Autores Portugueses discussion

11 views
Maria Teresa Horta - Maio 2018

Comments Showing 1-10 of 10 (10 new)    post a comment »
dateDown arrow    newest »

message 1: by Marcia (new)

Marcia Estima | 26 comments Mod
Já escolhi o que quero ler desta autora: "A paixão segundo Constança H.", e as "Novas cartas portuguesas" em coautoria com Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa.


message 2: by Elisa Santos (new)

Elisa Santos Esse primeiro é uma "resposta" ao livro da Clarisse Lispector A Paixão Segundo G.H. E as Novas Cartas também estão no meu radar. Aliás, todos os livros que mencionei....haja tempo.


message 3: by Marcia (new)

Marcia Estima | 26 comments Mod
A Miuda Geek wrote: "Esse primeiro é uma "resposta" ao livro da Clarisse Lispector A Paixão Segundo G.H. E as Novas Cartas também estão no meu radar. Aliás, todos os livros que mencionei....haja tempo." Se calhar devia ler então 1º o da Clarisse Lispector, não?...


message 4: by Filomena (new)

Filomena Vitorino | 6 comments Acabei no inicio do mês As Novas Cartas Portuguesas... confesso que foi uma leitura difícil e que não me convenceu, talvez fosse necessário ler primeiro "As Cartas Portuguesas", já que alguns textos são retirados (ou inspirados) nessa obra


message 5: by Marcia (new)

Marcia Estima | 26 comments Mod
Filomena wrote: "Acabei no inicio do mês As Novas Cartas Portuguesas... confesso que foi uma leitura difícil e que não me convenceu, talvez fosse necessário ler primeiro "As Cartas Portuguesas", já que alguns texto..."
Eu vou ler na mesma... Livros difíceis têm vindo parar-me às mãos ultimamente...


message 6: by Elisa Santos (new)

Elisa Santos Marcia wrote: "A Miuda Geek wrote: "Esse primeiro é uma "resposta" ao livro da Clarisse Lispector A Paixão Segundo G.H. E as Novas Cartas também estão no meu radar. Aliás, todos os livros que mencionei....haja te..."

Isso não te sei responder...


message 7: by Elisa Santos (new)

Elisa Santos Filomena wrote: "Acabei no inicio do mês As Novas Cartas Portuguesas... confesso que foi uma leitura difícil e que não me convenceu, talvez fosse necessário ler primeiro "As Cartas Portuguesas", já que alguns texto..."

As Cartas Portuguesas são as cartas da Soror Mariana Alcoforado ao Tenente ou capitão francês pela qual ela estava apaixonada, não era? O teor não deve ser muito parecido....eu li excertos das cartas e pelo que penso ser As Novas Cartas, não deve haver muitos pontos de contacto. Mas é um livro que quero muito ler.


message 8: by Filomena (new)

Filomena Vitorino | 6 comments A Miuda Geek wrote: "Filomena wrote: "Acabei no inicio do mês As Novas Cartas Portuguesas... confesso que foi uma leitura difícil e que não me convenceu, talvez fosse necessário ler primeiro "As Cartas Portuguesas", já..."

Pelo meio das "novas cartas" há muitos textos das "cartas Portuguesas".
As Novas Cartas Portuguesas é uma colectânea de textos, que não têm propriamente um fio condutor entre eles. Tem textos muito bons, outros que achei incompreensíveis. Alguns textos são essas cartas de Mariana Alcoforado ao seu amante, outras entre ela e uma amiga e ainda do sr. Conde Chamilly para ela (o tal tenente).
Achei uma leitura difícil pelo tipo de escrita, pela ausência de um fio condutor entre os textos.
Mas alguns textos ficam na memória pela crueza das palavras e pela realidade que retratam.


message 9: by Elisa Santos (new)

Elisa Santos Filomena wrote: "A Miuda Geek wrote: "Filomena wrote: "Acabei no inicio do mês As Novas Cartas Portuguesas... confesso que foi uma leitura difícil e que não me convenceu, talvez fosse necessário ler primeiro "As Ca..."

Oh não sabia que tinham incluído algumas cartas originais.
O que oiço sobre as novas cartas é que foram escritas para descrever a condição de ser mulher, durante a ditadura. Escrever também sobre temas como sexo, violência domestica, violação no casamento, etc....


message 10: by Marcia (new)

Marcia Estima | 26 comments Mod
Filomena wrote: "A Miuda Geek wrote: "Filomena wrote: "Acabei no inicio do mês As Novas Cartas Portuguesas... confesso que foi uma leitura difícil e que não me convenceu, talvez fosse necessário ler primeiro "As Ca..."
Acabei de ler as "Novas cartas" e concordo que alguns textos são mesmo de difícil compreensão. Por outro lado consegui perceber melhor as frustrações das mulheres de uma época em que ainda vivíamos sob uma ditadura, não só de regime político mas também dos homens em relação às mulheres.


back to top