LITERARY HURRICANE discussion

note: This topic has been closed to new comments.
16 views
Geral do clube e informações > Sugestões para Agosto - Fantasia

Comments Showing 1-10 of 10 (10 new)    post a comment »
dateDown arrow    newest »

message 1: by Raquel (new)

Raquel V (raquelvcc) | 444 comments Olá Furacões queridos!

Este é o tópico para sugerirmos o livro de Fantasia que queremos ler em Agosto!

Este mês, como explicamos no e-mail e no Facebook, vamos fazer a nossa rotina de sugestões e votação de uma maneira um pouco diferente, portanto as sugestões começam hoje e vão até dia 10/07! Mas, como sempre, os livros sugeridos tem que estar disponíveis em português online! Meu gênero favorito de todos os tempos (alguém mais?) merece muitas sugestões incríveis, então bora lá!


message 2: by André (new)

André Caniato (vardamir) | 421 comments Oi, gente! O que tentei aqui foi fazer escolhas conscientes de livros de fantasia que saem do basicão clichê. Não foi fácil: acho que o mercado brasileiro de fantasia é bem mente-fechada, mas isso está mudando, espero. O que deu foram as três (sim, três) indicações seguintes, mas fiquei triste por não me interessar por nenhum dos (poucos) livros de autoras brasileiras que encontrei. Enfim:

Primeiro: Rani e o Sino da Divisão, do Jim Anotsu
Sinopse: "Quem não conhece bem Rani pode até achar que ela é uma adolescente comum, que mora em uma cidade do interior, acorda cedo para frequentar o ensino médio, e toca em uma banda de punk death metal com sua melhor amiga, Marina.
Só que sua vida começa a se distanciar totalmente da normalidade quando, um dia, ao ir para a escola, ela resolve cortar caminho pelo cemitério, onde vê um garoto estranhamente bonito, vestido com roupas coloridas e tênis fluorescente, que a olha de uma maneira intrigante. Mais tarde, para sua surpresa, ela descobre que Pietro é aluno novo em sua classe. Dias depois, ele revela a Rani que faz parte de uma turma de excluídos, chamados Animais de Festa, uma facção de jovens (e nem tão jovens) seres sobrenaturais. E mais: que ela deve se juntar a eles, já que é uma xamã adormecida que precisa de treinamento imediato, pois está sob a mira de Aiba, um xamã poderoso que se alimenta da força vital de seus semelhantes.
Cética mas curiosa, de repente ela se vê mergulhada em uma aventura com seus novos e estranhos amigos para encontrar o Sino da Divisão, o único artefato mágico capaz de derrotar o destrutivo e cruel Aiba."

Segundo: The Light Fantastic, do Terry Pratchett
Sinopse: "Em A Luz Fantástica, Pratchett continua a mostrar as andanças de Rincewind, um mago picareta que tem um dos oito grandes feitiços alojado na sua mente, e Duasflor, um rapaz de quatro olhos (literalmente) que veio fazer turismo. Depois de caírem pela borda do Disco, os dois colegas serão perseguidos por magos insanos que querem o feitiço de Rincewind porque, segundo a lenda, se os oito grandes feitiços não forem pronunciados no ano-novo dos porcos, o mundo será destruído."

Terceiro: The Golem and the Jinni, da Helene Wecker
Sinopse: "Chava é uma golem, criatura feita de barro, trazida à vida por um estranho rabino envolvido com os estudos alquímicos da Cabala. Ahmad é um gênio, ser feito de fogo, nascido no deserto sírio, preso em uma antiga garrafa de cobre por um beduíno, séculos atrás. Atraídos pelo destino à parte mais pobre de uma Manhattan construída por imigrantes, Ahmad e Chava se tornam improváveis amigos e companheiros de alma, desafiando suas naturezas opostas. Até a noite em que um terrível incidente os separa. Mas uma poderosa ameaça vai reuni-los novamente, colocando em risco suas existências e obrigando-os a fazer uma escolha definitiva."


