Read-along discussion

32 views
Desafio 2016 > Fantasia | 2ª Votação | Abril

Comments Showing 1-50 of 65 (65 new)    post a comment »
« previous 1

message 1: by Su (new)

Su | 1512 comments Mod
Aqui está o link para a 2ª votação da leitura conjunta de fantasia, para o mês de Abril :)

Votação Reag Along 2016 - Abril | Fantasia

- Por favor, deixem aqui um comentário quando votarem.
- São permitidos 10 votos por pessoa.
- Podem votar nos livros que já lá estão ou acrescentar os que quiserem desde que se insiram no género.
- Fecharei a votação no dia 7.


message 2: by Mafi (new)

Mafi | 534 comments Acrescentei e votei


message 3: by Ana (new)

Ana | 150 comments Já votei, mas até ao final da votação posso alterar os meus votos? É que talvez alguém acrescente um livro que eu queira ler mas não me lembre neste momento


message 4: by Su (new)

Su | 1512 comments Mod
Ana wrote: "Já votei, mas até ao final da votação posso alterar os meus votos? É que talvez alguém acrescente um livro que eu queira ler mas não me lembre neste momento"

Sim, podes mudar o que quiseres até fecharmos a votação :)


message 5: by Ana (new)

Ana | 150 comments Su wrote: "Ana wrote: "Já votei, mas até ao final da votação posso alterar os meus votos? É que talvez alguém acrescente um livro que eu queira ler mas não me lembre neste momento"

Sim, podes mudar o que qui..."


Ok, obrigada, vou ficar atenta à lista :)


message 6: by Marta (new)

Marta | 1390 comments Mod
Já votei


Ana // TheBooktarian (booktarian) | 150 comments Já votei :)


message 8: by Rutee (new)

Rutee | 455 comments Votei


message 9: by Apatricia (new)

Apatricia | 60 comments Já votei, só não votei no 2livro da trilogia Red Queen porque quero ler em PT ! :)


message 10: by Ana (new)

Ana | 150 comments Apatricia wrote: "Já votei, só não votei no 2livro da trilogia Red Queen porque quero ler em PT ! :)"

Se leres em ebook, já existe uma tradução, é em pt br


message 11: by Apatricia (new)

Apatricia | 60 comments Ana wrote: "Apatricia wrote: "Já votei, só não votei no 2livro da trilogia Red Queen porque quero ler em PT ! :)"

Se leres em ebook, já existe uma tradução, é em pt br"


Olá e onde arranjo :)?


message 12: by Ana (new)

Ana | 150 comments Apatricia wrote: "Ana wrote: "Apatricia wrote: "Já votei, só não votei no 2livro da trilogia Red Queen porque quero ler em PT ! :)"

Se leres em ebook, já existe uma tradução, é em pt br"

Olá e onde arranjo :)?"


Apatricia wrote: "Ana wrote: "Apatricia wrote: "Já votei, só não votei no 2livro da trilogia Red Queen porque quero ler em PT ! :)"

Se leres em ebook, já existe uma tradução, é em pt br"

Olá e onde arranjo :)?"


Podes ir ao site lelivros.net, basta escreveres espada de vidro na área de pesquisa que aparece logo, e tens três formatos à escolha para baixares


message 13: by Bioquímica da (new)

Bioquímica da Leitura | 164 comments já votei :)


message 14: by Apatricia (new)

Apatricia | 60 comments Ana wrote: "Apatricia wrote: "Ana wrote: "Apatricia wrote: "Já votei, só não votei no 2livro da trilogia Red Queen porque quero ler em PT ! :)"

Se leres em ebook, já existe uma tradução, é em pt br"

Olá e on..."


Não conhecia obrigada mesmo!


message 15: by Ana (new)

Ana | 150 comments Apatricia wrote: "Ana wrote: "Apatricia wrote: "Ana wrote: "Apatricia wrote: "Já votei, só não votei no 2livro da trilogia Red Queen porque quero ler em PT ! :)"

Se leres em ebook, já existe uma tradução, é em pt b..."


