Clube de Leitores em português discussion

27 views
Discussão geral > Uma das mais belas personagens femininas da literatura universal.

Comments Showing 1-3 of 3 (3 new)    post a comment »
dateDown arrow    newest »

message 1: by Valdemir (last edited Sep 04, 2020 08:33AM) (new)

Valdemir Martins | 15 comments Se eu disser que Ana-não, protagonista e título do quase desconhecido – no Brasil - livro do espanhol Agustín Gómez-Arcos, é uma das mais belas personagens femininas da literatura de todos os tempos, muitos atinarão exagero de minha parte. Mas ela é única em sua beleza, traduzida pelo autor em amor, perseverança, amargura e grandiosidade em sua figura humana.

Arcos, falecido precocemente aos 59 anos em 1998 em Paris, vítima de câncer, é considerado um anarquista literário altamente inovador pela crítica inglesa e francesa. Pouco sucesso obteve na terra natal por ser um crítico ferrenho e amargo do regime ditatorial franquista, conquistando, deste modo, muitos leitores pela Europa livre, principalmente na Inglaterra e França, onde residiu e trabalhou.

Por lá, Ana-não foi um de seus maiores sucessos pelo fato de ser o menos polêmico de seus livros e por abordar uma protagonista extremamente humana. A obra concentra-se na dor e no luto de uma viúva que atravessa o território espanhol a pé, do sul ao norte, para encontrar o filho. Nesta impressionante aventura materna, ela vê a presença constante da morte que lhe passa recados dúbios sobre a certeza de concluir sua jornada e encontrar o ente querido.

Trata-se, sem dúvida, de um terno e agitado poema em forma de prosa. Uma narrativa diferenciada que se concentra na solidão aflitiva de uma mãe de família e no seu obcecado propósito de rever o filho querido e de levar-lhe algo que muito gosta. Narra sua lentidão numa trista jornada por uma Espanha estranha - moderna e diferente de tudo que ela se lembrava -, em seu caminho para ver o filho sobrevivente, preso para a vida.

Possivelmente por razões puramente comerciais, o único livro de Gómez-Arcos publicado no Brasil foi Ana-não. Livros preciosos como Maria Republica, L'enfant pain e The Carnivorous Lamb, somente importados e em espanhol, francês e inglês. Assim, quem desejar ter o prazer de ler este grande autor em português só encontrará o livro em sebos físicos e no site Estante Virtual ou eventualmente no Mercado Livre.

Leia mais em https://contracapaladob.blogspot.com/

Valdemir Martins
18.08.2020


message 2: by Daniel (new)

Daniel Souza Luz (danielsouzaluz) | 5 comments Ótima dica e análise. Não conhecia o autor, valeu.


message 3: by Valdemir (new)

Valdemir Martins | 15 comments Daniel wrote: "Ótima dica e análise. Não conhecia o autor, valeu."

Um livro inesquecível. Você encontra barato no site Estante Virtual.
Vele a pena se vc curte boa literatura. Abs.


back to top