message 3: by Joana (new)

Joana Diniz (joaan_) | 317 comments Oi, galera!
Vou sugerir um livro grandinho que quero ler faz tempo: Jonathan Strange & Mr Norrell, da Susanna Clarke.
Ele virou minissérie há pouco tempo (acho que fim do ano passado) e não vi porque queria ler o material de origem antes (que eu tinha ganhado faz anos!). Só ouvi elogios de ambos.
Eis a sinopse: "A prática da magia foi considerada extinta da Inglaterra desde os tempos medievais do Rei Corvo. Em 1806, aqueles que se intitulam magos são apenas estudiosos da história da magia. Mas, um dia, dois deles resolvem investigar os motivos do desaparecimento da magia. E assim conhecem Mr. Norrell, um mago recluso que desafia a todos com seus poderes. Para provar que a magia ainda existe, Mr. Norrell reúne os magos teóricos na catedral de York e faz com que as estátuas de pedra comecem a falar. Em troca de seu ato, exige a imediata dissolução da Sociedade de Magos. Agora com fama e poder, ele abandona a reclusão e vai para Londres, onde colabora com o governo no combate a Napoleão Bonaparte. Começa então a colocar em prática seu plano secreto de controlar a magia na Inglaterra. Tudo corre bem até que seu discípulo, o arrogante e impetuoso Jonathan Strange, resolve se rebelar contra a visão restrita de Norrell sobre o lugar destinado à magia. Strange decide seguir seu próprio rumo como mago e resgatar os poderes do lendário Rei Corvo, colocando em risco a si próprio, aos que o cercam e a toda a Inglaterra."


message 4: by Raquel (new)

Raquel V (raquelvcc) | 444 comments André wrote: "Oi, gente! O que tentei aqui foi fazer escolhas conscientes de livros de fantasia que saem do basicão clichê. Não foi fácil: acho que o mercado brasileiro de fantasia é bem mente-fechada, mas isso ..."

The Golem and the Jinni é fantástico! Eu estou lendo agora e amando. Perfeito pra quem gosta de Ficção Literária e Histórica tb (acontece em NY em 1900)


message 5: by Paula (last edited Jul 02, 2016 03:49PM) (new)

Paula Cruz (paulacruz) | 141 comments Estava pensando em indicar justo o da Joana! HAHAH

Bem, vamos lá:

De caras eu pensei em ler Eragon, porque uma amiga minha recomendou há uns tempos e eu só ouço gente falando bem pra caramba da série num geral! Indico então o primeiro livro da série! :)
Eragon (The Inheritance Cycle, #1) by Christopher Paolini
Sinopse: O protagonista é um jovem de 15 anos que, ao encontrar na floresta uma pedra azul polida, se vê da noite para o dia no meio de uma disputa pelo poder do Império, na qual ele é a peça principal. A vida de Eragon muda radicalmente ao descobrir que a pedra azul é, na realidade, um ovo de dragão. Quando a pedra se rompe e dela nasce Saphira, Eragon é forçado a se converter em herói.


Porém tava procurando aqui e achei um livro do Neil que eu não conhecia, e a sinopse é SENSA:
Belas Maldições As Belas e Precisas Profecias de Agnes Nutter, Bruxa by Terry Pratchett
Não bastesse ser escrito pelo Neil, é escrito também pelo Terry Pratchett, que era muito amado e morreu recentemente e a internet inteira sofreu junto :(

Aqui a sinopse: Segundo as Belas e Precisas Profecias de Agnes Nutter, o mundo vai acabar num sábado. No próximo sábado, e ainda por cima antes do jantar. O que é um grande problema para Crowley, o demônio mais acessível do Inferno e ex-serpente, e sua contraparte e velho amigo Aziraphale, anjo genuíno e dono de livraria em Londres. Eles gostam daqui de baixo (ou, no caso de Crowley, daqui de cima). Portanto, eles não têm outra alternativa senão encontrar e matar o Anticristo, a mais poderosa criatura do planeta. O problema é que o Anticristo é um garoto de 11 anos e, ao contrário de tudo o que você já possa ter visto em algum filme, é um garoto que adora seu cachorro, se preocupa com o meio ambiente e é o filho que qualquer pai gostaria de ter. Além, claro, de ser indestrutível. E, como se ainda não fosse o bastante, eles ainda têm de lidar com o domingo...


