Jump to ratings and reviews
Rate this book

Mais forte do que nunca

Rate this book
Abner, arquiteto bem resolvido, 35 anos, bonito e forte, decide assumir a sua homossexualidade e a sua relação com Davi, seu companheiro. Mas ele não esperava que fosse encontrar contrariedades dentro de sua própria casa, principalmente por parte de seu pai, senhor Salvador, que o agride verbal e fisicamente. Os problemas familiares não param por aí. As duas irmãs de Abner enfrentarão inúmeros desafios. Rúbia, a mais nova, engravida de um homem casado e é expulsa de casa. Simone, até então bem casada, descobre nos primeiros meses de gestação que seu bebê é portador de Síndrome de o marido Samuel, despreparado e fraco, se afasta e arruma uma amante. Em meio a tantos acontecimentos, surge Janaína, mãe de Davi e Cristiano, que sempre orientou seus filhos na Doutrina Espírita. As duas famílias passam a ter amizade, Janaína orienta Rúbia e Simone, enquanto Cristiano começa a fazer o senhor Salvador raciocinar e vencer seu preconceito contra a homossexualidade.

534 pages, Kindle Edition

First published June 3, 2013

1 person want to read

About the author

Eliana Machado Coelho

29 books4 followers

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
14 (73%)
4 stars
2 (10%)
3 stars
2 (10%)
2 stars
1 (5%)
1 star
0 (0%)
Displaying 1 - 3 of 3 reviews
Profile Image for Juliana Morgensten.
441 reviews9 followers
July 1, 2021
O mesmo é um romance atual e tem como protagonistas a família conservadora composta por Salvador, Celeste, Abner, Rúbia e Simone.

Tudo estava indo bem até o arquiteto Abner assumir sua homossexualidade e também sua relação com o parceiro Davi. Ele tenta ao máximo esconder a questão do pai, porém, não contava ter uma reação negativa da irmã Rúbia e mais surpreso ainda pelo apoio vir de Simone, já que são mais afastados.

As meninas possuem vidas opostas que depois irão ser interligadas. Simone é bem casada com Samuel e está grávida do seu tão esperado primeiro filho. O problema é a descoberta do bebê ter síndrome de Patau, ou seja, vindo ao mundo irá sobreviver por pouco tempo tamanho todos os problemas de saúde. Já Rúbia, trabalha em um escritório e acaba se envolvendo com seu chefe. Só depois descobre que o mesmo é casado e ele começa a enrolar com aqueles clássicos de estar se separando / estar enfrentando problemas no casamento.

A partir de então, vamos acompanhando as vidas do três irmãos e todas as suas problemáticas, ações e consequências. Revoltada pelo irmão lhe dizer verdades, Rúbia conta, indiretamente para o pai, a condição sexual de Abner. Com isso, os dois cortam relações e Celeste precisa dar um jeito de conviver com o trio, sempre apoiando as escolhas dos filhos, mesmo não tendo condições estruturais para concordar ou não.

Com o passar do tempo, Abner se estabiliza em todos os aspectos e torna-se suporte das irmãs. Simone decide levar a gravidez para frente e separa-se de Samuel após descobrir a traição do mesmo e pelo comportamento dele em relação ao filho. Já Rúbia, depois de tanto ser enrolada, engravida do chefe e quase comete suicídio por também ser colocada para fora de casa pelo pai intransigente e por Geferson ter mandado ela cometer aborto. A moça é salva por um rapaz que estava indo para a igreja e acaba a levando junto.

Com a ligação do trio cada vez mais estreita, eles acabam conhecendo a família de Davi e, a partir de então, o leitor passa a acompanhar Janaína e Cristiano. O último é dentista, sofreu um grave acidente onde perdeu a noiva e o cunhado, passou por sérias complicações, muitas fisioterapias e ainda enfrenta sérios problemas psicológicos com tudo. Já a mãe de Davi é espírita e sempre aberta a todos com palavras consoladoras e reflexivas.

Sendo assim, Cristiano e Simone criam uma ligação instantânea, pois o moço era voluntário em uma Instituição que tratava com vários problemas, inclusive com a Síndrome de Patau. A dupla torna-se inseparável e importante na vida um do outro, sempre com total suporte em todos os aspectos.

O rapaz também é responsável por começar a abrir os olhos espirituais tão fechados de Salvador. Se antes não queria nem saber, depois já conseguia conviver com o filho, o genro e o amigo de Simone chamado Cláudio e seu modo gay clássico.

As partes espirituais vão ocorrendo ao longo de toda a narrativa e ficam a cargo de Vitória, a noiva desencarnada de Cristiano. Ela, teoricamente, era espírita quando viva, mas não soube entender sua real situação na prática e ficou anos presa junto a família do ex noivo e do próprio rapaz também.

Além da homossexualidade como um todo, o livro também aborda obsessão, a teoria e prática de ser espírita, o perdão, a importância dos esclarecimentos e aprendizados, as ligações dos envolvidos e as vidas passadas, o preconceito com deficientes físicos e a tamanha necessidade desses espíritos virem ao mundo para finalizar suas respectivas missões.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é mega fluída e envolvente. Além das questões espirituais, a autora também coloca vários esclarecimentos do cotidiano e da vida. E para quem gosta da dupla Eliana e Schellida, esse livro é outra obra totalmente assertiva.

http://hidratarvicia.com.br/2021/07/0...
Profile Image for Carolina.
456 reviews7 followers
June 20, 2018
Que leitura linda! Confesso que o meu principal interesse ao ler esse livro era entender a visão espírita sobre a homossexualidade. E não apenas matei minha curiosidade, como aprendi tanto sobre outras questões, todas propostas de forma tão simples, mas tão bela. Aprendi que viver bem com as diferenças nos torna mais felizes; que o respeito e a compreensão são fundamentais; que nada é por acaso e que a nossa fé pode sim, nos ajudar tremendamente frente aos obstáculos da vida. Esse romance é super cativante e cheio de ensinamentos lindos. Recomendo. :)
Profile Image for John S.
16 reviews
January 2, 2026
Um livro de muitas camadas, que expõe o preconceito e a homofobia dirigidos a um filho gay dentro do próprio núcleo familiar. Ao longo da narrativa, o moralismo paternalista vai ruindo dia após dia, tensionado pelos conflitos vividos pelas filhas e pelo amadurecimento da dimensão espiritual. É um retrato sensível de como certezas rígidas se desgastam quando confrontadas pela realidade, pelo afeto, pelo amor e pela experiência humana.
Displaying 1 - 3 of 3 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.