o Deus daquele livro. A Eliza cria personagens secundárias riquíssimas. Desde Marcel, o livreiro que é mais do que aparenta ser, Carolina Nagana, a jornalista que enfrenta dilemas pelas suas histórias, ou até mesmo personagens que não têm muitas cenas como o avô de uma das personagens principais, Naxos, que num par de momentos mostra exatamente como é e porque é assim. Observamos este tipo de maturidade de escrita em autores como Stephen King, em que todos os detalhes importam, em que cada personagem respira e tem a sua vida e objetivos.
Lala e Bheithir (adoro o nome porque vem do galês) conquistaram a minha atenção nos primeiros capítulos e irei mergulhar de imediato no próximo volume. Devo realçar que a única coisa que conseguiria apontar a este livro são coisas que a Eliza não tinha grande controlo, como o facto da SdE ter divido o livro original em dois volumes, ou o facto de achar que em certos pontos a equipa de revisão poderia ter chamado a atenção da Eliza a certos detalhes. E eu refiro isto mesmo sendo autor da SdE. É importante refletirmos na maneira como trabalhamos, revemos e apresentamos as nossas obras ao público. Para que a qualidade seja sempre o foco. Daí não retirar nenhum ponto às cinco estrelas que atribuo ao livro da Eliza nem mudar a minha certeza que esta duologia será de um nível altíssimo.
Mais digo, a editora que conte com a Eliza Campello no seu leque de autores é, sem dúvida, afortunada.
1 review1 follower
September 17, 2024
Este livro traz-nos temas complexos e perturbadores, atraindo-nos para um mundo sombrio e cheio de mistério.
O narrativa desenrola-se através da personagem de Lala, uma jovem que está a descobrir o que existe para lá dos portões que a protegem e a testar os seus valores morais e os limites impostos. Mas a narrativa vai muito para além de Lala (e da sua perspetiva). O livro é cheio de personagens ricas e complexas, de mulheres que desafiam as circunstâncias, de homens que se revoltam com a injustiça.
A autora usa um estilo de escrita imersivo e visual, e rapidamente mergulhamos nas ruas de Toliman e nas suas personagens. O uso de um vocabulário variado e simbólico tornam a experiência mais rica e original. A autora consegue transmitir claramente o estado de espírito das personagens e o seu carácter. Através dos diálogos conseguimos sentir as emoções profundas das personagens e as relações entre elas. Pormenor: Os títulos dos capítulos são “a cereja em cima do bolo”.
Poderíamos dizer que é uma mistura de géneros, como ficção científica, drama, thriller, que provoca reflexões sobre ética, abusos, classe e poder. Encontramos metáforas para problemas contemporâneos de exploração e do desenvolvimento (tecnológico) à custa da exploração (e infra-humanização) de pessoas. Será possível a criação de sociedades livres de exploração? Mesmo em espaços que se consideram mais éticos ainda existe uma forte divisão de classes e de poder. Ou como os mitos religiosos são usados para controlar e oprimir.
Ficamos ansiosos para descobrir como é que Lala continuará a sua jornada (assim como muitas outras personagens) e que outras surpresas teremos em trabalhos futuros da autora.
1 review
January 21, 2025
Adorei o livro, a narrativa é muito original e é viciante do início ao fim. Sou fã de sci-fi, consigo imaginar esse mundo alternativo, o que me cativa e me deixa curiosa por querer ler e saber mais. O livro não deixa de nos surpreender pelas reviravoltas que acontecem e é quase impossível larga-lo até ler até ao fim.
Ansiosa pelo próximo volume!
Profile Image for Daniela Batista.
56 reviews3 followers
April 24, 2025
Acabei e não estou bem ! O início do livro exige esforço e paciência mas como virtudes que são, levam-nos a bom porto ! A escrita da Eliza é bela e poética e a história da Lala é magnífica! Acabei por ficar completamente absorvida pelo enredo e desenvolvimento tão bem delineado e planeado ! Estou em choque ainda e vou ter q ler o segundo já já !
Displaying 1 - 6 of 6 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.