message 6: by Mari (new)

Mari Pacheco (marithereader) | 59 comments Olá, furacões!
Muito difícil indicar um livro de fantasia que seja único e não parte de uma série ou trilogia, mas eu me esforcei! Hahaha.

Queria muito, muito mesmo indicar o The Last Unicorn, mas não consegui encontrar nenhuma edição em português disponível na net (ARGH!); mas fica a dica pra quem lê em inglês: ele é considerado um clássico e é o livro preferido do Patrick Rothfuss!

Nesse caso, eu indico O Livro das Coisas Perdidas, citados por muitos como um dos melhores livros de fantasia de todos os tempos, e integrante cativo da minha lista de leitura há anos!

Sinopse: [i]"Quando David, um menino de doze anos, se refugia do seu sofrimento nos mitos e contos de fadas de que a sua mãe, agora morta, tanto gostava, percebe que o mundo real e a fantasia se confundem. É então que começam a acontecer coisas más. E chega o Corcunda. David é violentamente impelido para uma terra habitada por heróis, lobos e monstros, cujo rei guarda os seus segredos num livro lendário... O Livro das Coisas Perdidas."[/]


message 7: by Paula (new)

Paula Cruz (paulacruz) | 141 comments André wrote: "Oi, gente! O que tentei aqui foi fazer escolhas conscientes de livros de fantasia que saem do basicão clichê. Não foi fácil: acho que o mercado brasileiro de fantasia é bem mente-fechada, mas isso ..."


Ai, quem fez a capa de Rani foi meu chefe lá na Babilonia <3 Todo mundo tem elogiado bastante esse livro, e é um dos autores brasileiros mais cotados dessa nova leva :O


message 8: by Thiago (new)

Thiago (thiago7) | 6 comments Vamos lá, vou indicar o A Wizard of Earthsea da Ursula K. Le Guin, conhecido por aqui como "O Feiticeiro e a Sombra", provavelmente meu livro de fantasia favorito.

Indico também o Assassin's Apprentice, Aprendiz de Assassino por aqui, da Robin Hobb. Esse nunca li, mas ouço falar muito bem.

Cya,


message 9: by Raquel (new)

Raquel V (raquelvcc) | 444 comments Oi gente! Chegando em cima do laço, mas dá tempo! ("em cima do laço" é uma expressão que existe no resto do Brasil? Eu nunca sei!)

The Knife of Never Letting Go (O Motivo no Brasil), do Patrick Ness, já foi indicado aqui, mas eu persisto! Quero muito ler esse livro há algum tempo.
Sinopse: Todd Hewitt é um garoto de doze o último menino de Prentisstown uma cidade de homens Ele vive em um mundo cheio de 'ruído' em que os pensamentos privados de todo homem e animal são audíveis. Em um mês ele estará com treze anos e será um homem. Mas a cidade está mantendo segredos para ele segredos que vão forçá-lo a fugir do prefeito e dos homens de Prentisstown junto com seu cachorro e a primeira garota que ele já conheceu. A cada pagina o leitor ficará cada vez mais ligado a Todd e Viola com sua historia de amizade e sentirá afeição genuína por Manchee cão e ajudante de Todd cujo comportamento é hilário e comovente. Na sua essência é uma historia sobre um garoto forçado a crescer rapidamente em um mundo de ruínas em loucura e armado apenas com sua convicção de fazer a coisa certa para ajudá-lo a sobreviver.


