LITERARY HURRICANE discussion

note: This topic has been closed to new comments.
29 views
Geral do clube e informações > Sugestões para Março/2017 - Livro escrito por Mulher

Comments Showing 1-14 of 14 (14 new)    post a comment »
dateDown arrow    newest »

message 1: by Raquel (last edited Feb 01, 2017 05:29PM) (new)

Raquel V (raquelvcc) | 444 comments Olá queridos furacões! Em Março, mês do Dia Internacional da Mulher, vamos homenageá-las lendo um livro escrito por uma mulher. Qualquer livro, de qualquer gênero, desde que escrito por uma pessoa que se identifica como mulher. Sugestões serão aceitas até dia 10, por aqui ou pelo Facebook. Como sempre, os livros precisam ter versão online em português. Bora sugerir?


message 2: by André (last edited Feb 01, 2017 07:53AM) (new)

André Caniato (vardamir) | 421 comments OI GENTE CHEGUEI COM SUGESTÕES



Sim, mais de uma. Vamos lá:

- The Last Man (O último homem) - Mary Shelley
Sinopse: O último homem é um romance de ficção científica apocalíptica de Mary Shelley, que foi publicado primeiramente em 1826. O livro conta a história de um mundo futuro que foi devastado por uma praga. O romance foi duramente criticado na época, e estava praticamente desconhecido até que um renascimento acadêmico começou na década de 1960. É notável, em parte, pelos seus retratos semi-autobiográficos de figuras românticas do círculo de Shelley, particularmente do falecido marido de Shelley, Percy Bysshe Shelley e Lord Byron.

- The Bone Season (A Temporada dos Ossos) - Samantha Shannon
Sinopse: Ambientada em 2059, a trama acompanha a protagonista Paige Mahoney, uma andarilha onírica, alguém capaz de entrar na mente das pessoas e captar pensamentos e fragmentos de sonhos. Considerada traidora pelo governo, Paige paga por seu dom com a sua liberdade e é enviada para uma prisão secreta em Oxford. Lá, ela conhece os Rephaim, criaturas de uma raça antiga que desejam controlar a clarividência de Paige e de outros como ela, e precisará aprender a confiar em aliados improváveis não só para reconquistar a liberdade, mas garantir a própria sobrevivência. Considerada um dos principais nomes da literatura de fantasia dos últimos tempos, Samantha Shannon entrega aos leitores um romance surpreendente e arrebatador.

- Hidden Figures (Estrelas além do tempo) - Margot Lee Shetterly
Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, a incipiente indústria aeronáutica americana contratou matemáticas negras para suprir sua falta de mão de obra. Esses “computadores humanos” continuaram trabalhando para seu governo e passaram a fazer parte da NASA em uma época em que vingava a segregação racial. Elas garantiram que os Estados Unidos ganhassem a corrida especial contra a União Soviética e lutaram para realizar o sonho americano. Esta é a sua história, que chega também aos cinemas na adaptação cinematográfica estrelada por Taraji P. Henson, Janelle Monáe, Octavia Spencer, Kevin Costner, Kirsten Dunst e Jim Parsons.


message 3: by Luciana (new)

Luciana (soualuciana) | 45 comments Vou sugerir dois livro que quero ler este ano. ;)

- Meu Primeiro Assassinato, de Leena Lehtolainen
Sinopse: Depois de alguns anos na polícia federal, onde a rotina de autuações e interrogatórios de pequenos delinquentes a entedia, Maria Kallio retoma seus estudos na faculdade de Direito. Mas sente falta da ação e acaba aceitando substituir um colega no departamento policial de Helsinque. Assim começa sua primeira investigação criminal: um jovem, que passava um fim de semana na casa de seus pais em companhia de sete outros membros de um coral, é encontrado morto, afogado. O culpado só pode ser alguém do grupo. Mas quem? Maria interroga um a um. Sua tarefa é árdua: ela conheceu a vítima e alguns dos suspeitos quando era estudante. E tem a mesma idade deles, o que não a torna muito convincente como inspetora neste caso. Além disso, todos tinham boas razões para detestar a vítima: um jovem rico, talentoso, bem-sucedido e conquistador.

