Read-along discussion

22 views
Desafio 2019 > Set / Out - I: Um Mundo Melhor

Comments Showing 1-19 of 19 (19 new)    post a comment »
dateDown arrow    newest »

message 1: by Su (last edited Dec 16, 2019 03:56AM) (new)

Su | 1486 comments Mod
A leitura para os meses de Setembro e Outubro, inserida no desafio Top+, é relativa à música da Mariza "Quem me Dera" e nesse seguimento a temática será UM MUNDO MELHOR.

Para participar, lê durante os próximos dois meses um livro que consideres que te fará crescer como pessoa, que te torne mais informada, mais consciente, ou mais tolerante, promovendo desta forma um mundo melhor.

Deixa o teu comentário para participar! Não te esqueças de depois da leitura deixar aqui um comentário atribuindo à mesma um "+" se gostaste ou um "-" no caso de não teres gostado.

Boas leituras! :)

Participantes:

Fran

Sandra
The Good Doctor of Warsaw by Elisabeth Gifford

Su [Desafio Concluído] +
Invisible Women Data Bias in a World Designed for Men by Caroline Criado-Pérez

Landa [Desafio Concluído] +
1984 by George Orwell

Ana [Desafio Concluído] -
Os Loucos da Rua Mazur by João Pinto Coelho

Marta [Desafio Concluído] +
The Hard Truth About Sunshine by Sawyer Bennett

Filomena [Desafio Concluído] +
Freedom in Exile by Dalai Lama XIV


message 2: by Fran (new)

Fran (franfs93) | 259 comments quero participar, mas ainda não sei com qual livro... volto com a decisão depois :)


message 3: by Sandra (last edited Sep 17, 2019 04:34AM) (new)

Sandra | 33 comments Participo :)

Edit: Estou a pensar ler The Good Doctor of Warsaw by Elisabeth Gifford , de Elisabeth Gifford.


message 4: by Iolanda (new)

Iolanda (iolandat) | 129 comments Eu participo. comecei a ler hoje o 1984, penso que se adequa


message 5: by Su (new)

Su | 1486 comments Mod
Landa wrote: "Eu participo. comecei a ler hoje o 1984, penso que se adequa"

Adequa muito bem, Landa! Não é um livro fácil, mas sem dúvida que dá muito que pensar!


message 6: by Ana (last edited Dec 02, 2019 07:48AM) (new)

Ana | 232 comments Vou participar, vou ler:
Os Loucos da Rua Mazur by João Pinto Coelho - A lert


message 7: by Marta (new)

Marta | 1350 comments Mod
Vou participar :)


message 8: by Su (new)

Su | 1486 comments Mod
Já comecei a minha leitura: vou finalmente ler O Diário de Anne Frank!

Já o tinha na estante há imenso tempo! Há precisamente 3 anos fui a Amesterdão e visitei o anexo onde ela se escondeu com a família e pensei "Não há melhor altura para o ler, é desta!", mas o tempo acabou por ir passando e ele continuou na estante à espera. Até ontem!


message 9: by Marta (new)

Marta | 1350 comments Mod
Já li o meu The Hard Truth About Sunshine by Sawyer Bennett .
Gostei bastante, fala de temas como o suicídio, amputação, depressão, doença e morte.
E tem como grande objectivo chamar a atenção para estes problemas mas ver sempre uma luz ao fundo do tunel, por isso, valeu a pena ler o livro.


message 10: by Filomena (new)

Filomena Vitorino | 46 comments Olá
Tenho andado um pouco afastada do goodreads mas este mês li um livro que, julgo eu, pode ser enquadrado nesta categoria: Freedom in Exile by Dalai Lama XIV Freedom in Exile
Para além de ficarmos com uma visão das tradições tibetanas, de como a reencarnação de Dalai Lama é "descoberta", e o drama da anexação por parte da China (com o subsequente exílio), são passados vários ensinamentos, a não agressão, a protecção de todas as formas de vida, o tentarmos compreender o nosso inimigo, etc.
Acho que vale a pena a leitura e penso ler outras obras do Dalai Lama, pois certamente que trarão ensinamentos importantes, para uma vida melhor.


message 11: by Su (new)

Su | 1486 comments Mod
Filomena wrote: "Olá
Tenho andado um pouco afastada do goodreads mas este mês li um livro que, julgo eu, pode ser enquadrado nesta categoria..."