De nada :)


message 16: by Carla (new)

Carla  (carlaborralho) | 337 comments Votado


message 17: by Renata (new)

Renata Carvalho | 773 comments votado e acrescentei dois :)

Vamos lá ver se haverá alguma reviravolta lol


message 18: by Diana (new)

Diana R. | 121 comments Votado, só não votei no Glass Sword porque vou comprar o livro (já tenho o primeiro) e já que vou comprar o livro queria lê-lo em formato papel


message 19: by Elisabete (new)

Elisabete | 12 comments olá, já votei


message 20: by Marta (new)

Marta | 1390 comments Mod
Caso "glass sword" ganhar como fica a leitura extra de abril, já que era esse mesmo livro?


message 21: by Maria (new)

Maria Lavrador | 145 comments Votado


message 22: by Su (new)

Su | 1512 comments Mod
Marta wrote: "Caso "glass sword" ganhar como fica a leitura extra de abril, já que era esse mesmo livro?"

Pois, também pensei nisso... E que tal agendarmos as continuações do The 5th Wave e do The Kiss of Deception que houve interesse nos respectivos tópicos em marcar para Abril e mantermos o calendário das continuações de 2015 como está?


message 23: by Marta (new)

Marta | 1390 comments Mod
Bom eu sinceramente acho que neste caso devia ganhar o que ficar em segundo.

Pego mais pela parte que as continuações já estão a ser geridas à parte, sejam elas as que já estão agendadas em calendário e aquelas que os elementos querem ir fazendo.

Uma questão de ver o feedback de todos :)


message 24: by Ana (new)

Ana | 150 comments Eu acho que devia ganhar o mais votado e depois geria-se as continuações consoante isso, neste caso agendava-se outra leitura extra sem ser a que estava combinada, já que ela ganhou na votação, mas é só a minha opinião


message 25: by Renata (new)

Renata Carvalho | 773 comments o que se tinha falado era que as votações teriam prioridade. Seria então na votação o glass a ser lido e nas continuações ou passavamos para o livro seguinte ou seguiamos a sugestão da Su e liamos a continuação de dois livros iniciados este ano. Pelo que percebi ha interesse em ler as duas continuações.


message 26: by Ana (new)

Ana | 150 comments Sim, eu leria a continuação da quinta vaga e acho que Abril seria uma boa data :)


message 27: by Marta (new)

Marta | 1390 comments Mod
Renata wrote: "o que se tinha falado era que as votações teriam prioridade. Seria então na votação o glass a ser lido e nas continuações ou passavamos para o livro seguinte ou seguiamos a sugestão da Su e liamos ..."

Ok já estou a fazer confusão, pensei que tivesse prevalência o calendário das continuações, quando num mês o mesmo livro coincide com o do calendário da leituras extras e o dos desafios :)


message 28: by Mafi (last edited Mar 02, 2016 07:24AM) (new)

Mafi | 534 comments No tópico das continuações o Glass Sword já estava combinado para Abril, portanto acho que também devia fazer-se leitura do 2º classificado, quer dizer se já estava combinado e até é para o mesmo mês nem valia a pena entrar nesta votação...


message 29: by Su (last edited Mar 02, 2016 07:49AM) (new)

Su | 1512 comments Mod
O que for mais votado aqui irá ganhar esta votação. As leitura conjuntas mensais do género e temáticas são as "oficiais" do grupo, por assim dizer, tanto que também esteve em votação a hipótese de uma das leituras mensais ser "continuações de sagas" (na qual eu pessoalmente votei e teria preferido), mas não foi essa opção que ganhou. Desta forma, as continuações que estavam organizadas, foram leituras extra para as quais se avaliou o interesse para efeitos de organização, mas sempre estiveram dependentes dos resultados das votações dos géneros e temáticas. Como a Renata referiu, foi isso que ficou decido lá no tópico das continuações em que alguém chegou a levantar essa questão se não me engano.

