Jump to ratings and reviews
Rate this book

Conversas que não tive com a minha mãe

Rate this book
"Conversas que não tive com minha mãe" não é um livro sobre melancolia, mas sobre lembranças e experiências de saudade e afeto. Mesmo quando a tristeza surge no livro, existe uma sutileza, como o sol tocando o nosso rosto ou um abraço apertado de mãe.

Página a página é possível emocionar-se, rir, chorar e amar dona Áurea, mãe do escritor e narrador, que generosamente divide com seus leitores uma a uma de suas memórias. Se nos habituamos a histórias de amor entre casais e com o chamado final feliz, "Conversas que não tive com a minha mãe" trata de outro tipo de relação, um amor de um filho pela sua mãe.

Em seu livro de estreia, Felipe Brandão, editor reconhecido por dezenas de livros publicados, debuta nas prateleiras como escritor falando da falta - e das esperanças que daí germinaram - quando ele enfrentou de frente o processo de luto pela perda da sua mãe, aos 4 anos de idade.

Quarenta anos depois, Felipe está pronto para abrir seu baú de memórias, refletir sobre o poder dessa ausência, seus medos e sonhos. É como se as palavras estivessem, enfim, dando contorno à sua mãe e às conversas que eles deveriam ter tido depois de longos almoços de domingo.

Sem um gênero literário definido, este é um livro para leitores ansiosos por histórias bem narradas e que mesmo em tempos de relações mecanizadas, têm o ímpeto de tomar uma xícara de café ou uma taça de vinho e ler sobre afetos derramados e desnudos.

96 pages, Paperback

Published May 6, 2023

2 people are currently reading
75 people want to read

About the author

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
13 (24%)
4 stars
14 (25%)
3 stars
16 (29%)
2 stars
8 (14%)
1 star
3 (5%)
Displaying 1 - 12 of 12 reviews
Profile Image for Priscila Gomes.
35 reviews
July 16, 2023
Um livro pequeno, de pequenas crônicas com a temática da dor e do amor que há na saudade. É bonitinho e tem algumas crônicas bem sensíveis, mas no geral, não achei o estilo cativador. Pode ser algo relacionado a estilo mesmo, e não ao livro em si, mas minha nota é 2,5.
Profile Image for Danielle Gomes.
693 reviews4 followers
July 19, 2025
esse audiobook foi interessante, pois nos faz refletir sobre a perda e a dor de deixar de viver o que poderíamos ter vivido com a pessoa que perdemos. Já passei por um luto e não é fácil conviver com ele e sobretudo a perda de momentos desejáveis. 3,5!
9 reviews
September 14, 2025
ler isso hoje, quase um ano depois de perder minha mãe, é de certa forma um conforto
saber que não estou sozinho
ver pedaços meus estampados aqui por outra pessoa
dói e machuca
mas ajuda a curar, e a cura faz parte, é necessária
Profile Image for Vicky Conde.
12 reviews
December 28, 2024
3.5

O livro é curto e fala justamente sobre os sentimentos do autor com relação a perda de sua mãe quando ele ainda era criança, assim como as consequências disso.

Acredito que os textos (poemas, cartas etc) em si não sejam nada fora do comum, mas ao mesmo tempo falam muito sobre o buraco que fica quando perdemos alguém tão próximo e não sabemos lidar. De certa forma, pensei muito na minha avó, e pensei em como minha mãe deve sentir coisas parecidas (mesmo que minha avó tenha morrido com 95 e minha mãe já seja idosa também, diferente do caso do autor).

O luto, a dor de perder alguém (principalmente a mãe), as saudades... são todas coisas e sentimentos pessoais demais para queremos compartilhar e entender ou sentir de forma igual. O que podemos é achar a equivalência daquilo em nossas vidas, caso exista. Mas isso é muito difícil, mesmo com esforço, porque somos muito diferentes, e temos mães diferentes, e relações muito diferentes com elas. Perder uma mãe é algo tão único e específico, que imagino que a única outra pessoa que talvez entenda esses textos seja o irmão do autor.

Ainda assim, o café que ele tanto menciona, para minha mãe, talvez fosse um café com leite ou um bolo de laranja, ou um pudim de leite. Pensando na minha avó, não lembro de comida de primeira, eu lembro do cheirinho dela e do cabelo escuro que ela tinha até os 95 anos. Lembro da risada. Mesmo depois de quase 3 anos, lembro da voz dela falando coisas bem específicas (meu nome, o nome de todo mundo, o nome da cachorra dela, "come mais um pouquinho, minha filha" etc).

É tudo muito individual. Por isso também é difícil se identificar com os textos. Mas são bonitos porque dá pra sentir o que Felipe quis dizer, a sua sensação de dúvida, suas ansiedades e tristezas (entre outros sentimentos) com o espaço que deveria ser preenchido pela mãe, mas não era.

Profile Image for Ana Luiza Ambrozin.
93 reviews
July 20, 2025
“Você me ensinou de tudo, menos a viver sem você”

Poucas coisas me tocam tanto quanto a perda de uma mãe. Me senti bastante orgulhosa de ler esse título e ao invés de uma onda de medo me tocar, mandei mensagem pra mim mãe, e falei o quanto a amo.

Sabe…quanta coragem é necessária para revelar os mais profundos pensamentos referentes a uma perda? Quanta saudade cada em nós? Quão justo e possível é um filho viver sem a mãe? Gostaria de nunca saber.
3 reviews
February 2, 2024
Chorei copiosamente porque era como se recebesse um abraço. Quanta coisa me identifiquei… quantas conversas dentro desse livro, gostaria de ter tido com a minha mãe.
É um livro lindo, curto, profundo.
Profile Image for Rodrigo Ramos.
91 reviews2 followers
December 19, 2024
Criei uma grande expectativa sobre o conteúdo do livro mas, infelizmente, não me tocou em nenhum momento.

Além disso, a edição Kindle é bem esquisita e desconfortável para ler seja pelo tamanho das letras ou seja pela disposição dos capítulos.
Profile Image for Anne Rachel.
10 reviews1 follower
September 18, 2025
Não vou elaborar muito, mas esse livro me deu muitos gatilhos e, ao mesmo tempo, gostei de como o autor colocou em palavras tudo o que senti e ainda sinto.
Profile Image for Cayo Silva.
45 reviews
June 19, 2025
Um livro curtinho, que em alguns momentos parece até um diário ou um caderninho de confissões, tamanho o tom íntimo e confessional com que Felipe Brandão compartilha sua história.

O autor nos convida a mergulhar em memórias profundamente pessoais, explorando os laços familiares, os desajustes no relacionamento com o pai e, principalmente, a dor da perda precoce da mãe. Com uma escrita sensível, ele nos conduz por lembranças que revelam tanto ausências quanto afetos silenciosos.

É impossível não se comover . O livro nos faz refletir sobre a importância de valorizar as pessoas queridas enquanto ainda estão por perto.
Profile Image for Eduardo Jackson.
14 reviews
October 31, 2023
Quase uma autobiografia pautada praticamente no luto da mãe. Leitura rápida e me serviu para contemplar memórias com a minha mãe.
Displaying 1 - 12 of 12 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.