Nerds & Encrenqueiros discussion

Perdido Street Station (New Crobuzon, #1)
This topic is about Perdido Street Station
31 views
Leitura Coletiva > Perdido Street Station

Comments Showing 1-17 of 17 (17 new)    post a comment »
dateDown arrow    newest »

Lauren (estrangeira) Tópico para discussão de nossa leitura de dezembro.


message 2: by Rafael (new) - added it

Rafael Monteiro TI | 8 comments nao tem versão portuguès nao?


Lauren (estrangeira) Rafael, realmente não estou achando em português! Vou pedir para os outros moderadores também dar uma olhada e aviso se acharmos.


message 4: by Aline (new)

Aline (alinebertoldi) | 128 comments Mod
oi Rafael, eu acredito que esse livro não tenha versão brasileira ainda. mas não vi nada a respeito da edição portuguesa.


message 5: by Lanko (last edited Dec 07, 2015 05:35PM) (new) - rated it 2 stars

Lanko | 218 comments Mod
Sexo entre humano e inseto logo no capítulo 1!

Estou em 10% do livro. Colocar algumas quotes que achei super bacanas, especialmente dos pensamentos em 1ª pessoa do garuda:

(view spoiler)

(view spoiler)

(view spoiler)

(view spoiler)


message 6: by Thiago (new) - added it

Thiago (thiago7) | 389 comments Mod
Fala Rafael, infelizmente não tem mesmo não. Mas parece que vai sair esse mês! Tradução do Fábio Fernandes pela Boitempo Editorial que é quem está publicando os trabalhos do Miéville por aqui. Ano passado eles lançaram A cidade & a cidade.

Fonte:
http://www.boitempoeditorial.com.br/v...

"Em 2015, será a vez de Perdido street station (2000), romance que..."

e

http://www.boitempoeditorial.com.br/v...


message 7: by Thaís (last edited Dec 08, 2015 03:52PM) (new)

Thaís | 105 comments Estou me aprofundando na leitura. As descrições me deixam um pouco agoniada, pq é aquele tipo de narrativa travada. Como o universo é muito peculiar e cheio de detalhes, o cara fica uma página inteira para falar uma coisa simples. A impressão que tenho é que o China Mieville é um Tolkien do steampunk rs mas não é um livro ruim. estou gostando apesar dessa agonia de querer que a história avance logo

E para ilustrar a leitura:

http://aksu.deviantart.com/art/Perdid...

http://gordillo.deviantart.com/art/Pe...

http://justinoaksford.deviantart.com/...

Lin (que medo desse desenho...eu tinha imaginado ela fofinha, tipo uma fada kk):

http://justinoaksford.deviantart.com/...


Lanko | 218 comments Mod
Concordo com a Thaís. O problema a ser solucionado é curioso, a prosa alterna ótimos momentos com descrições super exageradas e complicadas.

Mas bem que as coisas podiam andar um pouco mais rápido!


Lanko | 218 comments Mod
Ô boca hein... algumas horas depois voltei pro livro e no capítulo seguinte o caos começou!


message 10: by Thaís (new)

Thaís | 105 comments eu acabei largando a leitura rs tava muito travado...comecei anler Red Rising. tá bem melhor...mas tem uma semelhança com jogos vorazes.depois vou pesquisar qual livro veio primeiro


Lanko | 218 comments Mod
Cheguei na metade do livro. Andei pulando algumas páginas quando o POV não é dos protagonistas e a coisa é meio enrolada.

Mas teve uma parte muito boa quando o Isaac topa com um dos bixos. Morte maneira.

(view spoiler)


message 12: by Lanko (last edited Dec 13, 2015 04:01PM) (new) - rated it 2 stars

Lanko | 218 comments Mod
Terminei o livro. Ele começa com uma excelente prosa em primeira pessoa sobre a cidade, e depois tem sexo entre humano-inseto. Pra alguém lendo steampunk pela primeira vez, todo esse sentimento "weird" me agradou bastante.

Ainda fica melhor: Um cientista boca-suja e inteligente tem a missão de fazer um garuda que perdeu as asas voar de novo. Sensacional.
A namorada inseto tem que fazer uma estátua de gosma do chefão do submundo, um cara que se enxertou de partes de outros humanos/animais/sabe Deus o que mais.

E então o livro parou de funcionar pra mim. Pelo que li da sinopse e de algumas recomendações, eles falam que a cidade tem vida própria, muitas raças diferentes convivendo, filosofias e hierarquias internas diferentes, etc.

E nada disso entra na história.

Entrou no começo. Por exemplo, quando o Isaac, o cientista, visita o lugar onde os garudas da cidade estão, (view spoiler)

Ou quando a Lin, que pensa sobre as outras mulheres da espécie dela, que vivem de uma maneira totalmente diferente, e que ela condena isso.

Ou mesmo o relacionamento dos dois, que é mantido às escondidas. Enquanto isso dá um certo "fogo" na relação pela sensação de perigo de ser pego, da polêmica, etc, também faz com que eles se sintam irritados um com o outro, como se um tivesse vergonha do outro por serem tão diferentes. Também mostra que o relacionamento interespécies não é normal na cidade, como parecia no começo.

Tem um sistema de justiça bizarro, onde existem muitas punições com Remaking, que é tipo enxertar no corpo do condenado partes de outros seres, como punição. Uma mulher que matou o bebê tem os braços dele enxertados na cabeça, por exemplo.