Tinha era sido referido que se ganhasse no género ou temática um livro escolhido lá nas continuações, subiriam todos uma posição para o mês anterior. Eu propunha em alternativa manter o calendário e continuar em Abril em lugar do Glass Sword (se sempre ganhar aqui, claro) as sagas começadas o mês passado que referi. Houve bastante interesse demonstrado nos respectivos tópicos e se adiarmos muito possivelmente algumas pessoas vão tomar a iniciativa de pegar nos volumes seguintes de qualquer forma, havendo posteriormente menos adesão a essas leituras. Por outro lado, nessas sagas neste momento estamos todos com o mesmo avanço, enquanto que nas leituras do ano passado houve mais gente que não participou e que possivelmente teria mais possibilidade de apanhar o comboio se não se reduzisse o tempo para ler o primeiro volume. Falo por mim que gostava de me juntar a vocês na leitura dos segundos volumes do The Grisha e The Raven Cycle mas ainda não consegui ler os primeiros porque na altura que foram lidos aqui não tive disponibilidade.


message 30: by Marta (new)

Marta | 1390 comments Mod
Aviso que adicionei o "the infinite sea", a continuação do "the 5 wave", para votação já que foi nomeado para o Goodreads Choice Award Nominee for Young Adult Fantasy & Science Fiction (2014), e assim pode ser inserido neste género.


message 31: by Marta (new)

Marta | 1390 comments Mod
Uns palpites para todos decidirmos, caso "glass sword" ganhe:
- ou se lê continuações das leituras já feitas este ano: "ice like fire", "the infinite sea" ou "the heart of betrayal" (foram as que tiveram comentários de quem quer continuar)

- ou segundo o calendário das leituras extras do ano passado, retira-se o "glass sword" e os outros livros sobem um mês e julho passa a ter outro livro


message 32: by Mafi (last edited Mar 02, 2016 08:13AM) (new)

Mafi | 534 comments Su wrote: "Tinha era sido referido que se ganhasse no género ou temática um livro escolhido lá nas continuações, subiriam todos uma posição para o mês anterior."

Seria bem mais simples se não se votasse nos livros com leitura já definida, do que depois andarmos aqui com palpites e soluções, mas pronto vocês é que sabem, complica-se algo que é tão simples.


message 33: by Su (new)

Su | 1512 comments Mod
Marta wrote: "Aviso que adicionei o "the infinite sea", a continuação do "the 5 wave", para votação já que foi nomeado para o Goodreads Choice Award Nominee for Young Adult Fantasy & Science Fiction (2014), e as..."

Não estou a perceber. O The Infinite Sea está classificado no GoodReads como "Young Adult", "Science Fiction" e "Dystopia". Não é fantasia. Foi nomeado para esse prémio provavelmente porque inclui ficção científica, não fantasia, certo?

Aliás, aviso já agora que vou desconsiderar os votos no The Giver: O Dador De Memórias pelas mesmas razões. Não faz diferença na prática porque ambos estão longe de ganhar, mas é importante esclarecer que só são válidos livros dos género em questão.


message 34: by Carla (new)

Carla  (carlaborralho) | 337 comments Eu concordo com a Mafalda, não há necessidade nenhuma de estarem nas votações livros que já têm data de leitura defendia, mas enfim. Acho que este grupo está cada vez mais confuso


message 35: by Maria (new)

Maria Lavrador | 145 comments Bem, eu nem ligo muito a estas confusões, limito-me a ler os livros que me interessam e que vocês propõem. Neste momento estou em stand by para saber quando vão ser as leituras de The Infinite Sea e Grass Sword, se atirarem as leituras muito para a frente, irei pegar neles antes. Mas claro, eu sou uma gota no oceano :)


message 36: by Marta (new)

Marta | 1390 comments Mod
Eu assumo que estou a criar a confusão e desde já peço desculpa por ela :)

