LITERARY HURRICANE discussion

18 views
Discussões > Livros Infantis

Comments Showing 1-14 of 14 (14 new)    post a comment »
dateDown arrow    newest »

message 1: by Fernanda (new)

Fernanda | 49 comments Olá, estou a procura de sugestões boas para livros infantis, faixa etária 3-6 anos. De preferência autor nacional, mas pode ser alguma tradução também, desde que divertida.

Tenho que comprá-los pela internet e fica tão difícil saber se a estória é legal ou não! Já comprei livros muito chatinhos, ou muito preocupado em "ensinar" alguma coisa e portanto não muito legais na hora da leitura. Lúdicos por favor! Também percebi que as adaptações de clássicos infantis como 3 porquinhos, chapeuzinho vermelho, patinho feio não são muitos bacanas para se ler em voz alta, parece que o autor (em português) não se preocupa se rima ou não, se o paragrafo tem um som legal, ele escreveu mais ou menos o que acontece na fábula e deu o livro por terminado! De repente eu comprei péssimas adaptações, mas foi o que percebi.

No momento, o grande favorito da minha filha é o Chapeuzinho Amarelo do Chico Buarque, tenho que ler varias vezes por dia, então se souber algum outro tão legal quanto, agradeço de coração!

Muito obrigada :)


message 2: by Fernanda (last edited Apr 21, 2015 02:23PM) (new)

Fernanda | 49 comments Ahh André, vi que você gostou do Quem soltou o Pum?! Eu tenho esse também, não amei de coração, mas é legal! O fim é meio que de repente, mas a jogada dupla da estorinha é bacana. A Amália, minha filha, ainda é nova pra entender totalmente o lado engraçado do livro, mas dá risadas na parte da tia Clotilde, então está valendo!
Tenho que fazer uma compra online então se tiver algumas sugestões, agradeço!


message 3: by André (new)

André Caniato (vardamir) | 421 comments Oi, Fernanda! Acho que as sugestões vão ser um pouco diferentes, porque meu irmão é mais velho (7 anos agora), mas eu sempre tento achar coisas legais pra ele e tal. Comprei um chamado "O fado padrinho, o bruxo afilhado e outras coisinhas mais", mas ele não chegou ainda, então não sei se é bom. Você falou da Chapeuzinho Amarelo e eu lembrei de "Menina bonita do laço de fita"! Já leu? Não leio há eras, mas amava de coração quando era pequeno. Tô querendo comprar também o "Ou isto, ou aquilo", que são uns poeminhas gostosos da Cecília Meirelles, mas as edições novas tão caras...


message 4: by Isabella (new)

Isabella Mariano Oi, Fernanda!

Tem uma autora aqui do meu estado que lançou dois livros infanto-juvenis. Não cheguei a ler o material, mas dá uma olhada... Talvez te interesse. Ela vende pela internet. Só falar com ela no Facebook
https://www.facebook.com/pages/Lilian...

Outro autor daqui lançou recentemente, também. Eu fiz uma matéria com ele
http://www.soues.com.br/plus/modulos/...
Nesse caso, eu tenho o livro e é uma lindeza. Já o li para o meu sobrinho várias vezes. Manda uma mensagem para ele pelo facebook e veja como comprar
https://www.facebook.com/davidzitorocha

Ah, e o Itaú tem um projeto chamado Leia para uma Criança e você pode solicitar os livros gratuitamente. Eles chegam na sua casa :D Eu já pedi e chegaram certinho e são bem legais também. Às vezes, esgota, mas logo eles abrem de novo para cadastro. Acho que agora está aberto
https://www.itau.com.br/crianca/prati...

E, pra terminar, tem um livro que li bem criança e o tenho até hoje. Ele me marcou muito. É uma adaptação da história de Pollyana, com ilustrações. A historia ficou bem resumida, é para crianças mesmo. Esse aqui http://www.julioemiliobraz.com/livros...

Lembrando de mais alguma coisa, falo aqui :)


message 5: by Fernanda (new)

Fernanda | 49 comments (Perdao, nao tenho acentos no teclado do trabalho!)

Obrigada pelas sugestoes, adorei!

Andre, Encomendei o “Menina Bonita com Laco de Fita”, que pareceu bem legal e tambem o “Ou isto, Ou aquilo”! Lembro vagamente dos poemas da Cecilia Meireles e acho que vamos curtir em casa por muitos anos, bem atemporal :)

Isabella, gostei muito do Folhas de Castanheira do David Rocha, bem poetico e do material da Lilian. O Pollyana tem um espaco especial no meu coracao, minha irma irma vai pra Sao Paulo esta semana e depois vem pra Inglaterra (onde eu moro), tomara que encontre e possa traze-los!

