Só Ler Não Basta discussion

30 views
Discussão Janeiro 2016 > Leitura Conjunta "Duna" - 1ª Parte

Comments Showing 1-10 of 10 (10 new)    post a comment »
dateDown arrow    newest »

message 1: by Diana Marques (new)

Diana Marques | Papéis e Letras (diana_papeiseletras) | 162 comments Mod
Como o livro está dividido em três "livros", e dado que cada um tem mais ou menos o mesmo número de páginas, penso que o ideal será dividirmos a nossa discussão também consoante as partes do livro.

Assim, aqui discutimos aquilo que corresponde ao "Livro 1" do Duna.


message 2: by Carla (new)

Carla (whitelady) | 68 comments Mod
Está a ser tão bom! Intriga, profecias, traições, um planeta árido, uma especiaria misteriosa, minhocas gigantes! O que mais virá?!


message 3: by Telma (new)

Telma (telmixa) | 133 comments Mod
A minha previsão que a primeira parte da história culminaria com o golpe de estado concretizou-se. Gosto dos poderes do Paul e da sensação de predestinação na história.

Estou com dificuldades em visualizar muitos dos objectos e até mesmo locais. Sinto que as descrições são interrompidas por diálogos e os diálogos interrompidos por descrições.

De resto, já comecei o livro 2.


message 4: by Diana Marques (new)

Diana Marques | Papéis e Letras (diana_papeiseletras) | 162 comments Mod
Telma wrote: "A minha previsão que a primeira parte da história culminaria com o golpe de estado concretizou-se. Gosto dos poderes do Paul e da sensação de predestinação na história.

Estou com dificuldades em v..."


Já somos duas! Devemos andar mais ou menos ao mesmo ritmo :)

Eu estou a adorar tudo! Acho que o início custa um bocadinho, por ter que me habituar a todos os nomes das personagens e também dos termos específicos daquele mundo. Mas depois de entrar no ritmo, a história fica super interessante e flui bastante bem. Também estou a adorar o Paul, tenho imensa curiosidade quanto aos Fremen e quero saber mais sobre todas aquelas profecias e o que os espera daqui para a frente.

Telma, eu tenho ido ver à net algumas ilustrações daquilo que é descrito no livro - os locais, os fatos, os ornithopters (não sei como traduziram), etc.


message 5: by Telma (new)

Telma (telmixa) | 133 comments Mod
Diana wrote: "Telma, eu tenho ido ver à net algumas ilustrações daquilo que é descrito no livro - os locais, os fatos, os ornithopters (não sei como traduziram), etc. "

Ornitóptero (mais comummente tóptero).


message 6: by Diana Marques (new)

Diana Marques | Papéis e Letras (diana_papeiseletras) | 162 comments Mod
'Tóptero é muito bom. É como dizer "andar de 'tocarro ou 'mboio" xD Em inglês também é mais a abreviatura, 'thopter.


message 7: by Rosa (new)

Rosa Branca | 1 comments Tenho-o na prateleira 'para ler' , não sei se consigo apanhar este desafio, mas vou tentar..


message 8: by Telma (new)

Telma (telmixa) | 133 comments Mod
"Mas nós, os fremen, pagamos as nossas dívidas..." - pág. 78

Fez-me lembrar uma certa frase famosa de um outro livro. :)


message 9: by Su (last edited Feb 02, 2016 06:27AM) (new)

Su | 135 comments Como acabei por iniciar o livro já em Janeiro e tive outras leituras em paralelo, só consegui até ao final do mês terminar a primeira parte! Vou acompanhando os comentários à medida que for lendo e depois irei ver o vosso vídeo com a discussão final :)

Para já estou a achar o livro muito rico, o enredo interessante e complexo, mas confesso que ainda não me cativou. Ou como a Diana pos a questão acima, não consegui para já entrar no ritmo da história e deixá-la fluir livremente, estou ainda na fase da estranheza inicial ;)

Achei as personagens muito bem construídas a até tinha simpatizado com várias, inclusive o Paul, mas confesso que aquela parte final dele meia calculista meia profética foi um pouco creepy! Estou curiosa com o que se segue, até porque também tenho bastante curiosidade nos freemen e nos segredos que o próprio planeta esconde...


message 10: by Diana Marques (new)

Diana Marques | Papéis e Letras (diana_papeiseletras) | 162 comments Mod
Su wrote: "Como acabei por iniciar o livro já em Janeiro e tive outras leituras em paralelo, só consegui até ao final do mês terminar a primeira parte! Vou acompanhando os comentários à medida que for lendo e..."

A partir de agora é que tudo se começa a desenvolver e, aos poucos, vais unindo os pontos ;)


back to top