A meu ver dei as sugestões para saber o feedback de todos, por isso Maria não és uma gota no oceano que quantas mais opiniões melhores ;)
É certo que se tenta chegar a todos os lados e depois como nesta situação está a ganhar um livro que já está programado para abril, que provavelmente quem o colocou nem se lembrou dessa parte e talvez nunca pensou que ele fosse ganhar tendo em conta que foi lido ainda há tão pouco tempo o 1º...
Por isso mesmo, eu como uma das moderadoras do grupo, peço-vos desculpa e paciência pela situação pois nunca tinha acontecido semelhante situação e o grupo é feito pelas escolhas e sugestões de todos e ao encontrarmos um consenso acho que chegamos a um bom porto :)


message 37: by Renata (new)

Renata Carvalho | 773 comments Relembro que nestas votações os proprios membros podem adicionar livros. Nós, as ditas moderadoras, não conseguimos andar sempre em cima das votações e a anular livros que não se enquadram ou que já estão propostos para serem lidos. Eu pessoalmente nem me lembrei quando votei ontem que seria uma leitura já de Abril.

Se tem havido confusão? Concordo plenamente. A adaptação das novas votações este ano não foi facil, tal como não é facil organizar e tentar agradar a todos.. Agora também temos tentado dar espaço para se discutir a melhor forma de resolver todas estas situações. Pessoalmente prefiro um grupo assim, em que tentamos chegar a um consenso do que relegar para os moderadores esse tipo de decisão.

E agora falando pessoalmente desta questão. Fui eu que criei o topico das continuações e tentei estipular um calendario. Como disse nesse tópico o calendário tinha mais como objectivo permitir que quem não leu os primeiros volumes conseguisse "apanhar o comboio". Sinceramente nunca pensei que esta situação em si fosse ocorrer, principalmente porque a adesão à continuação de leituras nunca foi muita. Por esse motivo peço desculpa por não conseguir prever e ter uma solução na gaveta.

Agora como solução e tentando como já disse agradar à maioria, a leitura do Glass Sword está definida para Abril, seja na votação seja como continuação de serie. Penso que o importante é que o querem ler.

A leitura do Infinite sea, Heart of betrayl ou ice like fire pode ser feitas quando vocês quiserem. Abram tópico, proponham data e logo vêem que haverá sempre companhia. Pelo que percebi nos diferentes tópicos há interesse para estas leituras em Abril.

Portanto acho que o 2º livro que sair desta votação pode perfeitamente ser lido tb.

E mais uma vez lamento mesmo toda esta confusão.


message 38: by Su (last edited Mar 02, 2016 09:16AM) (new)

Su | 1512 comments Mod
Não considero que haja tanta confusão como vocês mencionam. Votou-se no final de 2015 para o formato das leituras oficiais do grupo em 2016. Ganhou uma leitura de género e outra temática, a votar pelos membros no mês anterior. São elegíveis quaisquer livros desde que de acordo com o género ou temática em questão.

Não vou eliminar um livro que tem quase o dobro dos votos dos seguintes porque alguns membros já tinham combinado informalmente lê-lo, num calendário que era expressamente feito para efeitos de organização de leituras extra e estava sempre dependente destas votações principais. Não fui eu que inventei as regras agora. Foram vocês que votaram nas leituras de género e temáticas em detrimento das continuações das sagas. Só se está a tentar manter coerentes as escolhas feitas pelos membros.

Os membros podem tomar a iniciativa de combinar leituras extras à sua vontade desde que haja adesão. As leituras para continuação das sagas surgiram neste sentido, organizadas de forma "informal". A Renata, notando que havia interesse, tomou a iniciativa de fazer o levantamento do número de pessoas interessadas em participar em cada livro e elaborar um calendário provisório, para que quem queria ficar em dia com as ditas sagas se pudesse organizar para ler os volumes anteriores até à data. Foi expressamente referido que era um calendário preliminar e que as votações principais tinham sempre prioridade.

