LITERARY HURRICANE discussion

Norse Mythology
This topic is about Norse Mythology
16 views
Jun/2017 * Norse Mythology > Junho/2017 * Norse Mythology * Terminado / Possibilidade de Spoilers

Comments Showing 1-5 of 5 (5 new)    post a comment »
dateDown arrow    newest »

Joana Diniz (joaan_) | 317 comments E aí, Furacões: o que acharam da mitologia nórdica pelos olhos de Neil Gaiman?

Como boa obcecada pelo Neil, eu comprei e li logo que saiu (hehe).
E eu já li bastante coisa sobre mitologias por ser um campo de meu interesse, incluindo várias recontações. Mesmo as com approach mais ~descolado às vezes ficavam ou maçantes, ou confusas. Exemplos: "quem é esse cara? De onde ele surgiu? Ninguém falou dele antes e todo mundo tá falando como se ele fosse bróder????". Claro. Muito se perdeu. O próprio Neil fala isso na introdução. Mas ele tem uma escrita tão fascinante e pensada que você não sente essas coisas. Ele alinhava tão bem essas histórias de tempos imemoriais!
Acho que isso foi o mais marcante pra mim, porque são histórias que em maior ou menor grau eu conhecia (em geral).
Além da crueza com que ele fala dos assassinatos e sanguinolência geral. Já li obras que tentavam justificar as coisas, sendo que a moral era outra praquele povo, sabem?
Que livrão. Que homão.


Jessica Ohara | 163 comments Eu tive uma dificuldade no começo, por achar que ele contaria as histórias de um jeito mais Deuses Americanos, mas quando vi que seria mais um pouco no estilo Livro de Ouro da Mitologia, também fiquei feliz. Acho que uma das coisas que eu mais gosto é que Neil é um bom contador de histórias, é possível quase sentir que estão te contando algo em uma noite fria com as noites apagadas e você com vontade de saber o que vai acontecer.
Mitologia é uma das coisas que eu mais gosto, e a nórdica então nem se fala, e por isso precise reiterar aqui o quanto eu sou do time do Loki, tô nem aí, eu quero ver o caos e a treta.


André Caniato (vardamir) | 421 comments Terminei de ler ontem e vou deixar aqui um pouco do meu parecer. Meu problema com esse livro foi, em maior parte, que eu já conhecia as lendas. Não são poucas as obras sobre mitologia nórdica, e todo o conhecimento que restou sobre essas histórias está reunido em apenas 02 livros (a Edda em prosa e a Edda poética). Por isso e pelo histórico do Gaiman, peguei o livro esperando algum twist, alguma coisa a mais, alguma coisa diferente... que não estava lá.

Sure, a narrativa do Neil Gaiman ainda é maravilhosa, e foi uma delicinha ler as histórias como NARRATIVAS, mesmo, em vez de como lendas. Mas não consigo deixar de sentir que teria aproveitado (bem) mais se esse fosse meu primeiro contato com os deuses do norte. Tentei ser objetivo e dar a nota (4/5) com isso na cabeça.


Paula Cruz (paulacruz) | 141 comments FINALMENTE LI E A CERTEZA QUE FICA É QUE LER QUALQUER COISA DO NEIL É COMO REENCONTRAR UM AMIGO QUE EU NÃO VIA HÁ UM TEMPO <3 desculpem pelo caps mas eu amo esse homem!!! É muito fácil gostar de qualquer coisa que ele escreve, af!!

Ainda assim, com certeza não é um dos livros mais notáveis dele, mas uma boa introdução ao mundo dos deuses dos vikings. Eu, que não conhecia nada de mitologia nórdica, me dei bem. É tudo bem claro, apesar de não ser mastigadinho. O Neil tem especial talento para narrar mitos, então algumas passagens são espetaculares, como no mito do presente dos deuses e o mito de antes do princípio. Outras são histórias tipo??????? SOCORRO QUE DEUSES SÃO ESSES TIPO LOKI PQ VC VIROU UMA ÉGUA PRA GANHAR UMA APOSTA, TÁ DOIDO


Raquel V (raquelvcc) | 444 comments Ai gente, eu só li agora e tive uma experiência bem diferente da de vocês. Exatamente por ser o Neil, eu esperava muito mais. Esperava talvez algo mais "novelizado", não sei. Esperava me conectar mais aos personagens (como geralmente é com os personagens criados por ele), esperava entender mais as motivações de cada um, a psicologia. Esperava também histórias mais interessantes. Na real eu esperava Circe ou The Song of Achilles, só que em histórias curtas e com a voz e o charme do Gaiman.

Dei duas estrelas porque pra mim foi "meh".

E tem mais uma coisa que não saiu da minha cabeça o tempo todo que eu estava lendo (estou até aqui me perguntando se eu não fico problematizando demais o mundo ultimamente, mas na real acho que o mundo é que é problemático mesmo e eu só estou enxergando mesmo há pouco tempo): esses mitos, que ainda influenciam tanto a cultura ocidental, são a razão que a vida toda homens héteros brancos acham que podem tudo só porque querem. Quando eu lia sobre Odin, Thor e Loki, eu só pensava "taí muito da nossa sociedade explicada".


back to top