LITERARY HURRICANE discussion
note: This topic has been closed to new comments.
Geral do clube e informações
>
Sugestões para Fevereiro/2018 - Ficção Científica
date
newest »


Neuromancer, William Gibson
Um dos maiores clássicos da ficção científica e, com certeza, o maior clássico do cyberpunk. Conta a história de Case, um hacker que tentou passar a perna na empresa em que trabalhava e, como punição, acabou sendo envenenado com uma toxina que o impede de se conectar ao cyberspace. Drogado, sem dinheiro e desempregado, ele conhece umas pessoas que oferecem uma cura em troca da participação dele num trabalho sobre o qual não falam muita coisa.
Historia da sua vida e outros contos (Stories of Your Life and Others), Ted Chiang
Um dos principais escritores da ficção científica contemporânea. Esse livro é uma coletânea de seus contos. Entre as histórias dotadas de rigor científico, humanidade e lirismo estão “A torre da Babilônia”, na qual um minerador sobe a famosa torre com a missão de escavar a abóbada celeste; “Divisão por zero”, uma reflexão precisa e devastadora sobre o fim da esperança e do amor, e “História da sua vida”, na qual uma linguista aprende um idioma alienígena que modifica sua visão de mundo.
Homem-Máquina (Machine Man), Max Barry
Outro escritor de ficção científica contemporâneo. Esse livro foi, primeiramente, publicado em um blog em um formato inusitado: capítulos curtos com direito a feedbacks imediatos que influenciaram a história. Charles Neumann é engenheiro e trabalha em um sofisticado laboratório de pesquisas. Ele não tem amigos ou qualquer tipo de habilidade social, e ama máquinas e tecnologia. Quando perde uma das pernas em um acidente de trabalho, Charlie não encara a situação como uma tragédia, e sim como uma oportunidade. Ele sempre achou que o frágil corpo humano poderia ser aperfeiçoado, e então decide colocar em prática algumas ideias. E começa a construir partes. Partes mecânicas. Partes melhores. A especialista em próteses Lola Shanks é apaixonada por membros e órgãos artificiais. Quando conhece Charlie, ela fica fascinada com a possibilidade de ter encontrado um homem capaz de produzir um corpo totalmente mecânico. Mas as outras pessoas acham que ele é um louco. Ou um produto. Ou uma arma. Em uma sátira sobre como a sociedade se tornou tão dependente da tecnologia, Homem-máquina narra a estranha e divertida jornada de um homem em busca do autoaprimoramento.
O restaurante no fim do universo (The Restaurant at the End of the Universe), Douglas Adams
O André disse que o Guia já foi lido, então coloquei o segundo volume da trilogia de cinco do maravilhoso Douglas Adams. Trata-se da continuação das aventuras das personagens do primeiro livro: Arthur Dent, Ford Prefect, Trillian, Zaphod Beeblebrox e Marvin. Depois de escapar da destruição da Terra, o humano Arthur Dent faz amizades com a tripulação da nave Coração de Ouro, que é movida por um gerador de improbabilidade infinita. Depois de uma refeição eles seguem pelo espaço para encontrar o homem que rege o universo e acabam por quase desvendar a Questão sobre a Vida, o Universo e Tudo Mais.


Também serão quatro:
Deixe as estrelas falarem - Lady Sybylla
Sinopse: Rosa não vê a hora de voltar para sua nave, o cargueiro independente Amaterasu. Reúne sua tripulação, mas se vê em uma situação desesperadora quando se percebe sem dinheiro, com a nave ancorada em um espaço-porto. Eis que um contrabando misterioso surge e uma oportunidade rara de fazer muito dinheiro em pouco tempo. Mas o trabalho não virá sem consequências para Rosa e sua tripulação.
Os despossuídos (The Dispossessed) - Ursula K. Le Guin
Sinopse: Ganhador do prêmio Nebula de melhor romance em 1974, além do Hugo e do Locus em 1975, Os despossuídos lida com temas fundamentais a sua época, como o capitalismo, o comunismo russo e o anarquismo, além dos conceitos de individual e coletivo. O romance se passa em dois planetas-gêmeos, Uras e Anarres, com sistemas políticos opostos e prestes a entrar em guerra, numa alusão à Guerra Fria.
Não verás país nenhum - Ignácio de Loyola Brandão
Sinopse: Durante muitas décadas a poesia A pátria, de Olavo Bilac, foi lida, decorada e recitada pelas crianças brasileiras. Os versos iniciais diziam: "Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste! / Criança! Não verás nenhum país como este!" Não deixa de ser uma ironia cruel encontrar o verso bilaquiano adotado como título (e com seu significado virado pelo avesso) de um dos romances mais devastadores e pessimistas da literatura brasileira, o oposto do róseo otimismo do poeta das estrelas, Não verás país nenhum, de Ignácio de Loyola Brandão.
Piquenique na estrada (Пикник на обочине) - Arkádi e Boris Strugátski
Sinopse: A cidade de Harmont está mudada. Desde que foi palco de uma das várias invasões alienígenas na Terra, o clima é de incerteza e medo. Os visitantes anônimos não se comunicaram com os terráqueos, e assim deixaram a humanidade com questionamentos aterradores. Nos locais onde eles estiveram, agora zonas proibidas, fenômenos perigosos continuam acontecendo. O trabalho ilegal de Redrick Schuhart, e de todos os outros stalkers, é invadir esse território para coletar e depois comercializar estranhos e misteriosos objetos trazidos de mundos distantes.

A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil, da Becky Chambers - Maravilhoso (segundo todas as pessoas do mundo), cheio de diversidade, e mais pra ficção literária do que Ficção científica pesada. Parece bem o nosso gênero!
As Primeiras Quinze Vidas de Harry August, da Claire North. Meio fantasia meio Ficção Científica, esse livro na verdade é sobre a humanidade.
E Guerra do Velho, do John Scalzi, porque ele é engraçado, inovador, e meu amorzinho na Ficção Científica!
Pronto, Ufa!! Vai ser uma votação incrível!!
This topic has been frozen by the moderator. No new comments can be posted.
Books mentioned in this topic
The Restaurant at the End of the Universe (other topics)Stories of Your Life and Others (other topics)
Neuromancer (other topics)
Não Verás País Nenhum (other topics)
Machine Man (other topics)
More...
Authors mentioned in this topic
John Scalzi (other topics)Claire North (other topics)
Becky Chambers (other topics)
Sejam bem-vindos a 2018! Esperamos que o seu ano tenha começado cheio de novidades, mas esta não é uma delas. Como sempre, neste começo de mês vamos sugerir os livros que queremos ler no mês que vem.
Em Fevereiro vamos ler um livro de Ficção Científica, e você pode sugerir quantos livros quiser aqui ou pelo Facebook até dia 10 deste mês.