LITERARY HURRICANE discussion

note: This topic has been closed to new comments.
22 views
Geral do clube e informações > Tópico de sugestões para Abril - livro nacional

Comments Showing 1-11 of 11 (11 new)    post a comment »
dateDown arrow    newest »

message 1: by Raquel (last edited Feb 24, 2016 09:49AM) (new)

Raquel V (raquelvcc) | 444 comments Olá queridos furacões,

É quase março e está na hora de indicarmos qual livro queremos ler em Abril. Este mês vamos sugerir um livro Nacional, algo que sei que tem muita gente esperando anciosamente.

Como sempre, vale qualquer livro que esteja disponível online. As sugestões vão até o dia 7/03 e também podem ser feitas pelo Facebook


message 2: by Gabriela (new)

Gabriela Nascimento (snarkhunter) | 31 comments Minha indicação é Murilo Rubiao: Obra Completa.

O Murilo Rubião é um dos precursores do realismo fantástico. Escreveu os contos dessa coletânea antes do gênero começar a bombar na América Latina. São histórias em que o insólito invade o cotidiano, mostrando como a nossa vida é muito mais absurda do que conseguimos perceber.

Algumas histórias do livro: um homem que está morto mas continua fazendo tudo que sempre fez; um mágico que descobre ser capaz de criar coisas do nada e vê sua vida sair do controle; um homem que faz amizade com um coelho que pode se transformar em vários animais e começa a tomar a vida do cara.

Todas as histórias usam o insólito e o absurdo para falar sobre a condição humana. Vale muito a pena, mesmo que não seja o escolhido pelo grupo, eu recomendo muito conhecer.


message 3: by André (last edited Feb 24, 2016 02:00PM) (new)

André Caniato (vardamir) | 421 comments Minha indicação é o maravilhoso Barba ensopada de sangue, pois tô com uma edição nova e louco pra reler. Sinopse:

"Neste quarto romance de Daniel Galera, um professor de educação física busca refúgio em Garopaba, um pequeno balneário de Santa Catarina, após a morte do pai. O protagonista (cujo nome não conhecemos) se afasta da relação conturbada com os outros membros da família e mergulha em um isolamento geográfico e psicológico. Ao mesmo tempo, ele empreende a busca pela verdade no caso da morte do avô, o misterioso Gaudério, que teria sido assassinado décadas antes na mesma Garopaba, na época apenas uma vila de pescadores.

Sempre acompanhado por Beta, cadela do falecido pai, o professor esquadrinha as lacunas do pouco que lhe é revelado, a contragosto, pelos moradores mais antigos da cidade. Portador de uma condição neurológica congênita que o obriga a interagir com as outras pessoas de modo peculiar, o professor estabelece relações com alguns moradores: uma garçonete e seu filho pequeno, os alunos da natação, um budista histriônico, a secretária de uma agência turística de passeios. Aos poucos, ele vai reunindo as peças que talvez lhe permitam entender melhor a própria história."

(agora fica o medo de, se ele ganhar, vocês não gostarem de um dos meus livros preferidos, mas acho que vale o risco)


message 4: by Paula (last edited Feb 25, 2016 06:05AM) (new)

Paula Cruz (paulacruz) | 141 comments NOSSA, BARBA ENSOPADA DE SANGUE É ANIMAL! Por mim a gente pode ler até outros livros do Daniel Galera mesmo, o cara é louco. Talvez o Mãos de Cavalo :)
Mãos de cavalo by Daniel Galera

Também pensei em dois outros autores que há tempos chamam minha atenção: Marcelino Freire e Paulo Scott. Eles são dessa nova leva de escritores paulistanos (apesar do Paulo Scott ser de Porto Alegre e hoje morar no Rio, hehe), junto com o Marçal Aquino, um dos meus escritores favoritos.

Do Marcelino acho legal ler o "Contos negreiros"! É um livro de contos sobre preconceito, falando sobre racismo, homosexualidade, preconceito entre classes, etc.
Contos Negreiros by Marcelino Freire

Do Paulo Scott sugiro o Habitante irreal. Li algumas críticas que falam que é um livro que fala sobre as diferentes camadas do Brasil e do brasileiro. Aqui no Good Reads só tem resenha boa :O
Habitante Irreal by Paulo Scott


message 5: by Raquel (new)

Raquel V (raquelvcc) | 444 comments Estou adorando esta onda de indicar autores brasileiros contemporâneos. Não que nossos clássicos não sejam legais, mas émuito bom conhecer gente nova!

Seguindo a trend, vou indicar A batalha do Apocalipse, do Eduardo Spohr. É fantasia (que é só o que eu gosto de verdade), e se passa no Brasil e em várias outras cidades, e é sobre a batalha entre anjos e anjos caídos (e feticeiros, sei lá) e tudo que ouço é que é incrível! Mal posso esperar pra ler fantasia que se passa no Brasil!!


message 6: by Luciana (last edited Feb 26, 2016 07:53AM) (new)

Luciana (soualuciana) | 45 comments Barba Ensopada de Sangue é muito legal, li ano passado e gostei bastante. :)

Vou indicar O Inventário das Coisas Ausentes da Carola Saavedra.

