LITERARY HURRICANE discussion

note: This topic has been closed to new comments.
19 views
Geral do clube e informações > Sugestões para Fevereiro/2018 - Ficção Científica

Comments Showing 1-5 of 5 (5 new)    post a comment »
dateDown arrow    newest »

message 1: by Raquel (last edited Jan 01, 2018 11:51AM) (new)

Raquel V (raquelvcc) | 444 comments Olá queridos furacões,

Sejam bem-vindos a 2018! Esperamos que o seu ano tenha começado cheio de novidades, mas esta não é uma delas. Como sempre, neste começo de mês vamos sugerir os livros que queremos ler no mês que vem.

Em Fevereiro vamos ler um livro de Ficção Científica, e você pode sugerir quantos livros quiser aqui ou pelo Facebook até dia 10 deste mês.


message 2: by Gabriela (last edited Jan 03, 2018 04:36AM) (new)

Gabriela Nascimento (snarkhunter) | 31 comments Minhas sugestões:

Neuromancer, William Gibson
Um dos maiores clássicos da ficção científica e, com certeza, o maior clássico do cyberpunk. Conta a história de Case, um hacker que tentou passar a perna na empresa em que trabalhava e, como punição, acabou sendo envenenado com uma toxina que o impede de se conectar ao cyberspace. Drogado, sem dinheiro e desempregado, ele conhece umas pessoas que oferecem uma cura em troca da participação dele num trabalho sobre o qual não falam muita coisa.

Historia da sua vida e outros contos (Stories of Your Life and Others), Ted Chiang
Um dos principais escritores da ficção científica contemporânea. Esse livro é uma coletânea de seus contos. Entre as histórias dotadas de rigor científico, humanidade e lirismo estão “A torre da Babilônia”, na qual um minerador sobe a famosa torre com a missão de escavar a abóbada celeste; “Divisão por zero”, uma reflexão precisa e devastadora sobre o fim da esperança e do amor, e “História da sua vida”, na qual uma linguista aprende um idioma alienígena que modifica sua visão de mundo.

Homem-Máquina (Machine Man), Max Barry
Outro escritor de ficção científica contemporâneo. Esse livro foi, primeiramente, publicado em um blog em um formato inusitado: capítulos curtos com direito a feedbacks imediatos que influenciaram a história. Charles Neumann é engenheiro e trabalha em um sofisticado laboratório de pesquisas. Ele não tem amigos ou qualquer tipo de habilidade social, e ama máquinas e tecnologia. Quando perde uma das pernas em um acidente de trabalho, Charlie não encara a situação como uma tragédia, e sim como uma oportunidade. Ele sempre achou que o frágil corpo humano poderia ser aperfeiçoado, e então decide colocar em prática algumas ideias. E começa a construir partes. Partes mecânicas. Partes melhores. A especialista em próteses Lola Shanks é apaixonada por membros e órgãos artificiais. Quando conhece Charlie, ela fica fascinada com a possibilidade de ter encontrado um homem capaz de produzir um corpo totalmente mecânico. Mas as outras pessoas acham que ele é um louco. Ou um produto. Ou uma arma. Em uma sátira sobre como a sociedade se tornou tão dependente da tecnologia, Homem-máquina narra a estranha e divertida jornada de um homem em busca do autoaprimoramento.

O restaurante no fim do universo (The Restaurant at the End of the Universe), Douglas Adams
O André disse que o Guia já foi lido, então coloquei o segundo volume da trilogia de cinco do maravilhoso Douglas Adams. Trata-se da continuação das aventuras das personagens do primeiro livro: Arthur Dent, Ford Prefect, Trillian, Zaphod Beeblebrox e Marvin. Depois de escapar da destruição da Terra, o humano Arthur Dent faz amizades com a tripulação da nave Coração de Ouro, que é movida por um gerador de improbabilidade infinita. Depois de uma refeição eles seguem pelo espaço para encontrar o homem que rege o universo e acabam por quase desvendar a Questão sobre a Vida, o Universo e Tudo Mais.


message 3: by André (new)

André Caniato (vardamir) | 421 comments Estamos em 2018, ou seja, NO FUTURO! E aqui estou eu com minhas indicações.



Também serão quatro:

Deixe as estrelas falarem - Lady Sybylla
Sinopse: Rosa não vê a hora de voltar para sua nave, o cargueiro independente Amaterasu. Reúne sua tripulação, mas se vê em uma situação desesperadora quando se percebe sem dinheiro, com a nave ancorada em um espaço-porto. Eis que um contrabando misterioso surge e uma oportunidade rara de fazer muito dinheiro em pouco tempo. Mas o trabalho não virá sem consequências para Rosa e sua tripulação.

Os despossuídos (The Dispossessed) - Ursula K. Le Guin
Sinopse: Ganhador do prêmio Nebula de melhor romance em 1974, além do Hugo e do Locus em 1975, Os despossuídos lida com temas fundamentais a sua época, como o capitalismo, o comunismo russo e o anarquismo, além dos conceitos de individual e coletivo. O romance se passa em dois planetas-gêmeos, Uras e Anarres, com sistemas políticos opostos e prestes a entrar em guerra, numa alusão à Guerra Fria.

Não verás país nenhum - Ignácio de Loyola Brandão
Sinopse: Durante muitas décadas a poesia A pátria, de Olavo Bilac, foi lida, decorada e recitada pelas crianças brasileiras. Os versos iniciais diziam: "Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste! / Criança! Não verás nenhum país como este!" Não deixa de ser uma ironia cruel encontrar o verso bilaquiano adotado como título (e com seu significado virado pelo avesso) de um dos romances mais devastadores e pessimistas da literatura brasileira, o oposto do róseo otimismo do poeta das estrelas, Não verás país nenhum, de Ignácio de Loyola Brandão.

Piquenique na estrada (Пикник на обочине) - Arkádi e Boris Strugátski
Sinopse: A cidade de Harmont está mudada. Desde que foi palco de uma das várias invasões alienígenas na Terra, o clima é de incerteza e medo. Os visitantes anônimos não se comunicaram com os terráqueos, e assim deixaram a humanidade com questionamentos aterradores. Nos locais onde eles estiveram, agora zonas proibidas, fenômenos perigosos continuam acontecendo. O trabalho ilegal de Redrick Schuhart, e de todos os outros stalkers, é invadir esse território para coletar e depois comercializar estranhos e misteriosos objetos trazidos de mundos distantes.


message 4: by Raquel (new)

Raquel V (raquelvcc) | 444 comments E nos 47 minutos do segundo tempo:

A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil, da Becky Chambers - Maravilhoso (segundo todas as pessoas do mundo), cheio de diversidade, e mais pra ficção literária do que Ficção científica pesada. Parece bem o nosso gênero!

As Primeiras Quinze Vidas de Harry August, da Claire North. Meio fantasia meio Ficção Científica, esse livro na verdade é sobre a humanidade.

E Guerra do Velho, do John Scalzi, porque ele é engraçado, inovador, e meu amorzinho na Ficção Científica!

Pronto, Ufa!! Vai ser uma votação incrível!!


message 5: by André (new)

André Caniato (vardamir) | 421 comments Fechando aqui, pessoal! Vocês podem votar neste link.


back to top
This topic has been frozen by the moderator. No new comments can be posted.