Read-along discussion

46 views
Desafio 2018 > 2019 | Futuro

Comments Showing 1-44 of 44 (44 new)    post a comment »
dateDown arrow    newest »

message 1: by Marta (new)

Marta | 1369 comments Mod
Olá a todas(os),

Aproveito que já estamos quase a metade do mês de dezembro para fazer-vos a principal questão sobre este grupo, a sua continuidade, por isso quero que respondam se:
1. continuamos com o grupo (podem dar novas ideias/continuar com antigas)
ou
2. acham que devia haver uma pausa semestral ou anual


Nota: a questão da continuidade vem na sequência de no ano passado ter sido feita a mesma questão e apesar de ter havido adesão, o numero de participantes baixou consideravelmente este ano.
Daí ser esta a minha 1º questão e não outra de buscarmos novos temas/conteúdos para o novo ano.

Deixem o vosso feedback :)


message 2: by Ana (last edited Dec 12, 2018 07:04AM) (new)

Ana | 233 comments Eu adoro desafios, adoro participar, é uma forma de ir lendo os livros que tenho em casa.
Por mim o grupo deveria continuar. Fica como sugestão talvez fazer dois desafios abrangentes para também as moderadoras poderem descansar ;)


message 3: by Bioquímica da (new)

Bioquímica da Leitura | 163 comments Ola, devido a algumas situações no campo pessoal, não consegui participar com a mesma frequência que no passado, mas gostaria que o grupo continuasse. É engraçado participar em leituras conjuntas, às vezes incentiva a pegar em livros que de outra forma não os leria :)


message 4: by Rutee (new)

Rutee | 455 comments Este é único grupo em que faço leituras conjuntas, contudo a partir de setembro deixei de participar porque os livros escolhidos não eram do meu agrado e/ou também por falta de tempo, devido ao estágio do curso :/

Dando uma ideia, poderíamos continuar com os desafios mas sem terem mês concreto. Por exemplo, serem 12 desafios já fixados no início do ano e tentar fazer tudo até ao fim do mesmo.
Não sei se me fiz entender :)


message 5: by Su (new)

Su | 1499 comments Mod
Eu também gosto do grupo e concordo com a Bioquímica da Leitura que as leituras conjuntas me incentivaram a pegar nalguns livros que de outra forma não teria escolhido ou pegado tão cedo e dos quais acabei por gostar bastante (este ano, por exemplo o The Hate U Give, As Serviçais, If I Was Your Girl e o None of the Above). Também aprecio a parte de ter com quem trocar impressões durante a leitura pois enriquece-a e incentiva-me mais a prosseguir, embora ultimamente isso não tenha acontecido com muita frequência.

Dito isto, penso que não faz sentido continuar no formato actual, pois a participação diminui sempre ao longo do ano e neste momento já nem sequer é muita para começar. Acho que a ideia das leituras conjuntas é espectacular se conseguirmos reunir pessoas com interesses semelhantes e alguma flexibilidade de tempo para ler, o que não acontece no momento. Quando conseguimos ler muito, se calhar temos mais abertura a ler algo que não estava nos nossos planos pelo prazer de participar e partilhar a experiência. Pelo contrário, se temos tempo limitado para leituras, vamos ser muito mais criteriosas no que escolhemos (o que me acontece neste momento). Mas voltando ao grupo, mesmo as poucas pessoas que têm continuado a participar nos últimos meses nem sempre conseguem conciliar as datas das leituras e parece-me que têm gostos ou interesses de leitura bastante diversos, com pouca flexibilidade.

Como moderadora, não me importo de continuar a dispensar um pouquinho por mês para organizar alguma coisa simples como ocorreu este ano, mas apenas se fizer sentido e houver gente a participar. Não me importo que não sejamos muitos, se houver três pessoas com interesses super alinhamos que quisessem ler meia dúzia de livros em comum num ano por mim estava óptimo. No entanto, ter meia dúzia de pessoas que nem sempre partilham o interesse ou têm disponibilidade e na prática organizar para ter situações concretas sem ninguém interessado não faz sentido. Gosto das leituras conjuntas e é o propósito para o qual este grupo foi criado (aliás como o próprio nome indica), mas acho que talvez funcione melhor desafios mais gerais que cada um possa adaptar aos seus interesses pessoais.

Portanto a minha sugestão é combinarmos a priori um modelo que achemos que funcione para os interessados e comprometemo-nos com ele.

