O Tesouro foi publicado pela primeira vez em 1994, pela Associação 25 de Abril e pela APRIL, com o alto patrocínio do Presidente da República de então, Dr. Mário Soares. Em 1999, nos 25 anos do 25 de Abril, O Tesouro deu origem ao premiado filme de João Botelho: Se a Memória Existe.
A nova edição foi enriquecida com magníficos desenhos de Pedro Proença: uma parceria que já nos habituou a outros tesouros como O Pequeno Livro da Desmatemática ou Perguntem aos Vossos Gatos e aos Vossos Cães.
O Tesouro está recomendado pelo PNL para o 3.º ano de escolaridade - leitura orientada em sala de aula - Grau de Dificuldade II.
Manuel António Pina foi um jornalista e escritor português, galardoado em 2011 com o Prémio Camões.
O autor licenciou-se em Direito em Coimbra e foi jornalista do Jornal de Notícias durante três décadas. É actualmente cronista do Jornal de Notícias e da revista Notícias Magazine.
A sua obra é principalmente constituída por poesia e literatura infanto-juvenil. É ainda autor de peças de teatro e de obras de ficção e crónica. Algumas dessas obras foram adaptadas ao cinema e TV e editadas em disco.
A sua obra está traduzida em França (francês e corso), Estados Unidos, Espanha (espanhol, galego e catalão), Dinamarca, Alemanha, Países Baixos, Rússia, Croácia e Bulgária.
Um livro espectacular para quem quer abordar ou relembrar como é um tempo de Ditadura, para nos explicar e fazer reviver ou viver o que não estivemos lá para ver.
Um livro perfeito para abordar a temática do 25 de abril com os meus novos. A linguagem é simples e capaz de manter os mais pequenos interessados na história.
Novos desenhos voltam a trazer à vida a importante história do País das Pessoas Tristes. Óptima e bela leitura para o Dia do Livro e as vésperas do tal claríssimo dia 25.