- Cinderela Chinesa, de Adeline Yen Mah
Sinopse: Quinta filha de um milionário chinês, Adeline perdeu a mãe apenas duas semanas depois de nascer. Além de sofrer com a hostilidade dos irmãos, que a responsabilizam pela morte da mãe, Adeline ainda sofre com a indiferença do pai e a crueldade da madrasta. A segunda mulher de seu pai despreza os filhos do casamento anterior, que vivem pobremente, limitados a três refeições diárias e a apenas uma muda de roupa além do uniforme escolar. O pai ignora o que acontece em casa, deixando o terreno livre para a madrasta. Por ter ousado contrariá-la e por apresentar um rendimento exemplar na escola, Adeline padece nas mãos dessa mulher, que parece ter saído diretamente da fábula Cinderela. Por isso, acaba num colégio interno, sem visitas nem presentes, e é nos livros que encontra refúgio para sua tristeza e solidão. É dessas leituras que vem sua redenção – aos catorze anos, ela se inscreve em um concurso internacional de peças teatrais para alunos de língua inglesa, e ganha. A partir daí, Adeline tem a chance de escapar do seu destino.


message 4: by Gabriel (new)

Gabriel Cruz | 1 comments O Aprendiz de Assassino - Robbin Hobbe
Sinopse:O jovem Fitz é o filho bastardo do nobre Príncipe Cavalaria e foi criado pelo cocheiro de seu pai, à sombra da corte real. Ele é tratado como um penetra por todos na realeza, com exceção do Rei Sagaz, que faz com que ele seja secretamente treinado na arte do assassinato. Porque nas veias de Fitz corre a mágica do Talento – e o conhecimento obscuro de um garoto criado em um estábulo, entre cães, e rejeitado por sua família. Quando assaltantes bárbaros invadem a costa, Fitz está se tornando um homem. Logo ele enfrentará sua primeira missão, perigosa e que despedaçará sua alma. E embora alguns o vejam como uma ameaça ao trono, ele pode ser a chave para a sobrevivência do reino.


PS:Não entendo de mídias sociais e não sei colocar o link do livro =(


message 5: by Mari (new)

Mari Pacheco (marithereader) | 59 comments Escolher um só foi difícil, mas não podia perder a chance de indicar essa lindeza que quero ler há tempos (e que tenho uma edição maravilhosa na estante): Filha da Fortuna, da Isabel Allende.
Segue a sinopse: "Um livro que se concentra à volta da corrida ao ouro na Califórnia, em meados do século passado, e em que uma jovem, Eliza Sommers, segue o seu amante a partir do Chile quando este decide partir para norte em busca de fortuna. Um livro essencial de uma autora que dispensa apresentações, polvilhado de emoções e onde não falta um personagem chinês que vai acompanhar a heroína e ajudá-la a ultrapassar e compreender as contradições da condição humana. É o romance mais ambicioso da autora, em que se retrata uma época em que a ganância e violência imperam e onde valores como a amizade, a compaixão e a coragem são essenciais à sobrevivência."

p.s: André, também quero ler Hidden Figures!


message 6: by Samira (new)

Samira Oi gente. Eu sugiro Vozes de Tchernobyl, da Svetlana Aleksievitch.


message 7: by Raquel (new)

Raquel V (raquelvcc) | 444 comments Gabriel wrote: "O Aprendiz de Assassino - Robbin Hobbe
Sinopse:O jovem Fitz é o filho bastardo do nobre Príncipe Cavalaria e foi criado pelo cocheiro de seu pai, à sombra da corte real. Ele é tratado como um penet..."


Gabriel, se você usa o Goodreads no IOS ou no computador tem um botão logo acima da caixa onde escrevemos o comentário que diz "add book/author", que é só apertar e procurar o nome do livro. Se não houver isso no seu, é só colocar [ book: Nome do livro ], sem espaço depois ou antes do [.

Aliás, amei a sua indicação!


message 8: by Joana (new)

Joana Diniz (joaan_) | 317 comments FINALMENTE INDICAREI MEU AMOR, QUE MÊS GLORIOSO!!!!