Para funcionar para todos podemos diminuir a frequência, passar a ser um livro a cada um ou dois meses, e/ou como sugeriram a Ana e a Rutee, serem desafios mais abrangentes e fixados ao início de forma a cada um planear de acordo com as suas leituras.


message 6: by Ana (last edited Dec 14, 2018 06:54AM) (new)

Ana | 233 comments Su wrote: "Eu também gosto do grupo e concordo com a Bioquímica da Leitura que as leituras conjuntas me incentivaram a pegar nalguns livros que de outra forma não teria escolhido ou pegado tão cedo e dos quai..."


Concordo com a decisão final e vamos lá a mais leituras conjuntas.
Obrigada às moderadoras e Bom Natal


message 7: by Su (last edited Dec 14, 2018 09:56AM) (new)

Su | 1499 comments Mod
Ok, considerando que já temos pelo menos 5 pessoas interessadas na continuidade do grupo (assumindo que a Marta também é dessa opinião), respondam, por favor às seguintes questões sobre o potencial formato:

1) Preferem leituras conjuntas ou desafios temáticos?

2) Quantos livros estimam poder ler para este desafio/grupo durante o próximo ano?

Notas: (pus em caixa de spoiler para ficar visualmente mais apelativo) (view spoiler)


message 8: by Rita (new)

Rita Barroso | 17 comments Por motivos pessoas, este ano participei muito pouco. Mas tenciona com tinira a participar uma vez o maior obstáculo está ultrapassado


message 9: by Rutee (new)

Rutee | 455 comments 1. Prefiro as leituras conjuntas mas por vezes é mesmo complicado conciliar gostos o que leva à desistência de muitos.

2. Su, aqui seriam quantos desafios/leituras anuais? 24? Se continuassem duas leituras por mês, tentaria participar pelo menos numas 18 leituras


message 10: by Su (last edited Dec 14, 2018 09:59AM) (new)

Su | 1499 comments Mod
Rutee wrote: "2. Su, aqui seriam quantos desafios/leituras anuais?"

A ideia é exactamente dizeres quantos propões que haja. Tinhas sugerido 12 no teu comentário acima, não foi?

Penso que duas por mês como actualmente é demasiado, considerando o baixo número total de participantes.


message 11: by Rutee (new)

Rutee | 455 comments Su wrote: "Rutee wrote: "2. Su, aqui seriam quantos desafios/leituras anuais?"

A ideia é exactamente dizeres quantos propões que haja. Tinhas sugerido 12 no teu comentário acima, não foi?

Penso que duas por..."


Sim, referi doze, por serem os meses do ano!


message 12: by Ana (new)

Ana | 233 comments Podemos partir para esse desafio de 12 livros num desafio temático e para quem quer, ou conseguir ler mais, um desafio extra de mais quatro livros ;))


message 13: by Ana (new)

Ana | 233 comments Também gostei da ideia de fazer um misto :)


message 14: by Su (new)

Su | 1499 comments Mod
Talvez 12 leituras temáticas (média de uma por mês) e 4 leituras conjuntas (uma por trimestre)? Acham bem?

Daria para fazer novamente um Bingo anual de 16 desafios. Os quatro cantos seriam leituras conjuntas e as restantes 12 casas leituras temáticas. Gostam da ideia? Têm outras sugestões?


message 15: by Ana (new)

Ana | 233 comments Su wrote: "Talvez 12 leituras temáticas (média de uma por mês) e 4 leituras conjuntas (uma por trimestre)? Acham bem?

Daria para fazer novamente um Bingo anual de 16 desafios. Os quatro cantos seriam leitura..."


Achei a ideia perfeita. Acho que dá para todos poderem aderir


message 16: by Rutee (new)

Rutee | 455 comments Também concordo!


message 17: by Bioquímica da (new)

Bioquímica da Leitura | 163 comments Concordo! :)


message 18: by Su (new)

Su | 1499 comments Mod
Ok, 12 desafios temáticos e 4 leituras conjuntas! Parece que isto está a ganhar forma :)

Penso que temos de planear bem para que consigam aderir o maior número de interessados a cada leitura, já que não somos assim muitos à partida e basta dois ou três não terem interesse numa leitura que fica uma pessoa a participar sozinha :| o que não é o objectivo. Por isso gostava de contar com o vosso feedback para tentar perceber o que pode funcionar melhor. Aqui vão então mais algumas questões.

Para as 12 leituras temáticas preferem:

1) 1 tema por mês, revelado no mês anterior - como foi este ano o desafio dos Óscares, embora possamos estender o período de leitura de um mês para mais, por exemplo dois meses.