A Discovery of Witches (A Descoberta das Bruxas no Brasil), da Deborah Harkness é um livro de Fantasia adulto sobre bruxas (algo que eu sinto que é raro) e que me disseram ser super maduro e inteligente. Está na minha TBR há meses,
Sinopse: Diana Bishop sempre foi respeitada. O que poucos sabem é que, além de uma reconhecida pesquisadora especializada em história da ciência, Bishop é uma verdadeira bruxa – sim, elas existem! Pertencente a uma antiquíssima linhagem de bruxas européias, passou a vida renegando seus dons de feiticeira. Para ela, uma mulher moderna devia ser prática e racional.
Pesquisando na Biblioteca Bodleiana de Oxford, Bishop põe as mãos em um velho manuscrito de alquimia intitulado Ashmale 782. Basta tocar a capa para ver que aquele não é um livro comum. Definitivamente não: é algo realmente poderoso. E muito cobiçado também.
Do dia para a noite a antes pacata vida de Bishop é invadida por seres como vampiros, demônios e bruxos malévolos interessados nos indecifráveis símbolos desenhados naquelas páginas. Ao lado do charmoso Matthew Clairmont, um vampiro geneticista admirador de Darwin, ela partirá em uma aventura por um mundo sobrenatural ignorado pela maioria dos humanos, atravessando 1500 anos de fantásticas histórias.

E por último vou indicar um livro que já estou lendo (estou bem no comecinho), mas que iria amar discutir com vcs aqui: The Lies of Locke Lamora (As Mentiras de Locke Lamora aqui), do Scott Lynch.
Sinopse: O Espinho é uma figura lendária: um espadachim imbatível, um especialista em roubos vultosos, um fantasma que atravessa paredes. Metade da excêntrica cidade de Camorr acredita que ele seja um defensor dos pobres, enquanto o restante o considera apenas uma invencionice ridícula.
Franzino, azarado no amor e sem nenhuma habilidade com a espada, Locke Lamora é o homem por trás do fabuloso Espinho, cujas façanhas alcançaram uma fama indesejada. Ele de fato rouba dos ricos (de quem mais valeria a pena roubar?), mas os pobres não veem nem a cor do dinheiro conquistado com os golpes, que vai todo para os bolsos de Locke e de seus comparsas: os Nobres Vigaristas.
O único lar do astuto grupo é o submundo da antiquíssima Camorr, que começa a ser assolado por um misterioso assassino com poder de superar até mesmo o Espinho. Matando líderes de gangues, ele instaura uma guerra clandestina e ameaça mergulhar a cidade em um banho de sangue. Preso em uma armadilha sinistra, Locke e seus amigos terão sua lealdade e inteligência testadas ao máximo e precisarão lutar para sobreviver.

Tá... só mais um? The Demon King (O Rei Demônio por aqui), da Cinda Williams Chima.
Sinopse: O jovem ladrão reformado Han Alister é capaz de quase qualquer coisa para garantir o sustento da mãe e da irmã, Mari. Ironicamente, a única coisa valiosa que ele possui não pode ser vendida: largos braceletes de prata, marcados com runas, adornam seus pulsos desde que nasceu. São claramente enfeitiçados — cresceram conforme ele crescia, e o rapaz nunca conseguiu tirá-los.
Enquanto isso, Raissa ana’Marianna, princesa herdeira de Torres, enfrenta suas próprias batalhas. Ela poderá se casar ao completar 16 anos, mas ela não está muito interessada em trocar essa liberdade por aulas de etiqueta e bailes esnobes. Almeja ser mais que um enfeite, ela aspira ser como Hanalea, a lendária rainha guerreira que matou o Rei Demônio e salvou o mundo.
Em O Rei Demônio, primeiro de quatro livros, os Sete Reinos tremerão quando as vidas de Han e Raissa colidirem nesta série emocionante da autora Cinda Williams Chima.

Eu sei que são todos parte de séries, gente. Sorry, mas fantasia é difícil não ser às vezes!


message 10: by André (new)

André Caniato (vardamir) | 421 comments Fechando o tópico! Podem votar em seus favoritos aqui.


back to top
This topic has been frozen by the moderator. No new comments can be posted.