Libro clásico de análisis crítico de la novela hispanoamericana que propone fundir los conceptos de realismo mágico y lo real maravilloso (Carpentier) en la categoría de "realismo maravilloso". Interesante estudio sobre el boom de la novela en América Latina.
Primeiramente, péssima formatação em livro, espaçamento ruim, fonte ruim, sem tradução dos trechos em outras línguas, bem complicado para quem quer “vender” uma ideia.
Agora, como conteúdo dá para se dizer que cumpre o que promete: discorre sobre o Realismo Maravilhoso. O problema é o quão bem faz isso. Não é um livro fácil, longe de ser didático, e em muitas vezes parece beirar a verborragia; entendo que é uma tese, mas didatismo é sempre bom.
Enfim, é o livro ajuda a entendermos melhor este movimento literário latino-americano, mas requer um desvendamento por parte do leitor, que pode acabar se afogando em meio a milhares de termos e fórmulas.
Um livro difícil, mas muito elucidativo sobre o realismo mágico. Minha reclamaçã0 é que foi mantida a estrutura de tese do livro, sem a tradução das citações. Para aqueles que não conhecem minimamente francês, inglês e espanhol se torna uma leitura complexa.