Nerds & Encrenqueiros discussion

Leviathan Wakes (The Expanse, #1)
This topic is about Leviathan Wakes
18 views
Leitura Coletiva > Leviathan Wakes (Maio/2018)

Comments Showing 1-14 of 14 (14 new)    post a comment »
dateDown arrow    newest »

Raquel V (raquelvcc) | 498 comments Mod
Olá queridos nerds!!

Nosso livro de Maio é Leviathan Wakes, do James S.A. Corey. É uma Space Ópera aparentemente cheia de intrigas, mistérios e planetas não explorados. Esta série (em que este é o 1º de 9 livros) está fazendo o maior sucesso há um tempo, tanto que já virou série de TV no Netflix.

E você, o que achou da leitura? Já assistiu a série? Conta tudo aqui pra gente (anunciando os spoilers, por favor)!


Raquel V (raquelvcc) | 498 comments Mod
Começando o audiobook hoje! São mais de 19hs de livro, mas eu estou empolgada!


Roberto (roberto_cobra) Comecei a leitura no final da semana passada e já passei pela fase de "ambientação", digamos assim. Gostei muito dos personagens principais e dos dois pólos em que a história está se passando. Consigo me imaginar, realmente, dentro daquele contexto político e militar, o estopim de uma revolução mesmo!

Não li nada sobre os livros posteriores nem sobre a série de TV, mas percebo que é uma história muito promissora, capaz de gerar infinitos desdobramentos. Isso pode ser um problema, criando pontas soltas no roteiro, mas espero que isso não aconteça. O jeito é continuar a leitura ( =


Raquel V (raquelvcc) | 498 comments Mod
Eu também já passei pela fase da ambientação. Normalmente eu tenho um pouquinho de dificuldade no começo de space operas como essa (com a maioria dos livros do John Scalzi é assim também), porque o autor te joga em um mundo desconhecido, te dando muita informação (exatamente para construir bem este mundo), e acaba por desenvolver pouco os personagens no começo. Mas depois de 20% do livro, mais ou menos, eu já passo a conhecer melhor os personagens e me importar com eles - aí sim o livro começa pra mim.

Não sei se foi certo, mas o que eu fiz para me ajudar bem no comecinho foi assistir o 1o episódio da série. Me ajudou bastante. Parei de assistir e só vou assistir o resto no final do livro, mas foi legal. Só achei a caracterização do Miles completamente diferente no livro e no filme.

Estou na fase boa agora, super investida no Holden e companhia, e louca pra saber no que vai dar esta confusão toda!


Roberto (roberto_cobra) Foi uma jogada interessante, assim você coloca rostos nos nomes e, com certeza, isso vai ajudá-la na imersão durante a leitura (ou áudio-leitura, no seu caso, hehehe).

Para mim, o Holden tem a cara do ator Joel Kinnaman, apenas por ele ter vivido um personagem com esse nome na série The killing
=S


message 6: by Isabela (new)

Isabela (absinto) | 39 comments Infelizmente eu vi a primeira temporada do seriado antes de começar a ler. Foi o clássico "vou assistir só um episódio" e acabei com a primeira temporada em dois dias. Eu pretendo começar a ler o livro agora no final de semana.
Mas eu li "Drive", um conto que se passa no universo de The Expanse, e pelo que percebi, vou gostar do estilo de escrita dos autores.


Raquel V (raquelvcc) | 498 comments Mod
Eu estou no capítulo 29 (mais ou menos na metade) e estou adorando!! As coisas estão acontecendo rápido, de maneira muito interessante e - uma das coisas que eu mais adoro em qualquer tipo de livro - duas partes da história que não tinham ligação estão se encontrando.

Bem legal! É a melhor coisa que eu já li? Não, mas é bem divertido!


message 8: by Isabela (new)

Isabela (absinto) | 39 comments Roberto wrote: "Foi uma jogada interessante, assim você coloca rostos nos nomes e, com certeza, isso vai ajudá-la na imersão durante a leitura (ou áudio-leitura, no seu caso, hehehe).

Para mim, o Holden tem a car..."

Eu não consigo imaginar outros atores nestes personagens porque comecei enviesada por ter visto a primeira temporada inteira antes da leitura. Haahahah
Descobri tem pouco tempo, por comentários na internet, que a galera não curte muito o Thomas Jane como Miller. Pra mim, tá ok até agora.


message 9: by Isabela (new)

Isabela (absinto) | 39 comments Raquel wrote: "Eu estou no capítulo 29 (mais ou menos na metade) e estou adorando!! As coisas estão acontecendo rápido, de maneira muito interessante e - uma das coisas que eu mais adoro em qualquer tipo de livro..."

"Bem legal! É a melhor coisa que eu já li? Não, mas é bem divertido!"
Achei a melhor definição pro que eu tô sentindo até agora.
Comecei a ler tem pouco tempo por motivos de: enrolo mesmo. Li pouco mais de 15% do livro e to achando muito divertido.
O seriado fez uma primeira temporada muito parecida com a história do livro, então, sem grandes novidades pra mim. Porém, estou gostando muito das informações "adicionais" como a história por trás do Cante ou alguns detalhes de como funcionam certos locais da história.