Ah, registrei no site do Itau tambem e vao entregar na casa dos meus pais, agora aguardo ansiosamente pelos novos livros :) :)


message 6: by Mari (new)

Mari Pacheco (marithereader) | 59 comments Um livro que eu amava quando era pequena e li até a adolescência é O Jogo do Contrário, da Jandira Mansur. É tão lindo e muito, muito divertido; minha mãe conta que eu gargalhava quando lia.
Achei ele na Livraria Travessa, você pode conferir aqui:

http://www.travessa.com.br/O_JOGO_DO_...

(quase caí de costas quando vi o preço, quero um exemplar pra mim já que o meu sumiu nas mudanças da vida, mas com certeza vou optar pela estante virtual! Hahaha)


message 7: by Joana (new)

Joana Diniz (joaan_) | 317 comments Li o tópico ontem e passei o dia tentando lembrar o nome de um livro de poesias que eu amava e sempre pegava na biblioteca da escola (a professora até me deu uma xerox de tanto que eu monopolizava o livrinho).
E consegui lembrar! Entre Ecos e Outros Trecos!
Vi que tem uma edição nova, mas a que eu adorava tinha umas ilustrações tão tão lindas que ficavam tão bem com os poemas, aaaa <3
Era essa edição aqui que eu amava: http://www.estantevirtual.com.br/sebo...
Não lembro bem nem qual a minha idade lendo, mas chutaria 5-7 anos. Fica a sugestão, hehe


message 8: by André (new)

André Caniato (vardamir) | 421 comments Gente, gente, onde eu lembrei de dois livros que eu esqueci de falar aqui e quase me dei um tapa por isso. SÃO ELES:

Olívia não quer ser princesa: ESSE LIVRO É A COISA MAIS FOFA. É a história de uma porquinha, Olívia, que fica frustrada porque todas as suas amigas querem ser princesa e ela não. Ela não sabe nem o que quer ser (me identifico)! Por fim, ela decide que quer ser RAINHA.

O dente de leite de Ganesha: Não cheguei a ler esse livro em si, só achei ele uma vez na Cultura de Campinas e só deu tempo de folhear, mas ele é lindo, lindo, lindo. Tipo, visualmente, mesmo. Acho que vale a compra nem que for só pra ficar olhando as ilustrações.


message 9: by Fernanda (last edited May 03, 2015 03:23PM) (new)

Fernanda | 49 comments Tao gostoso re-lembrar bons livros que fizeram parte da nossa infancia, quero passar isso para meus filhos! Amei as sugestoes, todas anotadas :)
Que vontade de passar por uma boa livraria agora mesmo e traze-los pra casa.


message 10: by Raquel (new)

Raquel V (raquelvcc) | 444 comments Não sei se ajuda, mas me deparei com essa lista mo Goodreads de obras que empoderam as crianças: https://www.goodreads.com/blog/show/5...
Tem vários livros legais, apesar de todos em inglês. Mas com certeza muitos deles, se não todos, tem tradução. Uma dobra no tempo, da Madeleine L'engle, por exemplo, é o máximo! Apesar de muitos deles serem para crianças acima de 7 anos... (Sorry, Fernanda!)


message 11: by Bárbara (new)

Bárbara (barbaramarques) | 30 comments Acabei me lembrando de alguns livros paradidáticos e bem divertidos que li durante a infância:

- O menino que quase morreu afogado no lixo, da Ruth Rocha.
&
- O talismã do Tibet, de Anna Flora


message 12: by Raquel (new)

Raquel V (raquelvcc) | 444 comments Mais sugestões: livros sobre meninas sapecas/ com personalidade - de novo, todos em inglês :( http://thisvintagemoment.com/keep-it-...


message 13: by Fernanda (new)

Fernanda | 49 comments Obrigada pelas dicas!
Gostei das duas listas de obras, já anotei o “Uma dobra no tempo,” da Madeleine L'engle, vou procurar nem que seja pra guardar por um tempinho, parece ótimo ☺ Esse da Olivia também deve ser legal pra criança pequena! Gosto muito da Ruth Rocha, não conheço os da Anna Flora mas marquei também.
Em inglês tem vários legais e compro traduções pois quero incentivar o português da minha filha... Quando possível gosto de valorizar o trabalho do escritor brasileiro na literatura infantil. Tem tão poucas opções (em comparação com o inglês) e acho que livro ganha um pontinho a mais quando lido no idioma original.


message 14: by Fernanda (last edited May 11, 2015 07:33AM) (new)

Fernanda | 49 comments Por sinal recebi o "Ou isto ou aquilo" da Cecilia Meirelles e estou encantada! Os poemas são tão lindos, alguns um pouco avançados pra uma criança de 2 anos mas lemos com gosto. Este é o grande favorito do momento!

A Bailarina

Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.

Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.

Não conhece nem mi nem fá
Mas inclina o corpo para cá e para lá.
—–
Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.
—-
Roda, roda, roda, com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.
—-
Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.
—-
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
—-
Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.


back to top