2) 12 temas previamente definidos no início do ano para cumprir até ao final do mesmo.

A segunda opção é mais flexível, mas pela minha experiência de outros grupos como não há grande actividade no tópico muita gente tende a esquecer-se que o desafio existe e deixa de actualizar. Não sei o que vocês preferem...


message 19: by Ana (last edited Dec 18, 2018 07:21AM) (new)

Ana | 233 comments Podemos partir de 1 tema por mês. Porque vamos passando por aqui para saber qual é o livro e a actualização também vai sendo feita.
Isto tudo na minha opinião é claro.


message 20: by Rutee (new)

Rutee | 455 comments A segunda de facto é mais flexível, mas e se os tópicos ficassem definidos no início do ano mas os participantes só "revelassem" o livro que iam ler a cada mês, quando abrisse o tópico?
Não sei, sempre era uma maneira para passarem por cá :)


message 21: by Marta (new)

Marta | 1369 comments Mod
Vou dar a minha opinião sincera :)
Acho que nos estamos a desvirtuar do propósito deste grupo. Ou bem que há mais opções de leituras conjuntas ou então não faz muito sentido querer permanecer apenas para colocarmos a nossas leituras individuais...
Se for para misturar conjuntas com individuais, então tem de haver mais conjuntas e não ao contrário.

Esta é a minha sugestão, não sei se era isso que já estavam a pensar, mas aqui fica: sou apologista de fazermos apenas 1 modelo para o ano todo (misturando leituras conjuntas/individuais) e se preferem ficar já estipulado no inicio do ano, tudo bem. Não vale a pena haver 2 desafios num mês, a adesão vai perdendo-se.
De resto, perdoem-me mas acho que já não faz muito sentido.


message 22: by Su (new)

Su | 1499 comments Mod
Marta wrote: "Vou dar a minha opinião sincera :)
Acho que nos estamos a desvirtuar do propósito deste grupo. Ou bem que há mais opções de leituras conjuntas ou então não faz muito sentido querer permanecer..."


Eu também concordo contigo que se fizermos leituras individuais fugimos ao propósito original do grupo :( O problema é que não acho que com 5 ou 6 pessoas interessadas (que ainda por cima nem sequer têm interesses de leituras muito alinhados ou muito tempo para ler coisas um pouco fora dos seus planos) que é o número que temos neste momento (e que sabemos por experiência que tende a diminuir ao longo do ano) seja possível fazer muito mais do que as 4 leituras conjuntas que estavamos a ponderar. Com números baixos de participantes se tentamos planear um número elevado de leituras conjuntas tende a acontecer o que aconteceu no desafio temático de Dezembro em que na prática cada um votou apenas nas sugestões que propôs e não foi possível encontrar leituras em comum, pelo que acabamos por fazer leituras individuais.

Isso deixa-nos duas hipóteses: ou desistimos de fazer um desafio porque este formato não funciona e deixamos o grupo sem actividade (pelo menos temporariamente) ou alteramos o formato para permitir manter o grupo a funcionar com os interessados que temos de momento.

Pelo feedback que obtivemos até agora, quem se manifestou foi da opinião de continuar. Claro que não somos muitos, mas se há essa vontade penso que vale a pena tentar, mesmo que para isso o desafio tenha que ser mais baseado em leituras individuais do que em leituras conjuntas.

Marta wrote: "sou apologista de fazermos apenas 1 modelo para o ano todo (misturando leituras conjuntas/individuais)"

Não percebi muito bem a tua sugestão, Marta, podes explicar melhor?


message 23: by Marta (new)

Marta | 1369 comments Mod
Isso deixa-nos duas hipóteses: ou desistimos de fazer um desafio porque este formato não funciona e deixamos o grupo sem actividade (pelo menos temporariamente) ou alteramos o formato para permitir manter o grupo a funcionar com os interessados que temos de momento.

Pelo feedback que obtivemos até agora, quem se manifestou foi da opinião de continuar. Claro que não somos muitos, mas se há essa vontade penso que vale a pena tentar, mesmo que para isso o desafio tenha que ser mais baseado em leituras individuais do que em leituras conjuntas.


Daí eu ter sugerido fazermos uma pausa uma vez que sinto que a base principal do grupo nos está a escapar.
Não quero ser a policia das regras mas verdadeiramente o grupo chama-se "read-along - Porque temos livros em comum e podemos lê-los juntas."
Ao vermos que há pessoas interessadas temos de adaptar as regras, mas volto a friso acho que não deve ser com mais leituras individuais. Podem existir (como houve com o bingo este ano) mas não serem em maioria, esta sim pertencer às leituras conjuntas.

