Só Ler Não Basta discussion

32 views
Leituras 2016 > Leituras Março 2016

Comments Showing 1-11 of 11 (11 new)    post a comment »
dateDown arrow    newest »

message 1: by Telma (new)

Telma (telmixa) | 133 comments Mod
Se viram o nosso último vídeo, já sabem das alterações que decidimos fazer. Se não viram, aqui vai uma breve explicação:

Porque a vida real se tem tornado cada vez mais exigente e porque queremos manter alguns dos nossos neurónios antes de chegarmos 40, decidimos reduzir a frequência do SLNB de dois episódios por mês, para um apenas.

O que é que se perde?

Por enquanto vamos apenas manter a partilha das nossas leituras e perde-se o tema do mês. Nós sabemos que isto é uma notícia triste para alguns que participavam aqui no grupo apenas nas nossas discussões mensais. Sabemos que ouvir-nos falar do que andamos a ler não é metade do interessante do que discutir um tema. Apesar do nosso ar casual a discutir tópicos a verdade é que estes exigem tempo e trabalho, desde o pensar no tema até estruturar a discussão, passando pela leitura das vossas respostas. Tempo é algo que tem vindo a ser cada vez mais escasso e trabalho é algo que temos por demais. E, após termos ponderado as várias hipóteses (e terminar de vez esteve em cima da mesa) decidimos reduzir para manter.

O que se mantém?

Além de mantermos as leituras decidimos também deixar em aberto a hipótese de fazermos mais desafios, leituras conjuntas ou mesmo a discussão de um tema. A diferença é que serão em casos pontuais e manteremos apenas um episódio mensal. Nessas alturas abriremos o tópico ou desafio específico para discutirmos.

O que se ganha?
À primeira vista, nada! Esperamos ganhar um pouco mais de "espaço" mental para responder aos nossos desafios da vida real e manter este projecto que tanto gostamos. Ao fim de 35 meses, muitos convidados e muitas horas a conversar, nenhuma de nós queria perder este espaço onde podemos falar entre nós de algo que tanto gostamos: livros! E também não queríamos perder o contacto convosco. Por isso contamos que a vossa participação continue por aqui, partilhando o que andam a ler, livros, artigos interessantes, expectativas, desilusões.

Iremos abrir um tópico sobre leituras mensalmente para saber mais sobre as vossas escolhas e descobertas, sendo este o primeiro!

E então, o que é que andam a ler?


message 2: by Su (new)

Su | 135 comments Tenho muita pena de não haver mais o tema para discutir mensalmente, mas compreendo perfeitamente que isso dá muito mais trabalho que do pode parecer à primeira vista e que nem sempre há tempo e disponibilidade mental para fazer tantas coisas por muito que se goste! Fico feliz por terem decidido apenas reduzir e manter em vez de terminar :)

Já agora parabéns por este cantinho que criaram para quem gosta de discutir livros e por terem mantido tantas iniciativas interessantes desde que criaram o grupo!

Eu ainda ando a ler o Duna! Estou a gostar mas não tenho tido muitas oportunidades para avançar. De resto tenho lido livros de entretenimento no percurso diário casa-trabalho, essencialmente fantasia e ficção científica young adult que costumo gostar bastante. Alguns desiludiram-se um pouco, principalmente o Red Queen, que recebe tantos elogios dos leitores do género. Não sei se sou eu que estou a ficar mais exigente, talvez por já ter lido muito dentro do género, ou se fiz mal em arriscar algumas sagas que o meu instinto não estava a favorecer para participar nas leituras conjuntas, porque gosto muito de ter com quem comentar enquanto leio.


message 3: by Ana (last edited Mar 03, 2016 09:25AM) (new)

Ana Olá.

Tenho pena que vá haver essa redução. Vi muitos dos vossos vídeos e aprendi muito com as vossas sugestões, mas compreendo que o trabalho não deixa muito espaço para leituras e discussões. Eu própria tenho de fazer uma redução de algumas metas de leitura, este ano, pelo mesmo motivo.

Mas podem continuar a lançar desafios e leituras conjuntas....

Neste momento estou a ler:
- Uma Promessa de Amor de Tiago Rebelo;
- O Quarto de Jack de Emma Donoghue

Bom trabalho e boas leituras


message 4: by Telma (new)

Telma (telmixa) | 133 comments Mod
Su wrote: "Não sei se sou eu que estou a ficar mais exigente, talvez por já ter lido muito dentro do género, ou se fiz mal em arriscar algumas sagas que o meu instinto não estava a favorecer para participar nas leituras conjuntas, porque gosto muito de ter com quem comentar enquanto leio."

Estou a terminar uma série agora e sinto exactamente isso: cresci como leitora e algo que me satisfazia bastante já não me diz nada neste momento. :(


message 5: by Telma (new)

Telma (telmixa) | 133 comments Mod
Ana wrote: "Neste momento estou a ler:
- Uma Promessa de Amor de Tiago Rebelo;
- O Quarto de Jack de Emma Donoghue"


Também tenho o Quarto de Jack para ler... hum...


message 6: by Chloe (new)

Chloe | 20 comments Olá, percebo porque reduziram frequência do SLNB de dois episódios por mês, para apenas um. Espero que consigam ganhar tempo e paz interior com essa decisão. Contudo, é uma pena não ver os temas do mês a serem debatidos, como por exemplo: ebooks vs livros físicos e muitos outros que passaram pelas emissões nestes anos.

