Goodreads Brasil discussion

64 views
Generalidades > Indagação

Comments Showing 1-4 of 4 (4 new)    post a comment »
dateDown arrow    newest »

message 1: by David (new)

David | 5 comments Sabe alguem a origem da frase, "Ai, minha Nossa Senhora das Candeias"?

Fica na minha cabeça há muitos anos.


message 2: by Ricardo (last edited Nov 16, 2008 09:26PM) (new)

Ricardo Lopes (ricardolopes) | 2 comments Não sei, mas sei que já temos "nossas senhoras" demais. Eu sinceramente acho péssima cultura este tipo de expressão (nossa senhora, jesus, etc) pois no geral são expressões que trazem consigo, ao meu ver, uma conotação desprezível em qualquer conversa. Por exemplo, quando arrumo um programa, e ele volta a funcionar, e o cliente me diz "graças a deus", sou obrigado a corrigi-lo dizendo que é graças a mim hehehe.

Ao fazer uma pesquisa simples no google obtive o seguinte resultado:
A invocação de Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora da Purificação remonta aos primórdios do cristianismo. Segundo o preceito da lei mosaica, todo filho varão deveria ser apresentado no Templo quarenta dias após seu nascimento. A mãe, considerada impura após o parto, deveria ser purificada em uma cerimônia especial. Nossa Senhora, submetendo-se a esta determinação, apresentou-se com o Menino jesus no recinto sagrado dos judeus.

Esta festividade dos luzeiros foi denominada "das candeias", porque comemorava-se o trajeto de Maria ao templo, com uma procissão, na qual acompanhantes levavam na mão velas acesas.


Resumindo: para os cristãos, ter um filho é algo impuro, ao ponto de precisar ir se purificar.
A mulher sempre se SUBMETENDO.
Agora esse lance de procissão, é sempre aquela coisa né? Barulho, lixo no chão, atrapalhando a via pública e sem contar o desrespeito por aquele que não acreditam naquilo. Afinal, é difícil acreditar que uma mulher dando a luz, se torna impura. Mas tem gente que vê maldade em tudo.

Fonte pesquisada:
http://www.prestservi.com.br/diaconoa...


message 3: by Henriette (new)

Henriette (ette) Ricardo wrote: "Resumindo: para os cristãos, ter um filho é algo impuro, ao ponto de precisar ir se purificar. A mulher sempre se SUBMETENDO. "

Uau, Ricardo, não sei quem te passou essa (des)informação. Talvez alguns grupos fanáticos, distorcendo o cristianismo, acreditem em algo do gênero, mas, pode ter certeza: isso NÃO é algo que faça parte da teologia cristã!



message 4: by Henriette (new)

Henriette (ette) Ricardo wrote: "Resumindo: para os cristãos, ter um filho é algo impuro, ao ponto de precisar ir se purificar. A mulher sempre se SUBMETENDO. "

Ricardo, esclarecendo: A lei da purificação era um ritual previsto na lei mosaica (Antigo Testamento), absolutamente sem nada a ver com o presente!! Provavelmente era fundamentado em algum cuidado com a saúde ou algo do gênero. A proibição a comer carne de porco, por ex., tinha a ver com a grande contaminação da carne, levando a doenças para as quais não havia controle na época.

Mas, daí a vc dizer que "para os cristãos, ter um filho é algo impuro" há uma grande diferença... Claro, existem grupos fanáticos, capazes de tirar as coisas de contexto e até de acreditar em algo do gênero, mas, pode ter certeza: isso NÃO é algo que faça parte da teologia cristã!




back to top