Diz-me o que lês, dir-te-ei quem és discussion

Wuthering Heights
This topic is about Wuthering Heights
22 views
Leituras Conjuntas > 5ª Leitura Conjunta - 3ª Fase

Comments Showing 1-10 of 10 (10 new)    post a comment »
dateDown arrow    newest »

Joana (static_pulse) | 64 comments Bem, isto pode soar um pouco mal, mas o livro continua a ser mais do mesmo. x) Isto não quer dizer que não esteja a gostar, porque estou! Adoro toda a loucura das personagens e a sua mesquinhes, acho que é um bom retrato do que de pior existe nas pessoas, mas a verdade é que não há propriamente nada de novo! Só vê-mos mais do mesmo, se é que me faço entender!
Gosto da Cathy, ela é um pouco alucinada de vez em quando, mas toda a gente é em alguns momentos da vida. No geral acho que ela até é minimamente decente e preocupada com as pessoas, ainda bem que ela saiu mais ao pai que há mãe! Tenho pena do que a obrigaram a fazer e daquilo em que o pequeno Linton se tornou, achei que ele ia ser diferente...
Enfim, assim de repente não me ocorre mais nada. =/


Calypso | 358 comments Mod
Concordo com a Joana. Quando cheguei a esta fase não pude deixar de pensar que o livro se está a tornar mais do mesmo. Confesso que não era o que esperava para este livro, até porque as fases iniciais me entusiasmavam bastante, levando-me a pensar que seguiria por outros rumos.
O enredo gira novamente em volta do mesmo sendo que o nosso conhecimento vai sendo mais aprofundado sobre determinadas personagens. Gosto da Cathy em determinada medida, mas irrita-me um pouco os nomes das personagens também serem sempre os mesmos.
Quanto ao Linton é demasiado choramingas para o meu gosto e não há muito a esperar dele.
Acho ainda que o Heathcliff não está a ser um grande vilão, não passa de alguém com maus modos e rudeza. Esperava que fosse mais um homem de acção tendo em conta o seu passado.


Sandrus (algarvio) | 14 comments Não tenho nada a acrescentar. Calypso nem te digo a confusão que me causava as Catherines quando sabia pouco sobre a Cathy, era uma confusão: Catherine Linton, Heathcliff, Earnshaw.

Uma pena que até ao final não se veja grande reviravolta no enredo como eu esperava.


Calypso | 358 comments Mod
Sandro wrote: "Não tenho nada a acrescentar. Calypso nem te digo a confusão que me causava as Catherines quando sabia pouco sobre a Cathy, era uma confusão: Catherine Linton, Heathcliff, Earnshaw.

Uma pena que ..."


Por acaso nunca as confundi, mas irritava-me realmente usarem tanto o mesmo nome. Não que isso não acontecesse na realidade há uns anitos atrás, até porque era normal.


Alexandra (biobreeze) | 105 comments Eu tenho gostado do livro. Ainda não acabei porque quero seguir as datas e por isso parei um bocadinho agora. Quanto à repetição de nomes, até acho normal porque isso acontece em muitas famílias na vida real e não se vê tanto nos livros, talvez mesmo por complicar a vida ao leitor (mas, pior do que os "Cem Anos de Solidão" do Gabriel Garcia Márquez não deve existir mesmo! Nota: amei os "Cem Anos de Solidão", mesmo com a confusão dos infinitos Aurelianos e Úrsulas!). Só acho estranha a relação da Cathy e do Linton. Não sei como podem gostar um do outro e demonstrar tão pouco. Acho que estão é iludidos e como vivem fechados naquele mundo das quintas dos pais, não sabem mesmo se se amam ou não (aliás, acho que esse já foi o problema dos pais deles).
É um livro que gira em círculo e espero que o Lockwood, como primeiro forasteiro que aparece ali o consiga quebrar!


Bárbara | 43 comments Bem, eu não esperava nenhuma reviravolta no enredo já que o livro começou pelo fim. O Lockwood quer saber como é que se chegou aquele estado de coisas na casa do Heatcliff, onde vivem, além do próprio Heatcliff, a Cathy, nora dele e viúva, o Hareton que não é nem da família nem criado e o Joseph, que é criado mas nada subserviente em relação ao patrão e à Nora dele.

