Jump to ratings and reviews
Rate this book

Spínola

Rate this book
Em 1961 tomou uma decisão que mudaria para sempre a sua vida: ofereceu-se como voluntário para a guerra em Angola. Começava assim a construção do mito em torno de António de Spínola. Uma imagem que se fortaleceu na Guiné, onde desempenhou os cargos de governador-geral e de comandante-chefe. O homem que uns meses antes agitou o país com a publicação de Portugal e o Futuro, onde defendia que o problema colonial português não teria uma solução militar. A sua passagem pela vida política revestiu-se de aspectos dramáticos e foi uma decepção, quer para os seus opositores, quer para alguns dos seus apoiantes e seguidores, que nele depositaram fortes esperanças num momento-chave da História portuguesa. O certo é que, entre 25 de Abril de 1974 e 11 de Março de 1975, a «glória» cedeu lugar ao «drama» na vida de António de Spínola. Uma série de passos em falso levaram o «general do monóculo» da Presidência da República ao exílio no Brasil, de símbolo da esperança nascida em Abril de 1974, a líder de um movimento clandestino que, a partir do estrangeiro, visava alterar pela força o regime político vigente. Regressou a Portugal em Agosto de 1976, recebendo ordem de prisão ainda no aeroporto. Reintegrado posteriormente nas Forças Armadas, António de Spínola foi nomeado marechal e, mais tarde, recebeu a Grã Cruz da Ordem Militar da Torre e Espada do Valor, Lealdade e Mérito. Quando morreu em 1996, com 86 anos, Spínola era um homem que ainda não se tinha reconciliado com o seu pais, nem esquecido ou perdoado erros cometidos no passado.

772 pages, Hardcover

First published January 1, 2010

2 people are currently reading
6 people want to read

About the author

LUÍS NUNO RODRIGUES nasceu nas Caldas da Rainha, em 1968. É licenciado em História (1990) e Mestre em História dos séculos XIX e XX (1995), pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e doutor em História Americana (2000), pela Universidade do Wisconsin (EUA) e em História Moderna e Contemporânea (2003), pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).
Actualmente é professor catedrático no Departamento de História do ISCTE. Desde 2013 é Editor do Portuguese Journal of Social Science. É investigador e director do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL. Tem publicado vários livros e dezenas de artigos sobre os temas da sua especialidade. A sua obra Kennedy-Salazar: a crise de uma aliança. As relações luso-americanas entre 1961 e 1963, publicada em 2002, foram galardoadas com os Prémios Fundação Mário Soares e Aristides Sousa Mendes.

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
1 (20%)
4 stars
3 (60%)
3 stars
1 (20%)
2 stars
0 (0%)
1 star
0 (0%)
Displaying 1 - 2 of 2 reviews
76 reviews
June 17, 2023
Um livro excelente, que acaba por ser também, uma lição da história de Portugal nos anos 60 e 70 do século XX.
Displaying 1 - 2 of 2 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.