LITERARY HURRICANE discussion

note: This topic has been closed to new comments.
27 views
Geral do clube e informações > Sugestões para Junho/2018 - Livro LGBTQ+ #ownvoices

Comments Showing 1-8 of 8 (8 new)    post a comment »
dateDown arrow    newest »

message 1: by Raquel (last edited May 01, 2018 07:59PM) (new)

Raquel V (raquelvcc) | 444 comments Junho é o mês do amor (ou pelo menos do Dia dos Namorados), e nada mais perfeito do que lermos um livro que celebre todos os tipos de amor! Então a ideia aqui é sugerir livros com personagens LGBTQ+, escritos por autores LGBTQ+. Detalhe: não é preciso ser um romance, ou uma história que tenha relação direta com a sexualidade dos personagens. Só é preciso que eles sejam, claramente, LGBTQ+.

É mais um mês da nossa procura por livros do movimento #ownvoices, e se vocês precisarem temos
aqui o site oficial do #ownvoices e aqui uma lista de livros #ownvoices LGBTQ+ no goodreads.

Você pode sugerir aqui ou pelo Facebook até dia 11 deste mês!


message 2: by Mari (new)

Mari Pacheco (marithereader) | 59 comments Gente, passei aqui rapidinho pra sugerir um livro que está na minha TBR há um tempão: We Are Okay, da Nina LaCour. Confesso que o livro me conquistou pela capa, mas a sinopse também consegue encantar qualquer leitor!

"Marin deixou tudo para trás. A casa de seu avô, o sol da Califórnia, o corpo de Mabel e o último verão agora são fantasmas que ela não quer revisitar. O retrato de uma história em que já não se reconhece mais. Ninguém nunca soube o motivo de sua partida. Nada se sabe sobre a verdade devastadora que destruiu sua vida. Agora, ela vive em um alojamento vazio e está sozinha no inverno de Nova York. Marin está à espera da visita de sua melhor amiga e do inevitável confronto com o passado. As palavras que nunca foram ditas finalmente se farão presentes para tirá-la das profundezas de sua solidão."


message 3: by André (new)

André Caniato (vardamir) | 421 comments Queria indicar cinco livros: um L, um G, um B, um T e um A. Ainda não encontrei o A, mas seguirei na busca (pensei em Tash & Tolstói, mas já li... e acho que não é #ownvoices, vou pesquisar melhor depois). Segue a lista.



Toque de Veludo (Tipping the Velvet) - Sarah Waters
Sinopse: A jovem Nancy Astley sai de uma cidadezinha do interior para Londres no final do século XIX para trabalhar como camareira de Kitty Butler, uma dançarina e cantora por quem nutre uma paixão silenciosa desde que a viu se apresentar travestida de homem. Logo as duas se tornam amantes e formam uma dupla nos palcos. Abandonada por seu grande amor, Nancy encontra nas ruas um lugar onde viver suas fantasias, é quando muitas reviravoltas podem acontecer.

Dois garotos se beijando (Two Boys Kissing) - David Levithan
Sinopse: Do lado de fora da escola, ao ar livre, rodeados por câmeras e por uma multidão que, em parte apoia e em parte repudia o que estão fazendo, Craig e Harry estão tentando quebrar o recorde mundial do beijo mais longo. Craig e Harry não são mais um casal, mas já foram um dia. Peter e Neil são um casal. Seus beijos são diferentes.
Avery acaba de conhecer Ryan e precisa decidir sobre como contar para ele que é transexual, mas está com medo de não ser aceito depois disso.
Cooper está sozinho. Passa suas noites em claro, no computador, criando vidas falsas online e seduzindo homens que jamais conhecerá na vida real. Mas quando seus pais descobrem seu passatempo proibido, o mundo dele desaba.
Cada um desses meninos tem uma situação diferente. Alguns contam com o apoio incondicional da família, outros não. Alguns sofrem com o bullying na escola, outros, com o coração partido. Mas bem no centro de todas essas histórias paralelas está o amor. E, através dele, a coragem para lutar por um mundo onde esse sentimento nunca seja sinônimo de tabu.

Orlando (Orlando) - Virginia Woolf
Sinopse: Nascido no seio de uma família de boa posição em plena Inglaterra elisabetana, Orlando acorda com um corpo feminino durante uma viagem à Turquia. Como é dotado de imortalidade, sua trajetória então atravessa mais de três séculos, ultrapassando as fronteiras físicas e emocionais entre os gêneros masculino e feminino. Suas ambiguidades, temores, esperanças, reflexões - tudo é observado com inteligência e sensibilidade nesta narrativa que, publicada originalmente em 1928, permanece como uma das mais fecundas discussões sobre a sexualidade humana.
A um só tempo cômico e lírico, Orlando mostra o trajeto do personagem entre embates com armas brancas, acalorados debates filosóficos no século XVIII, a maternidade e até mesmo num volante a bordo de um automóvel. Tudo isso vem costurado pela prosa luminosa de Woolf nesta que é uma das grandes declarações de amor da literatura ocidental.