Um pouco da sinopse: Nina tem vinte e três anos quando ela e o narrador se conhecem na faculdade. Os dois têm um envolvimento amoroso, mas certo dia ela desaparece sem deixar notícias. A partir da reconstrução ficcional dos diários deixados por Nina, o narrador conta a história de seus antepassados e assim vai delineando seus contornos, numa tentativa de recriar a mulher amada. Mas como falar do outro sem falar de si? E como falar de si quando a sua própria vida é marcada pelo abandono, pelo impalpável?


message 7: by Joana (new)

Joana Diniz (joaan_) | 317 comments Vou cortar a onda de escritores contemporâneos; desculpa, amigos :~
Como eu curto um old school, vou sugerir um livro do João do Rio que eu quero ler faz tempo: As Religiões no Rio.
Primeiro que João do Rio é um cronista incrível. Comprei o primeiro livro que vi dele pelo título (Quem Nunca™), A Alma Encantadora das Ruas. Lindo, né? E o conto homônimo é um dos mais bonitos que já li, uma declaração de amor apaixonada ao Rio de Janeiro, especialmente ao Centro, com todos os seus defeitos. Se vocês tiverem um tempinho, recomendo demais a leitura desse conto (e já tá em domínio público, então é moleza de achar!)
Segundo que esse livro foi o primeiro levantamento sobre as religiões no Rio de Janeiro, e é bem polêmico, ao que parece, porque tem coisa que ele entendeu errado e tem gente que diz que tem um tom irônico.
Acho que se não ganhar no mês, vou ler como parte do Desafio! :3
Eis a sinopse: "'As religiões no Rio' é uma compilação de reportagens publicadas na Gazeta de Notícias, do Rio de Janeiro, entre janeiro e março de 1904. João do Rio investiga e cataloga maronitas, presbiterianos, metodistas, batistas, adventistas, israelitas, espíritas, cartomantes e até um frei exorcista do morro do Castelo (que, curiosamente, é a única presença católica em toda a obra). Os capítulos considerados como mais importantes, no entanto, são os cinco em que o autor estuda os cultos afro-brasileiros - enquadrados até os anos 1930 como infração da lei, sendo inclusive perseguidos pela polícia."


message 8: by Joana (new)

Joana Diniz (joaan_) | 317 comments Gabriela wrote: "Minha indicação é Murilo Rubiao: Obra Completa.

O Murilo Rubião é um dos precursores do realismo fantástico. Escreveu os contos dessa coletânea antes do gênero começar a bombar na ..."


Caramba, Gabriela! Que preciosidade! Nunca tinha sequer ouvido falar do Murilo Rubião e ele parece incrível! Quero muito ler, obrigada pela dica!


message 9: by Paula (last edited Feb 29, 2016 06:56PM) (new)

Paula Cruz (paulacruz) | 141 comments Pessoal, acabei de ver que a maior parte das minhas sugestões para Abril não tem ebook disponível, então vou acrescentar mais duas que eu tenho e-book e posso até repassar por aqui!

A arte de produzir efeito sem causa, do Lourenço Mutarelli, um dos pais dos quadrinhos independentes, mas que agora tá desacreditado e tá indo para o lado da literatura e ficando por lá. Ele escreveu o roteiro de "O Cheiro do ralo" e atuou agora em "Que horas ela volta?" (ele interpreta o pai do Fabinho) :D Este livro é sobre um cara que perde o emprego e começa a receber vários pacotes anônimos pelo correio e não sabe porquê. CURIOSO, hã?
A Arte de Produzir Efeito Sem Causa by Lourenço Mutarelli

Até o fim da queda, do Ivan Mizanzuk. Ele é de um dos podcats que ouço, o Anticast, e curto muito as opiniões do cara. Ele tá com um proejto chamado Humanos, só de narrativas em podcasts enviadas por ouvintes. Sobre o livro em si, jogo apenas tr^s frases da sinopse: " Em pouco tempo sete jovens se suicidam, e rumores sobre um ritual ganham as páginas dos jornais. A polícia descarta a opção e dá o caso como encerrado. Anos se passam e Daniel Farias, um popular escritor de terror, decide reconstituir o caso em sua nova obra."
Até o fim da queda by Ivan Mizanzuk


message 10: by André (new)

André Caniato (vardamir) | 421 comments Só tem sugestão #top! Eu amo vocês...


message 11: by André (new)

André Caniato (vardamir) | 421 comments Fechando o tópico! Vocês podem votar aqui.


back to top
This topic has been frozen by the moderator. No new comments can be posted.