Indicarei - graças aos ebooks que nosso querido André achou <3 - O Homem dos Círculos Azuis, da minha RAINHA, a dama dos crimes na França, Fred Vargas!!!
Esse é o primeiro livro com um dos mais icônicos personagens dela, o delegado Adamsberg, em busca da solução de um crime bem insólito. Toma a sinopse aqui:
"Nos últimos meses, alguém vem percorrendo as ruas de Paris e traçando círculos de giz azul em volta de sucatas encontradas na calçada: um brinco, um novelo de lã, uma vela, uma touca de natação, uma bolsa... A imprensa acha graça, os psiquiatras tecem análises e os parisienses estão intrigados.
Mas logo a polícia encontra uma mulher degolada, dentro dos mesmos círculos, agora com a inscrição: "Ô Bento, seu azarento, na rua com esse vento?".
Entra então em cena o mais conhecido personagem de Fred Vargas, o delegado Jean-Baptiste Adamsberg, que passa o tempo todo mexendo vagarosamente o café e rabiscando em papéis de rascunho. Ao lado dele, gravitam outros personagens também interessantes e engraçados: um cego que faz tiradas impagáveis, uma mulher que estuda peixes de águas profundas, uma solteirona que procura marido nos classificados.
Durante várias semanas, Adamsberg continua a mexer vagarosamente o café enquanto o assassino atua sem deixar pistas. Até que um círculo oval surge na rue Bertholet com a mesma pergunta - mas ele agora tem um resposta.
O homem dos círculos azuis, primeiro livro da série que traz como protagonista o delegado Jean-Baptiste Adamsberg, foi premiado no festival de Saint-Nazare em 1992."


message 9: by Paula (new)

Paula Cruz (paulacruz) | 141 comments E AE RAPAZIADA
venho na madurgada desta já segunda-feira para fazer minhas sugestões de livros! Já vi aqui e no Facebook várias sugestões ÓTIMAS e tô super animada para a votação!!


A Mão Esquerda da Escuridão by Ursula K. Le Guin
A Mão Esquerda da Escuridão da Ursula K. Le Guin
Nunca li nada do Ursula, mas sei há um tempinho que ela é uma escritora consagrada na ficção científica, que é um ramo muito difícil de destacar mulheres (não só esse né? mas enfim). Esse livro dela é MUY LOUCO e fala de um astronauta que visita um planeta no qual os habitantes não tem gênero (!!!!!!!!). vou colar o resto da sinopse, mas só isso faz o livro ser WUT QUERO/NECESSITO LER

Sinopse: Genly Ai foi enviado a Gethen com a missão de convencer seus governantes a se unirem a uma grande comunidade universal. Ao chegar no planeta Inverno, como é conhecido por aqueles que já vivenciaram seu clima gelado, o experiente emissário sente-se completamente despreparado para a situação que lhe aguardava. Os habitantes de Gethen fazem parte de uma cultura rica e quase medieval, estranhamente bela e mortalmente intrigante. Nessa sociedade complexa, homens e mulheres são um só e nenhum ao mesmo tempo. Os indivíduos não possuem sexo definido e, como resultado, não há qualquer forma de discriminação de gênero, sendo essas as bases da vida do planeta. Mas Genly é humano demais. A menos que consiga superar os preconceitos nele enraizados a respeito dos significados de feminino e masculino, ele corre o risco de destruir tanto sua missão quanto a si mesmo.


As Meninas by Lygia Fagundes Telles
As Meninas por Lygia Fagundes Telles
Um dos clássicos brasileiros que nunca li e que todo mundo elogia bastante!!! Se não me engano ano passado a obra da Lygia como um todo foi indicada a um prêmio badass de literatura mundial!!

