Diz-me o que lês, dir-te-ei quem és discussion

8 views
Autores Portugueses > Andreia Ferreira

Comments Showing 1-2 of 2 (2 new)    post a comment »
dateDown arrow    newest »

message 1: by Calypso (new)

Calypso | 358 comments Mod
Fantasia:

Trilogia Soberba

Soberba Escuridão (Trilogia Soberba #1) by Andreia Ferreira - Soberba Escuridão

Soberba Tentação (Trilogia Soberba #2) by Andreia Ferreira - Soberba Tentação

Soberba Ilusão (Trilogia Soberba, #3) by Andreia Ferreira - Soberba Ilusão


message 2: by Calypso (new)

Calypso | 358 comments Mod
A minha opinião quanto ao Soberba Escuridão:

"Soberba Escuridão" foi o primeiro livro que li da autora portuguesa Andreia Ferreira.
Confesso que comecei esta leitura com um pé atrás pois, e culpa minha, julguei que se tratava de um livro sobre vampiros passado em Braga. Felizmente não é propriamente o que pensei, embora lá possa ter o seu vampiro.

A história é-nos contada na primeira pessoa por Carla, uma adolescente de dezassete anos que na sua própria opinião é diferente das típicas adolescentes. Gostei dessa diferença, mas achei algo exagerada a quantidade de informação que nos é dada logo no começo da leitura. Não demoramos a conhecer as amigas de Carla: Ana e Raquel, cada uma com os seus próprios problemas pessoais. Apesar do livro não ser dentro do género que prefiro ler teve sempre a capacidade de me impelir a leitura, mesmo durante as partes mais lentas... ok houve partes que foram realmente aborrecidas porque nada se passava e eu gosto de livros com acção. Existem capítulos em que parece que nada avança, mas mesmo nesses não conseguia pousar o livro, pois estava sempre à espera que a história desenrolasse.

Como o típico livro mais dirigido ao público juvenil as descrições dos personagens masculinos eram exageradas e muito cliché nos aspectos físicos, mas o que para um público mais adulto poderá ser algo maçador é muito bem aceite pelos adolescentes que gostam sempre de saber os atributos físicos das personagens (especialmente quando todos são ultra giros).

O livro teve também uma componente de mistério que acabou por me surpreender, pois não era o que julgava ser. Talvez, e apesar de ter gostado de ser surpreendida, essa componente misteriosa pudesse ter sido mais trabalhada, pois a reacção de Carla ao saber a verdade foi demasiado, digamos paz & amor.

Quanto ao par romântico da história achei que se passou tudo demasiado rápido especialmente a cena de sexo, a cena em si está muito fraca, fui totalmente incapaz de sentir algo ao ler e depois parece que não teve qualquer importância no enredo, gostava que tivesse havido mais pensamentos da Carla sobre aquele momento íntimo.

Houve algumas falhas ao longo do livro com certos acontecimentos que me deixaram um bocado sem entender realmente o que se passou, ou o que motivou as personagens a terem determinada atitude.

No entanto, os aspectos mais negativos que mencionei nunca foram capazes de me fazer largar a leitura.

Em suma, um bom livro para adolescentes e pré-adolescentes, diria mesmo que o iriam adorar e falar bastante sobre ele e uma leitura agradável para adultos que queiram ler um livro leve e de fácil leitura.


back to top