Diz-me o que lês, dir-te-ei quem és discussion

The Picture of Dorian Gray
This topic is about The Picture of Dorian Gray
30 views
Leituras Conjuntas > 2ª Leitura Conjunta - 2ª Fase

Comments Showing 1-17 of 17 (17 new)    post a comment »
dateDown arrow    newest »

Joana (static_pulse) | 64 comments Ora portanto, terminada esta segunda parte acho que sinceramente não há muito mais a acrescentar em relação à primeira. Os acontecimentos andam todos à volta do noivado de Dorian e da sua noiva. E quando falo em acontecimentos refiro-me tanto à acção da história como às reflexões do Henry. Diga-se já de passagem que neste momento o Henry deixou de me encantar com as suas ideias e discurso para me dar vontade de lhe dar um par de estalos com algumas das barbaridades que diz e com o facto de cada vez mais estar a tentar levar o Dorian para maus caminhos e torná-lo num monstro.
Em relação ao próprio Dorian, já se começa a ver melhor as transformações para o mal que ele está a sofrer, tanto através do retrato como através da maneira de ele estar e agir. Está a tornar-se uma pessoa fria e crua, sem qualquer carinho para dar. Uma pessoa bastante diferente daquilo que vimos no início da primeira parte. Tive bastante pena do pintor (esqueci-me do nome =$) que foi obrigado a revelar o seu segredo a Dorian e este acabou por se aproveitar dele e enxovalhá-lo. De qualquer maneira estou à espera de acontecimentos ainda mais dark, provavelmente por ter visto o filme. Até agora comparando o filme com o livro posso dizer que o primeiro é mais brutal. Principalmente no que está relacionado com a Sybil. Achei que no filme o que aconteceu tinha muito mais impacto!
Vou então prosseguir a leitura e ver como tudo se vai desenvolver. =)


message 2: by Calypso (last edited Nov 14, 2011 12:25AM) (new) - rated it 2 stars

Calypso | 358 comments Mod
Bem nesta segunda fase continuamos a seguir o romance entre Dorian e Sibyl que acabou por seguir contornos trágicos para a pobre rapariga.
O Lorde Henrique continua a influenciar Dorian e temos pela primeira vez um foco no retrato.

Tal como a Joana continuo uma vez mais à espera de ver o lado mais negro, por já ter visto o filme, e concordo com a Joana; o filme tem muito mais impacto, não só em relação ao quadro como também no romance de Dorian com a Sibyl e mesmo nas mudanças que Dorian sofre por influência de Henrique.
Possivelmente por grande influência do filme o livro não me está a cativar, antes pelo contrário, acho tudo no livro demasiado rápido sem suportes para algumas passagens.
Espero realmente que melhore nas próximas fases.


Nicole (annakarennine) | 4 comments Também vi o filme e concordo perfeitamente. Existem muitas deiferenças entre a adptação e a obra. O filme mostra-nos um lado mais obscuro e por isso acaba por ser mais atraente.
Já no livro a parte relativa ao jogo psicológico entre o lord henry e dorian, e a influencia negra que este lhe submete através das suas filosofias intricadas e ideais completamente novos é a mote para descrever uma sociedade que cada vez mais se torna materialista e cada vez mais desonra valores outrora considerados sagrados. Definitivamente, neste caso, pode não ser boa ideia ver o filme antes de ler o livro, pois o primeiro explora tudo o que wilde não explorou no seu clássico.

Seja como for,
Boa leitura!


Calypso | 358 comments Mod
Concordo, Nicole. Não é bom ver o filme antes de ler o livro. Mas o filme veio-me parar às mãos quando pensava que não ia ler o livro num futuro tão próximo ;)
Infelizmente, o filme atrai muito mais por explorar o lado mais obscuro o que, no meu caso, não me deixa apreciar o livro como de certo ele merecia.


Vitor Frazão Tenham noção que a versão que lemos foi a censurada. Só recentemente é que publicaram o livro a integra.

Quando a Lord Henry discordo. A meu verde ele eclipsa totalmente Dorian.


Joana (static_pulse) | 64 comments Vitor wrote: "Tenham noção que a versão que lemos foi a censurada. Só recentemente é que publicaram o livro a integra.

Quando a Lord Henry discordo. A meu verde ele eclipsa totalmente Dorian."


Ai sim? Não fazia a mais pálida ideia. Então o livro que tenho deve ser a versão censurada, pois é uma versão mais que antiga do livro! Nem sequer aparece no Goodreads...x)


Calypso | 358 comments Mod
Joana wrote: "Vitor wrote: "Tenham noção que a versão que lemos foi a censurada. Só recentemente é que publicaram o livro a integra.

Quando a Lord Henry discordo. A meu verde ele eclipsa totalmente Dorian."

A..."


Também não fazia ideia...


Landslide | 71 comments Até agora a história não me está a prender...

Não fiquei surpreendida com as atitudes e comentários do Henry, achei que estava a ser fiel a si próprio. Já o Dorian me irrita cada vez mais, sempre a ir na conversa do Henry, não tem cabecinha para pensar, o moço? E a Sybil deve-se ter inspirado no seu papel de Julieta com certeza, mas esqueceu-se que o seu Romeu continuava vivinho da silva, e se achou que lhe iria pesar na consciência, enganou-se que o Dorian cada vez menos parece ter uma.

Bom, nem tudo é mau, gosto bastante do Basil, só tenho pena que apareça pouco. Também gosto de toda a história à volta do retrato.