Tem um circo onde os Remaked são tratados como animais de zoológico, ou alguém com mutação ou exótico ou com algum acidente.

Esses temas, que parecia ser o que o livro prometia explorar, aparecem somente no comecinho da história e depois nunca mais são explorados novamente.

A cidade, que diziam que tinha vida própria no livro, só o tem no comecinho também. Então a história começa a enrolar e enrolar, andando sem sentido, até que finalmente alguma coisa acontece, mas só lá pela metade do livro.

E aí o livro vira algo como Dead Space. (view spoiler)

E... e o resto do livro fica nisso. Uma caçada desajeitada e desnorteada contra uns bixos. E nem é ação tão boa, já que ninguém ali sabe lutar/atirar.

Considerando isso, (view spoiler)

Comecei a olhar algumas páginas só de relance, especialmente quando eram conversas que não eram pelo ponto de vista dos protagonistas, e isso vai ficando mais frequente. Teve uma ou outra parte mais interessante, mas só.

A prosa, no começo muito boa e inovadora, começa a ficar meio forçada e enfeitada demais.
O livro viaja em detalhar demais coisas desnecessárias, e o pior, plots são abordadas e depois simplesmente abandonadas do nada.
Por causa disso poderia ter usado um corte de páginas, o livro é realmente grande.

O final devolve um pouco do sentimento do começo. O por que do garuda ter perdido as asas ou a condição de um dos protagonistas depois da "caçada".

Mas eu esperava mais exploração da cidade, mais vida dela e dos diferentes tipos de habitantes. As imagens que vi mostravam algo tão vasto, tantos habitantes de raças diferentes, tão cheio de diferenças e tantos potenciais problemas, mas nada disso aconteceu, virando pano de fundo pra uma história de ação desajeitada, uma caçada contra aliens, praticamente.


message 13: by Lauren (last edited Dec 13, 2015 03:05PM) (new) - rated it 2 stars

Lauren (estrangeira) Começo hoje a leitura, passei o olho por cima dos comentários e parece que vocês não estão gostando, é isso?

Lanko, não li todo o seu último post porque me pareceu que tinha spoiler. É besteira minha? Realmente só passei o olho então posso estar beeeem enganada. Odeio spoiler hehe Me avisa, se não for o caso eu leio antes de terminar o livro.

Não custa eu reforçar o pedido: não esqueçam de marcar quando for spoiler, galera!


message 14: by Lanko (last edited Dec 13, 2015 04:09PM) (new) - rated it 2 stars

Lanko | 218 comments Mod
Lauren, acho que só uma parte era spoiler, sobre a área dos garudas na cidade, mas essa parte é resolvida na mesma hora, mas só pra garantir coloquei spoiler hehe.

As outras acontecem logo no começo também, eu passei bem por cima na descrição. E também são simplesmente abandonadas, nunca mais são explorados novamente.

Coloquei spoiler também onde sem querer falei sobre os poderes dos "antagonistas".

Eu gostei do estilo do Miélville, mas só quando no começo ele tava mostrando as diversas faces da cidade. Muito "weird", muito fantástico.
Mas depois isso some totalmente e vira uma espécie de livro de ação, o que não me agradou.

Um dos personagens principais simplesmente desaparece (talvez o mais interessante) e outros dois entram no meio da história e nem são muito desenvolvidos.
Na verdade o desenvolvimento dos personagens meio que freia totalmente e foca-se mais na ação.
Pior, numa cidade que supostamente tem diversas espécies, o grupo de heróis é praticamente humanos '.'

Claro, pode ter sido a minha expectativa não atendida, mas foi o que eu entendi o que o livro mostraria.


Lauren (estrangeira) Fiquei super curiosa com a tua descrição do livro. Parece um daqueles que ou vc ama ou bléh!

Quando tiver com ele engatado já entro aqui pra dar uns pitacos.

Obrigada por deixar claro os spoilers :)


message 16: by Lanko (last edited Dec 13, 2015 04:28PM) (new) - rated it 2 stars

Lanko | 218 comments Mod
Realmente, outros amigos me falaram que odiaram e só voltaram a ler algo do Miélville anos depois, e simplesmente amaram os outros trabalhos, e pra não desanimar com o autor se não gostar.

Outros amaram, falando que foi a coisa mais estranha e fantástica que leram.

Realmente foi a mais estranha que já li também. Tem um lado "weird" e outro bem "creepy", mas não achei que a execução da segunda metade foi bem elaborada.

Curiosamente alguns acharam a parte da "ação" a melhor e a primeira, que eu disse que falava mais da cultura e a vida na cidade, as mais chatas hehe.

Claro, novamente, pode ter sido algo de expectativas não atendidas.

Espero que você goste!


Lauren (estrangeira) Estou no início, lendo em inglês, o que tá me deixando bem confusa para processar a quantidade de informação.

Eu super evitei ler sobre o livro antes de começar, então estou impressionada com a estranheza da narrativa. Vamos ver se eu me acho logo, porque senão vai ficar chato.

De qq jeito, tá sendo uma surpresa interessante.


back to top

unread topics | mark unread


Books mentioned in this topic

A Cidade & a Cidade (other topics)

Authors mentioned in this topic

Fábio Fernandes (other topics)