Penso que a situação é até bastante simples:
- o livro mais votado (por membros do grupo) dentro do género/temática de cada mês ganha;
- os membros são livres de acordarem entre si quaisquer outras leituras que tenham interesse em fazer;
- tinha-se combinado ler o Glass Sword em Abril e vai-se ler o Glass Sword em Abril.

Não considero que as regras sejam confusas neste momento. Penso sim, que foi bastante confuso decidi-las porque isso sempre se fez democraticamente, dando oportunidade a todos de darem a sua opinião e procurando conciliar a vontade da maioria e isso nunca é fácil. Estes primeiros meses foram de adaptação.

De qualquer forma, se acham confusas, podem sempre sugerir melhorias e alternativas quando as mesmas estiverem a ser definidas, como foi o caso de Dezembro de 2015, em que todos tiveram igual oportunidade de fazer propostas para implementar no ano seguinte. Aquilo que considero que seria confuso, teria sido mudar as regras definidas no início deste ano passado dois meses. E não digo isto por interesse pessoal nenhum. Eu sempre fui a favor de dar prioridade a terminar as sagas! Mas considero que deve haver coerência nas decisões tomadas. Se foi votado pelos membros e decidido que as leituras conjuntas organizadas pelo grupo durante este ano iam ser as de género e temáticas acho que se deve aplicar essa decisão sem criar excepções.

Desculpem o texto tão comprido, mas acho importante que as pessoas percebam as razões de ser de cada decisão. O trabalho de moderação é sempre um pouco ingrato porque é preso por ter cão e preso por não ter. Se se leva em conta o Glass Sword somos criticadas porque devíamos ignorá-lo. Se optassemos por ignorá-lo, aparecia alguém a questionar por que razão não ganhou o mais votado, se nas leituras extras ficou expressamente dito que as leituras de género e temática tinham prioridade.


message 39: by Ana (new)

Ana | 150 comments Eu compreendo perfeitamente, e, apesar destas ditas confusões, este é um dos meus grupos favoritos, em que as decisões são tomadas de forma democrática e as moderadoras estão sempre disponíveis para ouvir sugestões, têm feito um trabalho incrível e obrigada por isso. Peço desde já desculpa pelos meus períodos de ausência no grupo, sei que não contribuí para muitas tomadas de decisão, mas agora pretendo estar o mais ativa possível


message 40: by Su (new)

Su | 1512 comments Mod
Ana wrote: "Eu compreendo perfeitamente, e, apesar destas ditas confusões, este é um dos meus grupos favoritos, em que as decisões são tomadas de forma democrática e as moderadoras estão sempre disponíveis par..."

Obrigada Ana :) eu também gosto imenso deste grupo! Quando o descobri fiquei mesmo contente de ter com quem comentar sobre livros de fantasia porque os meus amigos não gostam de ler em geral e os que gostam lêem coisas totalmente diferentes. É tão mais gratificante ler quando temos com quem comentar o nosso entusiasmo e as nossas frustrações! ;)

E não precisas de pedir desculpa! Todos nós temos a nossa vida pessoal, é normal que umas vezes estejamos mais disponíveis que outras... O importante é participarmos quando podemos e divertimo-nos com as leituras :)


message 41: by Ana (new)

Ana | 150 comments Su wrote: "Ana wrote: "Eu compreendo perfeitamente, e, apesar destas ditas confusões, este é um dos meus grupos favoritos, em que as decisões são tomadas de forma democrática e as moderadoras estão sempre dis..."

