LITERARY HURRICANE discussion

The End of Eternity
This topic is about The End of Eternity
11 views
Fev/2015 * The End of Eternity > Fevereiro/2015 * The End of Eternity * Primeiras impressões / Sem spoilers

Comments Showing 1-14 of 14 (14 new)    post a comment »
dateDown arrow    newest »

André Caniato (vardamir) | 421 comments Postem aqui suas primeiras impressões sobre o livro de fevereiro. Lembrando que, neste tópico, é proibido estragar a surpresa do coleguinha.


André Caniato (vardamir) | 421 comments A leitura flui bem melhor do que a da minha experiência passada com o Asimov (um livro de contos). Tô gostando bastante. Queria ter a facilidade que ele tem de enfiar o background na narrativa sem ficar forçado.


message 3: by Mari (last edited Feb 03, 2015 07:40PM) (new) - rated it 4 stars

Mari Pacheco (marithereader) | 59 comments Tô na página 133 e tô sofrendo com essa ciência maluca que ele narra, é muito nome e muitas coisas que já aconteceram pra entender direito o que está acontecendo agora . Mas tô gostando!


Lygia | 72 comments Tô tentando entender os nomes! Não sei que página tô D: leio no kindle, mas tô bem no início.
é bem doido né?


André Caniato (vardamir) | 421 comments Todo personagem é meio expositivo, né? Acho isso engraçado. "Aqui você tem esse pão que existe porque eu fiz essa mudança na realidade tal que surgiu quando tal coisa aconteceu e fulano bateu as botas por causa daquilo lá."


Lygia | 72 comments tô sentindo falta de mulheres nesse livro. Tem a Noys(pronuncia incerta) que praticamente não tem personalidade.


André Caniato (vardamir) | 421 comments Também tô. O mais estranho é que, até onde eu sei, o Asimov tinha uma visão bastante feminista (pra época) e tudo o mais, mas meio que de nada adianta isso né se você mal coloca 01 mulher no seu romance.


Lygia | 72 comments E o Harlan diz que existem poucas/quase nenhuma mulher na Eternidade e que são todas mal vistas D:


André Caniato (vardamir) | 421 comments Sim, mas, pensando aqui, será que isso não poderia ser visto como uma crítica social? Posso estar falando merda, já que não li mais nenhum romance dele e não lembro quase nada de Bicentennial Man, mas talvez ele faça isso de propósito, já que o livro acontece no futuro. Uma coisa tipo "olha, se a gente continuar tratando as mulheres assim..."

Bom, não sei, só uma hipótese. Precisaria ler mais coisas dele pra saber se é assim só nesse ou se tem essa falta de representação nos outros também.


Lygia | 72 comments Verdade. :/ Pensei como crítica social também.


Joana Diniz (joaan_) | 317 comments Pensando pelo lado ficção científica também, acho que faz sentido ter poucas mulheres na eternidade. Quem entra pra Eternidade é tirado do Tempo, e só é tirado quem faz pouquíssima diferença estando ou não no Tempo.
Acho que mulher é muito influente no Tempo porque são mães. Se tirar uma mulher que era pra ter um filho, que teria outro filho ou inventaria algo importante, a mudança acaba sendo muito grande. Minha opinião, só; posso estar falando asneira.


André Caniato (vardamir) | 421 comments Isso faz sentido pra caramba.


message 13: by Jessica (new) - added it

Jessica Ohara | 163 comments Finalmente comecei haha
Eu tinha lido um outro dele que foi uma dificuldade( da série A Fundação), mas esse é muito melhor. É engraçado como ele colocar o linguajar cientifico como se a gente soubesse, tipo é óbvio que eu sei tudo sobre mudanças da realidade.
Concordo coma Joana, ele até fala que é muito complicado tirar uma mulher do tempo porque as observações quase sempre mostram que vai ter problema depois.


Raquel V (raquelvcc) | 444 comments Sem dúvida foi assim que eu entendi. Posso estar me enganando, mas achei que ele dá mais enfase a mulher, tipo, ela é muito importante para tirar do tempo. Acho que no fundo ele faz uma critica social aquela sociedade que ele vive, na Eternidade (e talvez a nossa, daí já não sei). Mas não me senti ofendida não, acho que a falta de mulheres era necessária para o desenvolvimento da história. Adorei o livro, aliás.


back to top