Eu passei algum tempo a fazer contas, a reler algumas páginas e a fazer uma cábula com uma árvore genealógica até perceber que a Catherine Earnshaw e a Catherine Linton são a mesma, mas a Catherine Heatcliff é a filha dela, que ganhou o apelido por casamento com o filho do Heatccliff.

Este terceira fase foi o que eu previa. O Heatcliff cumpriu a ameaça de mandar vir o filho e está a usá-lo para, através da Cathy, herdar também tudo o que pertence ao Edgar Linton.
Este filho Linton é insuportável, excepto para a palerminha da Cathy.
A única coisa que me surpreende um pouco é que no fim desta terceira fase da leitura, o Linton esteja já tão doente e cheio de medo do pai, a Cathy finalmente esteja a perder o interesse nele, mas mesmo assim, ainda hão-de se casar.

Se alguma surpresa vai acontecer, será com o Lockwood, não na história que a Nelly lhe está a contar.

Eu estou a gostar bastante do livro mas tenho a perfeita noção de que se esta não fosse uma leitura conjunta e eu não a estivesse a ler e reler com vagar, para poder comentar convosco, teria deixado passar alguns pormenores despercebidos e não apreciaria tanto a leitura.


Sandrus (algarvio) | 14 comments Na minha opinião, o livro começou perto do fim MAS não no fim, porque não sabíamos o que iria acontecer a Heathcliff, com Earnshaw, Cathy e nem com o próprio Lockwood, e eu esperava que no final do livro acontecesse algo mais interessante(em parte foi satisfatório) do que realmente aconteceu.


message 8: by Rita (last edited Mar 05, 2012 12:47PM) (new) - rated it 3 stars

Rita | 57 comments Confesso que, tal como sucedeu a alguns de vós, gostei mais da primeira fase da obra. A escrita e as personagens incutiam-nos vontade de descobrir sempre um pouco mais, mas, não sei se por falha minha, que não tinha muita cabeça para ler, ou se da obra, senti que houve uma certa saturação nesta fase, onde não se ata nem desata, acabando por ficar aquém do que esperava.

A personagem que mais gostei apesar de tudo, para além da Nelly, foi mesmo a Cathy, que apesar de tudo acabou por ter várias parecenças com o pai e não ser assim tão má quanto isso. De resto o Linton era realmente irritante, nunca vi rapaz mais choramingas, e Heathcliff mau como as cobras e para o fim algo demente... Porém, não posso dizer que me tenha sentido assim tão ligada às personagens quanto isso, embora no princípio o tenha sentido, pela curiosidade de descobrir como haviam chegado aquelas estranhas pessoas aquele estado, no desenrolar da trama comecei a perder esse fascínio... :s


Mafi | 212 comments Eu não tenho muito mais a acrescentar, concordo com tudo o que foi dito acima. Ao príncipio estava a gostar muito e estava entusiasmada visto não ser grande apreciadora de clássicos mas à medida que ia avançando na história comecei a perder interesse e não vou ficar com grandes recordações. Mesmo assim gostei da leitura pois ia partilhando aqui as opiniões, se tivesse a ler o livro sozinha, secalhar a história teria sido diferente (não tinha gostado tanto), apesar de não ter gostado muito. x)

Como a Rita, as personagens que mais gostei foram a Nelly e a Cathy,felizmente saiu mais ao pai do que à mãe.

Não sei mais o que dizer do livro. :S


Simone Nobre | 73 comments Bem, acabei a terceira fase. Ao contrario de muita gente tb ando a respeitar os prazos, por isso o que posso dizer quanto a esta fase é que continuo a adorar o livro! Nao acho que seja sempre a msm coisa e apesar de nao ter acabado nao estou à espera de uma reviravolta, pois é apenas uma narrativa que conta a história de uma familia, uma historia de amor e começa pelo fim.

Acho bastante interessante a repetição de nomes, faz com que a história daquela familia seja um ciclo vicioso!


back to top