Obrigada por partilhares, Filomena! Enquadra na perfeição :) Não conhecia e parece muito interessante!


message 12: by Su (new)

Su | 1486 comments Mod
Ora bem, terminei a minha leitura, mas acabei por alterá-la. Tinha começado O Diário de Anne Frank em livro, mas por comodidade de ler no Kobo nas viagens diárias, acabei por dar prioridade a outro. Revelou-se das melhores leituras de sempre! Acabei por optar por deixar o da Anne Frank para a leitura individual dos últimos dois meses do ano.

O livro que li, sem qualquer planeamento ou escolha consciente, acabou por se encaixar na perfeição nesta temática!

Invisible Women Data Bias in a World Designed for Men by Caroline Criado-Pérez

Chama-se Invisible Women: Data Bias in a World Designed for Men e é um livro de não ficção, com um excelente trabalho de recolha e organização de informação, estudos, dados e testemunhos sobre o quanto a desigualdade de género está ainda presente e enraizada nas sociedades hoje em dia. Mostra o quanto em todo o mundo as mulheres são muitas vezes injustiçadas, descredibilizadas e penalizadas desproporcionalmente por todos assumirmos que a perspectiva masculina generaliza a perspectiva humana numa infinidade de assuntos e situações!

Considero que é daqueles livro essenciais, que TODA A GENTE deveria ler. Até podem não concordar! A argumentação está muito bem feita e construída, mas o essencial não é se consideramos que ela tem razão ou não na leitura que faz dos dados (ou da falta deles), é sim o próprio tomar consciência e conhecimento de certos assuntos e o despoletar da própria discussão em si! Porque acreditem, eu que me considero uma pessoa minimamente informada e defensora dos ideais feministas nunca tinha sequer pensado em imensas coisas que são tratadas no livro! (Só para que fique claro, o feminismo é a defesa da igualdade entre géneros, igualdade no sentido de equidade, pois é óbvio que não somos todos iguais, sejamos ou não do mesmo género).

Impressionou-me principalmente pela positiva ela ter incluído perspectivas de vários países, culturas e áreas muito distintos. Leva-nos sem dúvida a questionar muita coisa da nossa realidade, para além de tomar conhecimentos de outras que nem nunca tínhamos sequer imaginado. Por tudo isto, considero sinceramente que me fez crescer como pessoa, que me tornou mais informada, mais consciente, e mais tolerante, promovendo sem qualquer sombra de dúvida um mundo melhor!

Para quem tiver curiosidade, deixo a minha review: Su's Reviews > Invisible Women: Data Bias in a World Designed for Men

Infelizmente pelo menos para já não há versão portuguesa, mas para quem puder ler o original, recomendo vivamente!


message 13: by Ana (new)

Ana | 232 comments Só agora concluí o meu livro
Os Loucos da Rua Mazur
Foi uma leitura densa e penosa e dei 3* , foi um (-)


message 14: by Su (new)

Su | 1486 comments Mod
Só tinha ouvido bom feedback do outro livro dele. Desse não tinha ouvido nem bem nem mal. Que pena que não foi uma leitura positiva, Ana. Para a próxima será melhor!


message 15: by Iolanda (new)

Iolanda (iolandat) | 129 comments Terminei só esta semana o 1984, é um livro pesado portanto fui alternando com outras leituras. E um excelente livro, uma visão dos regimes totalitaristas assustadora mas não tão longe da realidade, um livro bastante atual. Só não lhe dei 5 estrelas por causa do final, embora consiga perceber que aquele desfecho era necessário, uma chamada de atenção (não vou entrar em pormenor para não dar spoilers). Aconselho sem dúvida a leitura.


message 16: by Iolanda (new)

Iolanda (iolandat) | 129 comments Não sei porquê mas Os loucos da Rua Mazur nunca me despertou o interesse apesar das opiniões positivas que tenho lido. Ana, depois da tua opinião acho que não me enganei acerca dele.


message 17: by Ana (new)

Ana | 232 comments Su wrote: "Só tinha ouvido bom feedback do outro livro dele. Desse não tinha ouvido nem bem nem mal. Que pena que não foi uma leitura positiva, Ana. Para a próxima será melhor!"

Perguntem a Sarah Gross é um dos meus livros favorito sobre o holocausto ;))


message 18: by Ana (new)

Ana | 232 comments Landa wrote: "Não sei porquê mas Os loucos da Rua Mazur nunca me despertou o interesse apesar das opiniões positivas que tenho lido. Ana, depois da tua opinião acho que não me enganei acerca dele."

Eu tinha adorado "Sarah Gross" e numa feira do livro vi este e comprei por impulso. A escrita do autor está lá mas é só isso :(


message 19: by Iolanda (new)

Iolanda (iolandat) | 129 comments O perguntem à Sara Gross parece interessante, nesse acho que vou apostar ;)


back to top