Apenas uma garota (If I Was Your Girl) - Meredith Russo
Sinopse: Prestes a entrar na vida adulta, Amanda Hardy acabou de mudar de cidade, mas a verdadeira mudança de sua vida vai ser encarar algo muito mais importante: a afirmação de sua identidade. Tudo que ela mais quer é viver como qualquer outra garota. E, embora acredite firmemente que toda mudança traz a promessa de um recomeço, ainda não se sente livre para criar laços afetivos. Até que ela conhece Grant, um garoto diferente de todos os outros. Ela não consegue evitar: aos poucos, vai permitindo que Grant entre em sua vida. Quanto mais eles convivem, mais ela se sente impelida a se abrir e revelar seu passado, mas ao mesmo tempo tem muito medo do que pode acontecer se ele souber toda a verdade. Porque o segredo que Amanda esconde é que ela era um menino.


message 4: by Paula (new)

Paula Cruz (paulacruz) | 141 comments CARAI SÓ TENHO MAIS DOIS DIAS PRA INDICAR PQP


message 5: by Paula (new)

Paula Cruz (paulacruz) | 141 comments Mari wrote: "Gente, passei aqui rapidinho pra sugerir um livro que está na minha TBR há um tempão: We Are Okay, da Nina LaCour. Confesso que o livro me conquistou pela capa, mas a sinopse também..."

EU SOU LOUCA POR ESSA CAPAAAAAAAAAAAAAAA


message 6: by Raquel (new)

Raquel V (raquelvcc) | 444 comments André wrote: "Queria indicar cinco livros: um L, um G, um B, um T e um A. Ainda não encontrei o A, mas seguirei na busca (pensei em Tash & Tolstói, mas já li... e acho que não é #ownvoices, vou pesquisar melhor ..."

André, aqui está o teu livro A (I've got your back, baby!):
De Volta Para Casa, da Seanan McGuire. Eu já li esse livro (que tecnicamente é uma novela, tem 184 páginas) e é MARAVILHOSO. McGuire não é assexual, é ela é bi, mas uma das personagens principais é (e outros que são todas as outras cores do arco-íris), então eu acho que vale como #ownvoices, né? Além disso, ele ganhou os prêmios Locus, Nebula e Hugo!
Sinopse: "...e a única pessoa que pode lhe dizer como sua história termina é você"
Crianças sempre desapareceram nas condições certas: escorregando pelas sombras debaixo da cama, atrás de um guarda-roupa ou caindo em buracos de coelhos e em poços velhos, para emergir em algum lugar... diferente.
Nancy viajou para um desses lugares, e agora está de volta. As coisas que ela viu... mudam uma pessoa para sempre. E as crianças sob os cuidados de Eleanor West compreendem isso muito bem: cada uma delas procura a porta de volta ao seu próprio universo fantástico, mas poucas conseguem encontrá-la. Afinal, mundos mágicos têm pouca utilidade para crianças cujos milagres já foram usados.
A chegada de Nancy marca também uma terrível mudança no internato. Há uma escuridão pairando à cada esquina, e quando a tragédia ataca, Nancy e seus colegas precisam desvendar o mistério.
Não importa o custo.

Vou indicar também Quinze dias, do Vitor Martins, porque está na minha lista do Desafio.
Sinopse: Felipe está esperando por esse momento desde que as aulas começaram: o início das férias de julho. Finalmente ele vai poder passar alguns dias longe da escola e dos colegas que o maltratam. Os planos envolvem se afundar nos episódios atrasados de suas séries favoritas, colocar a leitura em dia e aprender com tutoriais no YouTube coisas novas que ele nunca vai colocar em prática.
Mas as coisas fogem um pouco do controle quando a mãe de Felipe informa que concordou em hospedar Caio, o vizinho do 57, por longos quinze dias, enquanto os pais dele estão viajando. Felipe entra em desespero porque a) Caio foi sua primeira paixãozinha na infância (e existe uma grande possibilidade dessa paixão não ter passado até hoje) e b) Felipe coleciona uma lista infinita de inseguranças e não tem a menor ideia de como interagir com o vizinho.
Os dias que prometiam paz, tranquilidade e maratonas épicas de Netflix acabam trazendo um turbilhão de sentimentos, que obrigarão Felipe a mergulhar em todas as questões mal resolvidas que ele tem consigo mesmo.

e vou ser clichê e indicar Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo, do Benjamin Alire Sáenz. Porque é famoso por fazer as pessoas chorarem de tão fofo, está na minha estante (virtual) e eu ainda não li!
Sinopse:Em um verão tedioso, os jovens Aristóteles e Dante são unidos pelo acaso e, embora sejam completamente diferentes um do outro, iniciam uma amizade especial, do tipo que muda a vida das pessoas e dura para sempre. E é através dessa amizade que Ari e Dante vão descobrir mais sobre si mesmos - e sobre o tipo de pessoa que querem ser.
Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão.
Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.

E por hoje é só, pessoal! :D Paulaaaa, falta só um dia! Indica aí!


message 7: by André (new)

André Caniato (vardamir) | 421 comments Raquel wrote: "André, aqui está o teu livro A (I've got your back, baby!):
De Volta Para Casa, da Seanan McGuire. Eu já li esse livro (que tecnicamente é uma novela, tem 184 páginas) e é MARAVILHOSO. McGuire não é assexual, é ela é bi, mas uma das personagens principais é (e outros que são todas as outras cores do arco-íris), então eu acho que vale como #ownvoices, né?"


Pensei nesse, mas não tinha certeza se contava como #ownvoices! É uma ótima indicação!


message 8: by André (new)

André Caniato (vardamir) | 421 comments Fechando aqui. Link da votação.


back to top
This topic has been frozen by the moderator. No new comments can be posted.