Sim, é verdade, desde que leio no goodreads e que participo em grupos, ler tornou-se uma experiência ainda melhor e mais motivadora


message 42: by Mafi (last edited Mar 02, 2016 01:59PM) (new)

Mafi | 534 comments Su wrote: "Desculpem o texto tão comprido, mas acho importante que as pessoas percebam as razões de ser de cada decisão. O trabalho de moderação é sempre um pouco ingrato porque é preso por ter cão e preso por não ter. Se se leva em conta o Glass Sword somos criticadas porque devíamos ignorá-lo. Se optassemos por ignorá-lo, aparecia alguém a questionar por que razão não ganhou o mais votado, se nas leituras extras ficou expressamente dito que as leituras de género e temática tinham prioridade. "

Eu sei o que isso é, eu gero um grupo sozinha com mais de 500 membros e portanto entendo o teu papel. Agora não podes é pedir sugestões e depois não aceitar a bem as mesmas, só porque vai contra as regras que se definiu anteriormente, se as mesmas forem benéficas para a organização do grupo e facilitar o vosso trabalho, não percebo o porquê de não alterar alguns métodos. Mas pronto como sugestão deixo esta: Não adicionar nem votar em nenhum livro com leitura já definida seja das continuações ou leituras extra.


message 43: by Carla (new)

Carla  (carlaborralho) | 337 comments Su wrote: "Não considero que haja tanta confusão como vocês mencionam. Votou-se no final de 2015 para o formato das leituras oficiais do grupo em 2016. Ganhou uma leitura de género e outra temática, a votar p..."

Primeiro, se isto é uma democracia como dizes, nenhum membro é mais ou menos que os outros. Como tal qualquer um tem o direito de expressar a sua opinião sem ser crucificado por isso.

Segundo, o Glass Sword não iria nunca ser ignorado se fosse retirado das votações, pois já está agendado e iria ler-se independentemente. Trata-se apenas de se ser justo para com os outros membros e dar uma oportunidade aos que não querem ler o Glass Sword de poderem participar na leitura do mês.

Terceiro, toda a gente aqui no grupo age pelos seus interesses pessoais, é o que fazemos ao votar nos livros que queremos ler todos os meses, incluindo tu própria.

Quarto, eu referi-me apenas à situação agora como Glass Sword, nunca falei em continuações de sagas nem em leituras de género nem nada que se parecesse. Até porque não tenho interesse nisso, fantasia não é o meu género favorito e é preciso muito para eu continuar com uma série.

Como o Glass Sword vai ganhar a votação (embora já estivesse planeada a sua leitura) penso que o mais justo seria abrirem o tópico para o segundo livro mais votado.


message 44: by Carla (new)

Carla  (carlaborralho) | 337 comments Marta wrote: "Eu assumo que estou a criar a confusão e desde já peço desculpa por ela :)"

Renata wrote: "Relembro que nestas votações os proprios membros podem adicionar livros. Nós, as ditas moderadoras, não conseguimos andar sempre em cima das votações e a anular livros que não se enquadram ou que j..."

Meninas, não têm de pedir desculpa, acho que estão a fazer um trabalho fantástico.

Renata, aplaudo-te pela tua ideia das leituras extras, pois dá às pessoas de continuarem as leituras que começaram, e de se juntarem a mais leituras no grupo.

Estas confusão são normais num grupo deste género e em que cada vez se faz mais e se diversifica mais. Com tantos livros e gostos diferentes, não é fácil conciliar tudo xD


message 45: by Marta (new)

Marta | 1390 comments Mod
Gostei da sugestão da Mafi.
Para bem de resolver a questão (não vá acontecer noutro mês) os livros definidos de abril a julho, não entram em votação nos desafios.
Acho que ninguém imaginaria que no mesmo mês a mesma leitura coincidiria com uma já estabelecida.

Também concordo com a Carla, ser o 2º classificado a ganhar o desafio géneros.
Mas não me faz diferença caso decidam pelas continuações das leituras já iniciadas este ano. Mas aqui acho que deviam incluir o "ice like fire" (e olhem que a mim isto não me faz diferença nenhuma pq nem terminei o 1º).
Ou então os livros estabelecidos pelo calendário sobem uma posição.


message 46: by Su (new)

Su | 1512 comments Mod
Mafi wrote: "Agora não podes é pedir sugestões e depois não aceitar a bem as mesmas, só porque vai contra as regras que se definiu anteriormente, se as mesmas forem benéficas para a organização do grupo e facilitar o vosso trabalho, não percebo o porquê de não alterar alguns métodos."