Sinopse: Não foram muitos os escritores que, no auge da ditadura militar no Brasil, abordaram em seus textos temas como a repressão e a tortura e escreveram obras de contestação como 'As meninas', de Lygia Fagundes Telles. Livro árduo, dolorido e lindo, 'As meninas' relata os conflitos no relacionamento de três jovens que têm entre si um ponto em comum, a solidão, e como pano de fundo os governos militares


Do que tenho lido - Maíra Protasio (doquetenholido) | 14 comments Exercendo o maior controle que eu sou capaz de ter, vou indicar quatro livros totalmente fantásticos e quero muito ler também:

1. Quarenta dias

Livro muito elogiado e que fez com que Maria Valeria Rezende fosse redescoberta, ao receber o Jabuti por esta obra.
Sinopse:
Quarenta dias no deserto, quarenta anos. É o que diz (ou escreve) Alice, a narradora de 'Quarenta dias', romance de Maria Valéria Rezende, ao anotar num caderno escolar pautado, com a imagem da boneca Barbie na capa, seu mergulho gradual em dias de desespero, perdida numa periferia empobrecida que ela não conhece, à procura de um rapaz que ela não sabe ao certo se existe. Alice é uma professora aposentada, que mantinha uma vida pacata em João Pessoa até ser obrigada pela filha a deixar tudo para trás e se mudar para Porto Alegre. Mas uma reviravolta familiar a deixa abandonada à própria sorte, numa cidade que lhe é estranha, e impossibilitada de voltar ao antigo lar. Ao saber que Cícero Araújo, filho de uma conhecida da Paraíba, desapareceu em algum lugar dali, ela se lança numa busca frenética, que a levará às raias da insanidade.

2.Meio sol amarelo

Sinopse: Contado por meio de três pontos de vista - além do de Olanna, a narrativa concentra-se nas perspectivas do namorado de Kainene, o jornalista britânico Richard Churchill, e de Ugwu, um garoto que trabalha como criado de Odenigbo -, Meio sol amarelo enfeixa várias pontas do conflito que matou milhares de pessoas, em virtude da guerra, da fome e da doença. O romance é mais do que um relato de fatos impressionantes: é o retrato vivo do caos vislumbrado através do drama de pessoas forçadas a tomar decisões definitivas sobre amor e responsabilidade, passado e presente, nação e família, lealdade e traição.

3. NW

Já tendo lido três outros livros da Zadie Smith, posso garantir a vocês que ela é maravilhosa! A escrita é gostosa de ler, os temas são super atuais e relevantes e os personagens são sempre cheios de camadas.

NW segue o passo de quatro londrinos - Nathan, Natalie, Leah e Felix -, conforme eles deixam o bairro de suas infâncias e passam a viver numa cidade tão acolhedora quanto áspera. O enfrentamento com a vida adulta se dará numa Londres que é ao mesmo tempo brutal e bela, complicada e reveladora. E é após um encontro fortuito que esses quatro personagens, vivendo a exata encruzilhada entre quem eram e quem querem ser, vão finalmente enxergar as escolhas do passado se desenrolando no futuro.

4. Um Beijo de Colombina
Um romance brasileiro mais contemporâneo, sempre falam muito da Adriana Lisboa mas ainda não li nada e este livro parece um ótimo começo.

Sinopse:
Um beijo de Colombina' é inspirado na obra poética de Manuel Bandeira, o romance é narrado por um homem cuja namorada, Teresa, morreu afogada recentemente. Como quem escreve para assimilar o que aconteceu e organizar os sentimentos, ele vai contando como a conheceu, o que sabe sobre seu passado, como acabou morando com ela, até o dia em que Teresa foi nadar numa praia de Mangaratiba (RJ) e nunca mais voltou - seu corpo não foi encontrado.


Do que tenho lido - Maíra Protasio (doquetenholido) | 14 comments Paula wrote: "E AE RAPAZIADA
venho na madurgada desta já segunda-feira para fazer minhas sugestões de livros! Já vi aqui e no Facebook várias sugestões ÓTIMAS e tô super animada para a votação!!


[bookcover:A M..."


As Meninas eu já li e é realmente ótimo! E estou louca para ler o A Mão Esquerda da Escuridão!


message 12: by Luciana (new)

Luciana (soualuciana) | 45 comments Joana wrote: "(...) minha RAINHA, a dama dos crimes a dama dos crimes na França, Fred Vargas!"

Gente! Com esse nome eu ia passar batido. Hahaha! Mas se é rainha do crime já tá na minha lista. ;) Taí um gênero que curto bastante.

Maíra wrote: "(...) sempre falam muito da Adriana Lisboa mas ainda não li nada (...)"

