Jump to ratings and reviews
Rate this book

As Núpcias

Rate this book
As Núpcias, que agora se oferece, foi o último, publicado em 1992, um ano antes da sua morte, nas Edições O Jornal.
Quase cinquenta anos separam ambos os livros: um, no princípio da sua carreira de escritora; o outro, já perto do fim; um, mostrando os seus primeiros passos na construção de mundos imaginados em prosa; o outro, exibindo em todo o seu vigor a faceta mística e espiritual que a escritora longamente cultivou, amadureceu e consolidou ao longo dos anos.
O mito da deusa Isis, irmã e esposa de Osíris, revive em Catarina e André, irmãos que o avô, o Velho, herdeiro de uma antiga Sabedoria, junta no Templo. Ensinanças que Natália Correia nos transmite, ordenadas em Livros que, do I ao XVI, vão liricamente pontuando a narrativa de uma história de amor e morte, de incesto e rebeldia. Caminhos de uma escrita onde se ampliam os sentidos e se justifica a busca de uma Vida que é de outro Reino e de outras literaturas.
Se queres penetrar no imo submerso desta história, expulsa de ti o pensamento como a serpente larga a sua pele. E à luz que outrora iluminou os Sábios verás que os acontecimentos que te narro, como todas as situações que decorrem neste mundo de pequenas vidas, estão presos por fios misteriosos aos poderes do Real que no Mundo Invisível as governam, diz a escritora aos seus leitores logo na abertura do livro.
Na celebração de uma noite de consoada, nos conflitos interiores do "escaldanço revolucionário" do pós-25 de Abril e nos gestos de uma burguesia fútil, encontrou ela o palco de um quotidiano que satiriza. Aí faz conviver o sagrado e o profano, aí põe as personagens à prova, na luta pelos direitos de uma paixão transgressiva, que reviva a essência do masculino e do feminino num ente reunidos: Glória a Ísis e a Osíris que em suas santas núpcias restauram essa alvorada do ser!
Com esta publicação, dá por terminado a Casa das Letras - continuação da Editorial Notícias - um projecto de reedição da parte mais significativa da prosa narrativa de Natália Correia, iniciado com a reedição de A Madona, em 2000.

137 pages

First published January 1, 2006

17 people want to read

About the author

Natália Correia

81 books77 followers
Natália de Oliveira Correia foi uma escritora e poeta portuguesa. Deputada à Assembleia da República (1980-1991), interveio politicamente ao nível da cultura e do património, na defesa dos direitos humanos e dos direitos das mulheres. Autora da letra do Hino dos Açores. Juntamente com José Saramago (Prémio Nobel de Literatura, 1998), Armindo Magalhães, Manuel da Fonseca e Urbano Tavares Rodrigues foi, em 1992, um dos fundadores da Frente Nacional para a Defesa da Cultura (FNDC). Tem uma biblioteca com o seu nome em Lisboa em Carnide.

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
2 (14%)
4 stars
7 (50%)
3 stars
4 (28%)
2 stars
0 (0%)
1 star
1 (7%)
Displaying 1 of 1 review
Profile Image for Constança.
74 reviews4 followers
August 21, 2023
“Todas essas miragens de uma vida além-terrestre não passavam de alucinações filhas da loucura de estarmos no mundo sem saber porquê.”

Último romance de Natália Correia, interessantíssimo e desconcertante. Não sei se era da minha edição (1.ª de 1992), mas o livro saltou da página 127 para a 133, existindo uma folha em branco entre as duas e começando tb a meio de uma frase… Senti q perdi alguma informação, não sei se propositadamente ou não.
Displaying 1 of 1 review

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.