Eu não pedi nem aceitei sugestões neste caso específico, porque da minha perspectiva as regras estavam claras, regras estas que foram definidas no final de 2015 pelos membros do grupo para este ano. Se há sugestões específicas para melhorar a organização apoiadas por um grande número de pessoas não tenho qualquer problema em aceitar essa alteração.

Neste caso, sinceramente não acho muito justo condicionar as duas leituras que foram definidas inicialmente para o grupo por leituras informais que forem sendo combinadas à parte. Vou dar exemplo só para expor a minha visão.

Vamos supor que eu ou outra pessoa qualquer sugere ler o Ice Like Fire em Agosto (aliás falamos mesmo nisso no tópico do Snow Like Ashes), mais alguém alinha e marcamos uma leitura conjunta extra informal para essa data. Entretanto abro uma votação agora de género ou temática, e o livro ganha com mais de 10 votos. O livro seguinte tem 5 votos. Eu vou ignorar o primeiro lugar e abrir uma leitura que reúne apenas o interesse de 5 pessoas em vez de 10, porque dois ou três membros acordaram de ler o livro só em Agosto? Vocês acham isso justo? (a gente a escrever nem sempre consegue passar o tom que está a imprimir à conversa, se não tiver ficado explícito, eu reforço que não estou a tentar ser sarcástica ou arrogante ao perguntar isto, estou sinceramente a perguntar a vossa opinião) Eu não acho justo! A ideia do grupo é que qualquer um pode combinar qualquer leitura desde que tenha companhia, acho que não faz muito sentido cada vez que alguém sugere um livro qualquer, esse ficar vedado da escolha de quem quer votar nele para ler no mês seguinte.

Neste caso o livro mais votado coincidiu com o mês para o qual já estava previsto, mas adoptando a sugestão de todos as leituras extra ou continuações serem automaticamente excluídas das votações coisas deste género podem perfeitamente acontecer.


message 47: by Bruna (new)

Bruna (brunaalexandratp) | 72 comments votei :)


message 48: by Diana (new)

Diana R. | 121 comments Eu concordo em abrir o tópico para o segundo livro mais votado.
Também acho uma excelente ideia as leituras extra. Eu não vou ler o Glass Sword tal como disse anteriormente, vou comprar o livro quando ele for traduzido para pt-pt. E isso só deve de acontecer la para o final do ano. Mas vou acompanhar as vossas opinioes sobre o livro


message 49: by Su (new)

Su | 1512 comments Mod
Carla wrote: "Primeiro, se isto é uma democracia como dizes, nenhum membro é mais ou menos que os outros. Como tal qualquer um tem o direito de expressar a sua opinião sem ser crucificado por isso."

Concordo plenamente! Ninguém é mais nem menos que os outros e todos podem expressar a sua opinião livremente. Da minha perspectiva foi isso que aconteceu até agora. Todos foram livres de expressar a sua opinião. Estão a discutir-se apenas ideias e ninguém crucificou ninguém.

Carla wrote: "Segundo, o Glass Sword não iria nunca ser ignorado se fosse retirado das votações, pois já está agendado e iria ler-se independentemente. Trata-se apenas de se ser justo para com os outros membros e dar uma oportunidade aos que não querem ler o Glass Sword de poderem participar na leitura do mês."