Gosto dela. :)



message 13: by Raquel (new)

Raquel V (raquelvcc) | 444 comments Gente, minha tática de esperar até o último segundo pra indicar funcionou! Vááários livros que eu indicaria foram sugeridos por vocês!! :D

Bom, eu vou indicar A Guardiã de Histórias da Victoria Schwab. Só ouço falarem muito muito bem deste livro, e eu amo tudo que a V.E. Schwab escreve!

Sinópse: Imagine um lugar onde, como livros, os mortos repousam em prateleiras. Cada corpo tem uma história para contar, uma vida disposta em imagens que apenas os Bibliotecários podem ler. Aqui, os mortos são chamados de Histórias, e o vasto domínio em que eles descansam é o Arquivo. Mackenzie Bishop é uma implacável Guardiã, cuja tarefa é impedir Histórias – geralmente violentas – de acordar e fugir do Arquivo. Naqueles domínios, os mortos jamais devem ser perturbados, mas alguém parece estar, deliberadamente, alterando Histórias e apagando seus trechos essenciais. A menos que Mac consiga juntar as peças restantes, o próprio Arquivo sofrerá as consequências.

E também vou indicar A Mulher do Viajante no Tempo, da Audrey Niffenegger.

Sinopse: A Mulher do Viajante no Tempo conta a história do casal Henry e Clare. Quando os dois se conhecem Henry tem 28 anos e Clare, vinte. Ele é um moderno bibliotecário; ela, uma linda estudante de arte. Os dois se apaixonam, se casam e passam a perseguir os objetivos comuns à maioria dos casais: filhos, bons amigos, um trabalho gratificante. Mas o seu casamento nunca poderá ser normal.
Mas Henry sofre de um distúrbio genético raro e de tempos em tempos, seu relógio biológico dá uma guinada para frente ou para trás, e ele então é capaz de viajar no tempo, levado a momentos emocionalmente importantes de sua vida tanto no passado quanto no futuro. Causados por acontecimentos estressantes, os deslocamentos são imprevisíveis e Henry é incapaz de controlá-los. A cada viagem, ele tem uma idade diferente e precisa se readaptar mais uma vez à própria vida. E Clare, para quem o tempo passa normalmente, tem de aprender a conviver com a ausência de Henry e com o caráter inusitado de sua relação.
Em A Mulher do Viajante no Tempo, a autora mostra com muita sensibilidade, inteligência e bom humor que o verdadeiro amor é capaz de transpor todas as barreiras - inclusive a mais implacável de todas: o tempo.

E por último vou indicar o livro liiindo que eu ganhei da Maira no nosso Literary Santa do ano passado: A Fúria e a Aurora, da Renee Ahdieh. Achei a temática muito iteressante!

Sinopse: Personagem central da história, a jovem Sherazade se candidata ao posto de noiva de Khalid Ibn Al-Rashid, o rei de Khorasan, de 18 anos de idade, considerado um monstro pelos moradores da cidade por ele governada. Casando-se todos os dias com uma mulher diferente, o califa degola as eleitas a cada amanhecer. Depois de uma fila de garotas assassinadas no castelo, e inúmeras famílias desoladas, Sherazade perde uma de suas melhores amigas, Shiva, uma das vítimas fatais de Khalid. Em nome da forte amizade entre ambas, Sherazade planeja uma vingança para colocar fim às atrocidades do atual reinado. Noite após noite, Sherazade seduz o rei, tecendo histórias que encantam e que garantem sua sobrevivência, embora saiba que cada aurora pode ser a sua última. De maneira inesperada, no entanto, passa a enxergar outras situações e realidades nas quais vive um rei com um coração atormentado. Apaixonada, a heroína da história entra em conflito ao encarar seu próprio arrebatamento como uma traição imperdoável à amiga. Apesar de não ter perdido a coragem de fazer justiça, de tirar a vida de Khalid em honra às mulheres mortas, Sherazade empreende a missão de desvendar os segredos escondidos nos imensos corredores do palácio de mármore e pedra e em cenários mágicos em meio ao deserto.

E eu vou me segurar por aqui! Boa votação, gente!


message 14: by André (new)

André Caniato (vardamir) | 421 comments Pessoas, fechando aqui. A votação pode ser feita neste link.


back to top
This topic has been frozen by the moderator. No new comments can be posted.