Raquel V (raquelvcc) | 498 comments Mod
O veredito final: Este livro foi muito divertido! Verdade que não é a premissa mais original do mundo, e menos ainda é Hard SciFi. Mas eu gosto de umas coisas meio "wohoo" nas minhas Space Operas, umas maluquices não comprovadas cientificamente, umas coisas que "são assim porque são". Claro, desde que não tenha absurdos, e esse livro não teve nada assim pra mim. Eu mergulhei totalmente na história e acreditei em tudo sem muitos problemas. Na verdade eu fui com uma expectativa "vou me divertir", e não "este livro vai mudar a minha vida". E foi bem por aí mesmo.

Ainda assim, adorei as motivações políticas, sociais e pessoais dos personagens. Gostei especialmente de como o livro usou as diferenças entre os Earthers, Martians e especialmente os Belters para criar um enredo que fala de questões politicas e raciais. Gostei dos lugares onde se tocou em temas de opressão, tensões étnicas, de classe e de cultura. Teve um ou outro buraco no enredo, mas muito pequenos - e os twists foram tão incríveis que eu nem dei bola.

Como de costume com livros que eu realmente gosto, os personagens foram o que me conquistou. Cheios de falhas, mas de coisas muuuito interessantes também. Amei a dinâmica da equipe de Holden e AMEI os diálogos internos do Miller. (view spoiler).

E eu realmente gostei do final! O que aconteceu foi uma boa solução para mim (view spoiler) e me deu uma sensação de FIM mesmo. Se eu quisesse, parava nesse livro e não iria ficar angustiada, mas ao mesmo tempo tenho muita curiosidade e vontade de continuar. É exatamente isso que eu gosto em séries.

Agora, sobre o seriado na Netflix (Isabela e outras pessoas que assistiram, me ajudem): (view spoiler)


Raquel V (raquelvcc) | 498 comments Mod
Isabela wrote: "Roberto wrote: "Foi uma jogada interessante, assim você coloca rostos nos nomes e, com certeza, isso vai ajudá-la na imersão durante a leitura (ou áudio-leitura, no seu caso, hehehe).

Para mim, o ..."


Eu não coloquei os rostos dos personagens da série não. Realmente não curti o casting. Imaginava a Naomi, por exemplo, um mulherão - também negra, mas bem alta e meio "amazona", sabe? Imaginava todos os Belters bem altos (como o cara que está na terra sendo interrogado no episódio 1 e 2).


Roberto (roberto_cobra) Ahhh, olha só! E eu, quando vi uns screenshots da série, acabei achando a atriz bem adequada ao que eu esperava da Naomi! heheheheh, não adianta, essa é uma das coisas mais interessantes dos livros, cada leitor vai imaginar do seu jeito particular!


message 13: by Veronica (new) - added it

Veronica (gatonolivro) | 59 comments Raquel wrote: "Eu não coloquei os rostos dos personagens da série não. Realmente não curti o casting. Imaginava a Naomi, por exemplo, um mulherão - também negra, mas bem alta e meio "amazona", sabe? Imaginava todos os Belters bem altos (como o cara que está na terra sendo interrogado no episódio 1 e 2). "

Pelo menos na segunda temporada acharam uma atriz de quase 2m, a personagem chama Bobbie Draper, ela é minha favorita na série. Mas eu não li o livro ainda.


message 14: by Isabela (last edited May 26, 2018 09:10AM) (new)

Isabela (absinto) | 39 comments Raquel wrote: "O veredito final: Este livro foi muito divertido! Verdade que não é a premissa mais original do mundo, e menos ainda é Hard SciFi. Mas eu gosto de umas coisas meio "wohoo" nas minhas Space Operas, ..."
Estou terminando o livro ainda, porém terminei a segunda temporada do seriado já. Realmente os personagens são MUITO diferentes do livro. Tanto fisicamente quanto de personalidade. Porém, estou vendo o seriado como uma outra mídia, abstraindo mesmo.
Eu fiquei muito encucada com o fato dos Belters não serem diferentes dos terráqueos, por exemplo. Tem dois episódios que mostram um Belter mais longo, como deveria ser e etc. Mas eu entendi que seria MUITO difícil conseguir fazer com que todos fossem assim já que a maior parte dos personagens no seriado (incluindo extras) são Belters. As pessoas no mundo não são muito altas. Haahahah
Os atores me incomodaram mais na segunda temporada. O Holden mais do que qualquer outro. As caras e bocas dele me lembram muito atores de filme B. Porém, gostei muito de outros personagens que foram incluídos que surgem nos outros livros. (Tentando não dar spoilers aqui).
A parte da Terra com aqueles personagens "avulsos" começa a ficar melhor na segunda temporada também, Na primeira, era uma parte do seriado que eu queria pular as cenas. Na segunda, as coisas ficam melhores durante um pedaço do seriado, porém fica meia boca de novo logo depois.
No geral, eu gostei do seriado. Acho legal existir uma produção sci-fi com várias temporadas e etc, porém sinto que está começando a entrar na enrolação.


back to top

unread topics | mark unread


Books mentioned in this topic

Leviathan Wakes (other topics)

Authors mentioned in this topic

James S.A. Corey (other topics)