Mais uma vez reitero que as leituras de género e temáticas têm prioridade porque foram as definidas por votação dos membros. As outras são leituras que cada um combina quando quiser com a companhia que arranjar. Quem não quer ler o Glass Sword já não o ia querer ler de qualquer forma se o livro não tivesse a leitura agendada provisoriamente pelas continuações. Se o Glass Sword é o livro que tem mais votos, vai-se pela maioria, quem não quer ler esse é voto vencido. Não é uma injustiça, é assim que funcionam as votações, nem sempre toda a gente quer ler o livro mais votado, mas se é ele o mais votado é porque é o que mais gente quer ler. Além disso há aqui a assumpção que são pessoas diferentes. É possível que até sejam as mesmas pessoas interessadas em ambos, só que o Glass Sword tem mais interessados. Não vou ser eu a decidir marcar o segundo mais votado porque o outro já vai ser lido de qualquer forma e quem sabe essas pessoas até nem têm disponibilidade de participar em ambos. De qualquer forma, já se disse várias vezes e volto a repetir, quem não quer ler o Glass Sword e quer ler o segundo que combine uma leitura extra para essa data e abra o tópico.

Carla wrote: "Terceiro, toda a gente aqui no grupo age pelos seus interesses pessoais, é o que fazemos ao votar nos livros que queremos ler todos os meses, incluindo tu própria."

Acho que não percebeste o que eu disse. Quando eu voto nos livros que quero ler ou numa decisão do grupo, obviamente estou a exercer esse voto de acordo com o minha opinião pessoal. Se eu estou a moderar uma votação que está a ser feita de acordo com as regras anteriormente definidas democraticamente pelos membros, não interessa ao aplicar essas regras se por acaso favorecem o livro que eu quero ler ou não. Neste caso, eu nem queria ler para já o Glass Sword (embora me vá juntar à leitura porque prefiro ler em conjunto), e fui das pessoas que votou na continuação das leituras de continuação das sagas como uma das leituras do mês. Fui voto vencido. Ganharam as leituras de género + temáticas (em que eu não votei) e estou a defender que essas leituras tenham prioridade porque é o que acho justo já que foi votado pelos membros, não porque vai ao encontro dos meus interesses pessoais, porque até nem vai.

Carla wrote: "Quarto, eu referi-me apenas à situação agora como Glass Sword, nunca falei em continuações de sagas nem em leituras de género nem nada que se parecesse. Até porque não tenho interesse nisso, fantasia não é o meu género favorito e é preciso muito para eu continuar com uma série."

Não sei se falaste ou não, mas de qualquer forma era isso que estava em discussão. Penso que têm que se definir regras gerais com que a maioria concorde e segui-las. Não faz sentido andar a discutir caso a caso cada vez que há uma votação ou sugestão de leitura para cada um puxar a acha para a sua sardinha conforme der mais jeito.


Finalmente reitero que estamos apenas a discutir ideias. Não tenho nada contra ninguém que tenha uma opinião contrária à minha, mas como muito bem disseste, todos somos livres de expressar a nossa opinião, e se o fizermos de forma educada como todas fizemos, não há razão nenhuma para ninguém se ofender.


message 50: by Carla (last edited Mar 02, 2016 04:56PM) (new)

Carla  (carlaborralho) | 337 comments Su wrote: "Carla wrote: "Primeiro, se isto é uma democracia como dizes, nenhum membro é mais ou menos que os outros. Como tal qualquer um tem o direito de expressar a sua opinião sem ser crucificado por isso...."

Acho que ninguém se ofendeu aqui, somos todas adultas e sabemos ouvir outras opiniões, aceitá-las e respeitá-las.

Isto não se trata de o livro que eu quero ler ganhar ou não. Na maior parte das vezes sou voto vencido e não tenho problema nenhum com isso. Aliás, eu nem tenho interesse em ler o segundo livro mas é o que estou a defender porque é o que considero ser mais justo.

Mas é a minha opinião e vale o que vale.. Já a dei e já a justifiquei e não tenho mais nada a dizer. A moderada aqui és tu, logo irás fazer como entenderes melhor.

Penso que a sugestão da Mafalda e da Marta de os livros cujas leituras já estão planeadas ficarem de fora as votações é bastante justo. Pois afinal não é só discutir e pronto, há que encontrar soluções para que, como disseste, discussões destas não voltem a acontecer.


« previous 1
back to top