LITERARY HURRICANE discussion

8 views
Ago/2016 * JS&MN > Agosto/2016 * Joanathan Strange & Mr Norrell * Terminado / Possibilidade de spoilers

Comments Showing 1-2 of 2 (2 new)    post a comment »
dateDown arrow    newest »

message 1: by Joana (new)

Joana Diniz (joaan_) | 317 comments E aí, o que acharam de Jonathan Strange & Mr Norrell?
Já viram a série da BBC baseada no livro?


message 2: by Joana (new)

Joana Diniz (joaan_) | 317 comments Terminei de madrugada o livro e amei amei amei <3
Eu daria assim um 9/10, como o GR não permite meias estrelas eu arredondei pra cima pois estou completamente órfã?
Já estou morta de saudades dos personagens e faz menos de 24 horas que terminei de ler. Já alardeei no meu twitter que todos deveriam ler (DEVERIAM MESMO)
Os temas do livro são muito gostosos também: magia, história alternativa (e a autora realmente criou lendas, livros de referência fictícios e tudo o mais em notas de rodapé maravilhosas), loucura e amizade. Achei pacote completo, não tenho reclamações.
A escrita da Susanna Clarke é muito agradável! Não pareceram 817 páginas mesmo! Ela me lembrou a Jane Austen, com umas pitadas de Terry Pratchett (tem uma autocrítica muito gostosa na escrita e na "inglesice" dos personagens). Não é um livro pomposo e pretensioso (e poderia ter sido). Achei o Hugo e o Locus muito merecidos mesmo.
A Clarke escreveu um outro livro de contos no mesmo universo, chamado The Ladies of Grace Adieu, que é sobre como as mulheres ganharam poder na sociedade com magia!!! Fiquei 100% interessada! E ela também planejou um livro meio que continuação de JS&MN, alguns anos depois seguindo o Childermass (<3) e o Vinculus, mas por causa da saúde frágil dela tá difícil de sair :(

AH, e vi a série hoje (passei 7 horas sentada em frente à TV vendo série enquanto deveria estar trabalhando no TCC? SIM, e eu me odeio por isso) e é uma boa série: ótimas atuações, as pessoas são bem próximas do que imaginei, o figurino e os cenários são maravilhosas, a filmografia é linda. Mas gostei mil vezes mais das soluções do livro. Acho que não tem comparação o desenvolvimento psicológico que um livro permite. Mas recomendo pra quem curtiu o livro!


back to top