Não percebi muito bem a tua sugestão, Marta, podes explicar melhor?
Tal como o bingo este ano:
- misturar leituras conjuntas com individuais
- 1 só desafio anual (deixa de haver 2 como temos feito)


message 24: by Su (last edited Dec 19, 2018 08:33AM) (new)

Su | 1499 comments Mod
O formato que estava a ser considerado seria um desafio anual bingo com 16 leituras, sendo 12 individuais e 4 conjuntas.

Está em conformidade com o que sugeriste pois mistura leituras e é apenas um desafio. No entanto, uma vez que consideras que as leituras conjuntas deveriam ser em maior números que as individuais, que quantidade sugeres para cada uma em alternativa?


message 25: by Marta (new)

Marta | 1369 comments Mod
Está em conformidade com o que sugeriste pois mistura leituras e é apenas um desafio. por isso ter dito na minha intervenção "não sei se era isso que já estavam a pensar".

Pessoalmente acho excessivo 16 leituras.
1. Seria ou dividir 6 leituras cada ou então 8 conjuntas e 4 individuais = 12 leituras ao ano
2. ou então fazer um combinado: jan/fev; mar/abr; maio/jun; julh/ag; set/out; nov/dez: neste caso já podia ser ambas conjuntas/individuais*
* no combinado apenas há 1livro para leitura conjunta (há margem de manobra na duração do tempo de leitura) e para a leitura individual é consoante o tema da conjunta


message 26: by Su (last edited Dec 20, 2018 06:07AM) (new)

Su | 1499 comments Mod
Ok, vamos então a votos para tentar escolher um modelo que agrade à maioria para o desafio a organizar neste grupo durante o próximo ano.

Por favor, VOTEM:

1. Número total de leituras (conjuntas + individuais):
A) 12
B) 16

2. Número de leituras conjuntas:
A) 4
B) 6
C) 8

Nota: Isto serão as leituras que iremos organizar. Não terão obrigatoriamente que participar em todas, mas apontem para um formato que vos permita participar numa grande maioria porque como somos poucos basta dois ou três não participarem para estarmos a organizar a leitura para nada, e queremos evitar isso ao máximo.

Se têm interesse em participar é muito importante que deixem os vossos votos nos próximos dias.


message 27: by Su (last edited Dec 20, 2018 06:16AM) (new)

Su | 1499 comments Mod
As minhas escolhas: 1. B) 16 e 2. A) 4

Deixem um comentário com as vossas preferências logo que possível!


message 28: by Sandra (new)

Sandra | 33 comments As minhas escolhas são 1. B) 16 e 2. A) 4

:)


Sandra Santana Valente | 3 comments O meu voto vai para 1. A (12) e 2. B (6)
:)


message 30: by Marta (last edited Dec 20, 2018 12:10PM) (new)

Marta | 1369 comments Mod
1. a: 12
2. b: 6

Nota pessoal: sou não a favor de tornarmos o grupo num conjunto de leituras individuais (há imensos grupos e desafios pelo goodreads individuais, e se no nosso grupo existiu um desafio este ano assim, existia por haver outro complementar de conjuntas) mas permanecer um grupo de leituras maioritariamente conjuntas.


message 31: by Ana (new)

Ana | 233 comments Voto:
1 - (A) 12
2- (B) 6


message 32: by Iolanda (new)

Iolanda | 36 comments 1)A 12
2) A 4


message 33: by Rutee (new)

Rutee | 455 comments 1. A (12) e 2. B (6)


message 34: by Su (new)

Su | 1499 comments Mod
Conforme sugestão da Marta e votação da maioria, fica então definido que para o próximo ano teremos um desafio com um total de 12 leituras das quais 6 serão desafios individuais e 6 serão leituras conjuntas :)

Fiquem a aguardar novidades!


message 35: by Ana (last edited Dec 23, 2018 10:34AM) (new)

Ana | 233 comments Su wrote: "Conforme sugestão da Marta e votação da maioria, fica então definido que para o próximo ano teremos um desafio com um total de 12 leituras das quais 6 serão desafios individuais e 6 serão leituras ..."

