Jump to ratings and reviews
Rate this book

Aqui estamos todos nus

Rate this book
Assim Deus criou o homem e a mulher: "Estavam nus e disso não se envergonhavam" Aqui estamos todos nus: a nudez que nos irmana, com ou sem roupa, nossa origem e nosso destino final neste mundo, vem a ser o símbolo mais expressivo da nossa frágil condição humana por isso mesmo passível de salvação aos olhos de Deus. O pesadelo de ser ver numa situação embaraçosa e ridículo: descalço em plena rua, de pijama numa festa, ou mesmo completamente despido à vista de todos. Tal é a expressão de angústia através de um sonho que quase todo mundo, desta ou daquela maneira, já experimentou pelo menos uma vez. O caso do homem nu é típico. Como pesadelo, poderia exprimir toda a angústia do nosso tempo, largado num mundo cheio de contradições. Assim eu quis a minha história; que decorresse dentro da mais singela realidade - uma situação perfeitamente verossímil, vivida por alguém de carne e osso, cuja nudez pudesse significar, ainda que de forma grotesca ou simplesmente cômica, um segundo nascimento.

208 pages, Board book

First published January 1, 1993

3 people are currently reading
11 people want to read

About the author

Fernando Sabino

108 books145 followers
Fernando Sabino (October 12, 1923 - October 11, 2004) was a Brazilian writer and journalist.
Sabino was born in Belo Horizonte, Minas Gerais, where he lived until he was twenty, when he moved to Rio de Janeiro.
Sabino was the author of 50 books, as well as many short stories and essays. His first book was published in 1941, when he was just 18 years old. Sabino vaulted to national and international fame in 1956 with the novel A Time to Meet, the tale of three friends in the inland city of Belo Horizonte. The book was inspired by Sabino's life history.
Sabino also enjoyed commercial success with The Great Insane and The Naked Man, which were made into films.
Sabino considered friendship to be one of the most important things in life. His circle of friends included Hélio Pellegrino, Otto Lara Resende, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga, Clarice Lispector, Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Mário de Andrade, and Manuel Bandeira.
In the last ten years of his life, Sabino was distant from the media. Many of his close friends died before him. Two years before his death, Sabino was diagnosed with cancer. Following a prolonged illness, he died one day before his 81st birthday in his Rio de Janeiro home.

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
9 (18%)
4 stars
29 (59%)
3 stars
9 (18%)
2 stars
1 (2%)
1 star
1 (2%)
Displaying 1 - 6 of 6 reviews
Profile Image for Pedro Sberni.
36 reviews
January 28, 2022
Definitivamente um Sabino, não o melhor, mas muito bom pra quem gosta do jeito q ele escreve...
Profile Image for Priscilla.
1,930 reviews18 followers
July 9, 2023
Fernando Sabino foi um dos autores mais populares durante os anos noventa e o motivo é bem simples, seus contos são hilários. Não pense em piadas, mas em situações tão exdrúxulas que aquela gargalhada envergonhada nos escapa. Isso é tudo obra do autor.

O primeiro conto, Um Corpo de Mulher, é quase um mistério policial e todos os elementos estão lá: o jornalista fatigado, uma desconhecida morta num hotel, a polícia apática. O final é impagável.

O segundo conto, O Homem Nú, é com certeza o mais popular de Sabino e teve até um filme com Cláudio Marzo. Um homem fica preso nú para fora de seu apartamento na cidade de Rio de Janeiro... acho que não preciso dizer mais nada.

O último conto, Restos Mortais, é um conto macabro retratando relações empregatícias e familiares.

A expressão "nú" que aparece em todos eles não é de forma alguma somente uma expressão literal - que o autor faz questão de também usar - mas, a noção de expôsição da vida privada e da alma humana.

É ótimo. Recomendo.
Profile Image for Felipe Simoes.
2 reviews1 follower
January 14, 2019
Uma leitura pouco interessante e confusa que não me transmitiu nenhuma emoção ou encantamento com a linguagem do autor ou a narrativa. Me senti lendo um exercício de escrita que não cativou. A forma como descreve o Rio de Janeiro, com todo o bairrismo e características que podem fazer muito sentido pra quem conhece a região me causaram mais distanciamento do texto do que interesse. O mistério da primeira história não se sustenta e frusta no fim. Não tive relutância em abandonar a leitura no final da primeira história.
Profile Image for Yaas.
21 reviews
February 13, 2024
Primeiro livro que li de Fernando Sabino, amei a escrita, os personagens e como as histórias fluem. Livro Maravilhoso, li em um dia.

(Se eu pudesse daria 4,5 )
Displaying 1 - 6 of 6 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.