Neste momento estou a ler:
-O símbolo perdido de Dan Brown.
-The last argument of kings de Joe Abercrombie

Boas leituras!


message 7: by Su (new)

Su | 135 comments Telma wrote: "Estou a terminar uma série agora e sinto exactamente isso: cresci como leitora e algo que me satisfazia bastante já não me diz nada neste momento. :( "

Pois, acontece... Eu ainda estou na dúvida se é isso ou não. Não é que o género já não me entusiasme, pelo contrário, acho é que tenho imensa dificuldade em encontrar um livro com qualidade e que valha a pena no meio de tanta palha!

Frustram-me os enredos repetitivos e previsíveis, os malfadados triângulos amorosos inúteis, e os furos ou coisas sem sentido que ficam por explicar. Só não sei é se foi o género que mudou ou fui eu. Talvez ambos. Agora que está tão na moda, vejo imensa gente a elogiar livros como sendo a coisa mais fantástica do mundo e eu só consigo ver histórias repetitivas com algum potencial mas muito para melhorar. Parece que basta ter um príncipe de sonho, lindo, inteligente, cavalheiro, e loucamente apaixonado pela protagonista que ninguém quer saber das incoerências do enredo...pior, parece que isso passou a ser factor obrigatório neste livros, quando não é o famoso triângulo príncipe versus amigo de infância, ambos claro, loucamente apaixonados..zZzZZz... E penso que é da excessiva aposta no género como se fosse receita, é óbvio que a qualidade e a originalidade não vão ser uma constante. Mas depois considero que talvez eu é que seja mais exigente que antes por já ter lido tanto semelhante e ser mais difícil de surpreender e agradar. Tudo me parece reciclado e feito com receitinha para agradar a miúdas de 14 anos... e questiono se como mencionaste terei sido eu a crescer como leitora e a ultrapassar o meu interesse neste estilo de livro...

Mas ainda considero que não, não ultrapassei...tornei-me foi bastante mais exigente e não é qualquer livro com os pontos chave feito só para chocar que me impressiona... Por exemplo o ano passado ADOREI a saga do Daughter of Smoke & Bone, as Crónicas Lunares, o Angelfall, o The Young Elites... Só dei 2 estrelas a um livro, de resto foi tudo bastante do meu agrado... Este ano parece que comecei com o pé esquerdo, ainda não consegui dar mais de 3 estrelas (excepto um da Julia Quinn)... tudo decepciona em relação à expectativa :| mas acredito que vá melhorar :)


message 8: by Diana Marques (new)

Diana Marques | Papéis e Letras (diana_papeiseletras) | 162 comments Mod
Chloe wrote: "Olá, percebo porque reduziram frequência do SLNB de dois episódios por mês, para apenas um. Espero que consigam ganhar tempo e paz interior com essa decisão. Contudo, é uma pena não ver os temas do..."

Olá Chloe! Comecei agora a ler o primeiro livro dessa trilogia do Joe Abercrombie. Vale a pena? Ainda vou muito no início, mas tens gostado dos livros?


message 9: by Chloe (last edited Mar 06, 2016 03:34AM) (new)

Chloe | 20 comments Diana wrote: "Chloe wrote: "Olá, percebo porque reduziram frequência do SLNB de dois episódios por mês, para apenas um. Espero que consigam ganhar tempo e paz interior com essa decisão. Contudo, é uma pena não v..."

Olá Diana! Adorei os livros, o último é muito bom, estou ansiosa para ver como acaba. São livros de fantasia "a sério", para adultos, é mesmo para ajudar a para esquecer esta onda Y.A. (que pode ser muito repetitiva).
Se gostas de intrigas, mistério, ação e alguma magia então estes livros são para ti. E como gostas de "Mistborn", acho que vais gostar desta série!
Boa Leitura!


message 10: by Diana Marques (new)

Diana Marques | Papéis e Letras (diana_papeiseletras) | 162 comments Mod
Chloe wrote: "Diana wrote: "Chloe wrote: "Olá, percebo porque reduziram frequência do SLNB de dois episódios por mês, para apenas um. Espero que consigam ganhar tempo e paz interior com essa decisão. Contudo, é ..."

Boa! Fantasia YA não é o meu estilo, acho que não li nenhum livro desse género. Adorei Mistborn! É tão bom, tão rico, não consigo parar de recomendar a trilogia a quem gosta de fantasia. Vou continuar a ler o do Abercrombie, então, já que parece ser o tipo de fantasia que gosto. Como vou muito no início ainda não deu para formar bem uma opinião, mas vou continuar a ler :)


message 11: by Chloe (new)

Chloe | 20 comments Diana wrote: "Chloe wrote: "Diana wrote: "Chloe wrote: "Olá, percebo porque reduziram frequência do SLNB de dois episódios por mês, para apenas um. Espero que consigam ganhar tempo e paz interior com essa decisã..."

Eu gostei do primeiro livro "Mistborn" e li por causa do SLNB, mas para mim Abercrombie é melhor. Quando avançares na leitura vais perceber como todas as intrigas estão escritas de uma forma muito inteligente.
Quanto à literatura Y.A (fantasia e outros géneros), já li algumas coisas, mas como já não sou young e sou apenas adult, quando leio esse tipo de literatura sinto que já evolui. Mas o booktube faz muita propaganda Y.A e eu reparo que estou a colocar alguns livros Y.A no minha lista TBR!!!


back to top