Não sabia que a versão que estávamos a ler era a censurada. Gostaria de ler a versão completa que, segundo a wikipedia, só foi publicada este ano.

Eu não vi o filme, mas por aquilo que vocês dizem acho que vai ser um dos poucos casos em que vou gostar mais do filme do que do livro...


message 9: by Calypso (last edited Nov 18, 2011 03:26AM) (new) - rated it 2 stars

Calypso | 358 comments Mod
A minha dúvida agora é se o filme foi baseado na versão censurada ou nesta??? Tendo em conta as diferenças que encontro entre o que estou a ler e o filme...


message 10: by Joana (last edited Nov 19, 2011 02:11PM) (new) - rated it 3 stars

Joana (branca_de_neve) | 154 comments E essa versão integral foi publicada em português?

Também não tenho grande coisa a acrescentar ao que já disse anteriormente. O Dorian está-se a revelar um monstro de egoísmo e de egocentrismo brutal e apesar de se estar a deixar enrolar pelas teorias do Henry, a culpa não é certamente apenas deste último. Quanto a Sybil Vane estava-se mesmo a ver que a relação com Dorian não lhe ia trazer nada de bom.
Eu não vi filme, por isso não estava à espera de nada em concreto, mas também acho que certos acontecimentos poderiam ter sido melhor explorados.


message 11: by Mafi (new) - rated it 4 stars

Mafi | 212 comments Já sabia que havia um versão censurada e outra verdadeira..eu gostei bastante desta fase, mas tive pena da Sybil :( realmente parece acontecer tudo muito rápido mas mesmo assim gostei.


Landslide | 71 comments Joana wrote: "E essa versão integral foi publicada em português?"

Acho que não.


message 13: by Maria (new)

Maria Carmo (mariacarmo) | 80 comments As personagens estão muito bem construídas e a influência de Henry em Dorian tem tanto de palpável como de odioso...
Aquilo que poderia ter sido um libelo pela Arte, acaba - em face do egoísmo de Dorian relativamente a Sybil, por se tornar em algo de artificioso... perante a jovem que antes professava amar Dorian só tem uma cruel atitude que provém da vergonha que sentiu por ela não ter representado bem!
Henry parece dissecar a vida através da análise estéril mental. Apenas Basil parece ser mais profundo e consciente.

É interessante ver a transformação que se vai operando no quadro, que regista a trsnformação de Dorian como se a ele estive ligado por magia, revelando ainda mais os terríveis traços do egoísmo, da petulência, da ausência de amor.

Maria


message 14: by Maria (new)

Maria Carmo (mariacarmo) | 80 comments Por lapso, tinha colocado este post na primeira fase em vez de o fazer aqui!


Maggie Mae (maggie_black) | 21 comments Tal como os restantes, não tenho grande coisa a acrescentar. Ao ínicio achava certa graça ao dandismo de Henry, mas aos poucos começo a acha-lo repugnantemente fastidioso.
Quando ao romance de Dorian e Sybil estava-se mesmo a ver que ia acabar como qualquer coisa do género.
As atitudes egocentricas de Dorian apesar de me irritarem profundamente, não era nada que não esperasse, muito provavelmente por saber como é que acaba a história.


Ana  (boladesabao) | 226 comments Mod
Peço desde já desculpa pelo facto de estar tão atrasada na leitura conjunta, mas têm sido dias difíceis para leituras…

Quanto a esta segunda fase, já muito foi dito. Existem para mim dois momentos ao longo destes capítulos que me parecem os mais importantes desta fase, senão mesmo de toda a história. O primeiro prende-se com a descoberta por parte de Dorian Gray do “segredo” do quadro. Acho que o facto de Gray se aperceber de que é livre de fazer o que quiser sem que possa ficar com “provas” das suas escolhas e atitudes, apenas o tornará menos responsável e consciencioso. Para ele, não há consequências para qualquer um dos seus actos.

Um outro momento particularmente importante, prende-se com a própria mudança de personalidade de Dorian ou se preferirem, a revelação de um Dorian que sempre viveu escondido. Neste ponto a personagem apresenta-se quase como dois homens diferentes, o doce, calmo e responsável Dorian de Basil e o arrogante, prepotente e libertino de Henry. É nesta altura que nos apercebemos do poder que Henry tem sobre o jovem e a forma como o consegue moldar a seu bel-prazer. Basta lermos o capítulo em que Dorian descobre o que aconteceu a Sybil e o contraste que é criado entre a reacção à notícia e a postura de Dorian imediatamente a seguir a receber a notícia, e a forma como tudo se altera após uma conversa com Henry. Se por um lado o quadro mantém a sua imagem limpa, Lord Henry faz o mesmo pela sua consciência.


Simone Nobre | 73 comments Desculpem-me por estar bastante atrasada na leitura mas como já referi, infelizmente houve um atraso na encomeda do livro :s

A maior parte já foi referida. Assistimos nesta fase à continuação do romande de Dorian e Sibyl, um romance atordoado para ela.

Lorde Henry continua a ser uma personagem que me fascina, talvez pela sua influencia. Pode ser quase odioso, mas para mim é isso que me intriga, como a mente dele funciona.

Como já foi referido, nao penso que exisra uma mudança de personalidade mas sim uma revelação, acho que Dorian acaba por descobrir aspectos que da sua personalidade que estavam escondidos e desconhecidos.

Para terminar, como já foi referido, e como eu própria referi na fase anterior, continuo à espera do mistério que tanto me transmitiu o trailer. Penso que tinha uma ideia diferente da história.


back to top