Feliz Natal e Bom Ano ;))


message 36: by Marta (new)

Marta | 1369 comments Mod
Feliz Natal para todas :)
Que recebam muitos livros ;)


message 37: by Filomena (new)

Filomena Vitorino | 46 comments Olá, só agora cheguei a este tópico, espero conseguir participar em algumas leituras no próximo ano, fico a aguardar novidades


message 38: by Cláudia P. (last edited Dec 25, 2018 04:53PM) (new)

Cláudia P. Olá, não participei em nenhuma leitura no ano passado. Ou por falta de interesse nos livros lidos ou porque já os tinha lido. A minha sugestão é tornar as leituras conjuntas mais espaçadas e focar-se o grupo somente nisso. Ou seja, ter uma leitura conjunta a cada 2 meses. Assim as pessoas organizam-se, quem lê mais devagar (como eu) consegue acompanhar a leitura e comentar no tópico correspondente.


message 39: by Su (last edited Dec 27, 2018 07:07AM) (new)

Su | 1499 comments Mod
Obrigada pelo teu feedback Claúdia! Exactamente para que as leituras propostas estajam ao gosto e ritmo dos interessados em participar é que fazemos estes tópicos no início do ano para que todos possam contribuir para estruturar o formato do(s) desafios do ano seguinte.

Embora tentemos dar uma indicação de datas para tentar sincronizar as leituras conjuntas, nunca deixamos ninguém de fora por ler mais devagar, então és sempre bem-vinda a participar qualquer que seja o teu ritmo de leitura. Não tens de participar em todas as leituras, podes gerir para ler apenas os que tiveres interesse e tempo. De qualquer forma, este ano abriremos um tópico a cada dois meses com uma leitura conjunta e uma leitura individual, então tens dois meses para cada leitura conjunta. Espero que ajude :)

Quanto às escolhas dos livros lidos nas leituras conjuntas, a Marta abriu sempre com um mês de antecedência um tópico para receber sugestões para o mês seguinte, exactamente para que cada um pudesse ter em votação livros que ainda não tivesse lido e tivesse interesse em ler. Se tiveres alguma sugestão do que podemos fazer mais para que as leituras tenham interesse para mais pessoas, nomeadamente para ti, por favor partilha connosco! :)

Espero que o desafio que estamos a preparar para este ano agrade :) a ti e aos restantes participantes do grupo!

Boas leituras e bom ano de 2019 para todos!


message 40: by Ana (new)

Ana | 233 comments Bom Ano para todos :))


message 41: by Cláudia P. (last edited Dec 27, 2018 11:49AM) (new)

Cláudia P. Su wrote: "Obrigada pelo teu feedback Claúdia! Exactamente para que as leituras propostas estajam ao gosto e ritmo dos interessados em participar é que fazemos estes tópicos no início do ano para que todos po..."

Olá Su,

Sim, a justificação foi mais para indicar que não fui activa no grupo, mas ando por aqui. Participei em várias votações, mas sendo uma democracia, é natural que nem sempre ganhe aquele que queremos, e no ano passado não tive muita "sorte" ;)

Em alguns tópicos, ainda deixei alguns comentários depois, mas publiquei-os tão para lá do período em que todos tinham estado a ler, que já não foram grande contributo para a discussão do livro.

É por isso que o sistema bimensal me parece mais ajustado, e assim até terei possivelmente ter mais tempo para me organizar e ser mais activa por aqui. Beijinhos


message 42: by Diana (new)

Diana Soares (DianaMua) | 20 comments Boa noite colegas literários

Tive os mesmos "problemas" que a Cláudia... Os livros escolhidos por maioria acabaram por não ser os que eu tinha interesse em ler e devido a este ano ter sido mais atarefado, demorava mais a ler, o que fazia com que um mês não me chegasse. Apesar de não participar nas leituras estava atenta ao vosso feedback das mesmas e até houve um ou outro livro que entrou para as minhas estantes por vossa causa. :)


message 43: by Su (new)

Su | 1499 comments Mod
Já podem inscrever-se no Bingo de 2019!! Espero que gostem do desafio que eu e a Marta preparamos para o próximo ano!

Boas entradas e boas leituras para todos!! :)

Bingo TOP+ 2019


message 44: by Ana (new)

Ana | 233 comments Su wrote: "Já podem inscrever-se no Bingo de 2019!! Espero que gostem do desafio que eu e a Marta preparamos para o próximo ano!

Boas entradas e boas leituras para todos!! :)

Bingo TOP+ 2019"


Bom Ano de 2019, com dias de felicidade e muitos livros lidos ;))


back to top