Read-along discussion

A Discovery of Witches (All Souls Trilogy, #1)
This topic is about A Discovery of Witches
35 views
Desafio 2015 > Romance Paranormal | A Discovery of Witches

Comments Showing 1-35 of 35 (35 new)    post a comment »
dateDown arrow    newest »

message 1: by Marta (last edited Aug 12, 2015 04:28AM) (new)

Marta | 1341 comments Mod
E "A Discovery of Witches" ou em pt "A Noite de Todas as Almas" foi o livro votado para o mês de Setembro.

Leitura a iniciar a 4 de Setembro.

Participantes:

- Sofia
- Su
- Carla
- Carla
- Lóide
- Ana
- Sara
- Filipa Monteiro
- Marta


message 2: by Sofia (new) - added it

Sofia Martins | 89 comments Eu!! :)


message 3: by Su (new) - rated it 4 stars

Su | 1481 comments Mod
Contem comigo! :) já ando para ler este há imenso tempo!


message 4: by Carla (new) - added it

Carla (carla73) | 196 comments Eu participo.


message 5: by Patrícia (new) - added it

Patrícia (patriciapecegueiro) | 606 comments Gostava imenso de participar mas depois de um calhamaço como o do Brandon Sanderson não me quero meter noutro tão cedo. Ficará para uma próxima. Espero que se divirtam!


Carla  (carlaborralho) | 337 comments Eu quero!


Ana // TheBooktarian (booktarian) | 150 comments Também quero!


message 8: by Filipa (new) - added it

Filipa (vzfiidae) Eu já li ... boas leituras :)


Sara Berbigão | 53 comments Participo :)


message 10: by Filipa (new) - added it

Filipa (filipa_) | 10 comments Também participo!


message 11: by Marta (new)

Marta | 1341 comments Mod
Já alguém começou? :)


Carla  (carlaborralho) | 337 comments Eu devo começar amanhã ou ainda hoje à noite, tenho de acabar o livro que estava a ler e só me faltam 200 páginas :)


message 13: by Sofia (new) - added it

Sofia Martins | 89 comments Só começo na 2ª que é quando posso ir buscá-lo à biblioteca :)


message 14: by Sara (new) - rated it 5 stars

Sara Berbigão | 53 comments Eu já comecei e estou a gostar muito :)


message 15: by Carla (new) - added it

Carla (carla73) | 196 comments Eu ainda não comecei a ler, mas comprei o último livro desta trilogia.
Boas leituras.


message 16: by Su (new) - rated it 4 stars

Su | 1481 comments Mod
Atrasei-me nas leituras e ainda não consegui começar :| mas quero ver se não demoro...

E quem já começou, que tal estão a achar?


Carla  (carlaborralho) | 337 comments Eu já comecei, mas ainda só li o primeiro capítulo. Parece promissor!


message 18: by Marta (new)

Marta | 1341 comments Mod
Só depois de terminar as minhas leituras pendentes é que começo este.

A quem já começou, boas leituras :)


message 19: by Sara (new) - rated it 5 stars

Sara Berbigão | 53 comments Eu terminei ontem e simplesmente adorei!


message 20: by Carla (new) - added it

Carla (carla73) | 196 comments Eu ainda não comecei mas estou com muita vontade.
Já tenho a trilogia completa, tenho mesmo de ler;)


message 21: by Su (new) - rated it 4 stars

Su | 1481 comments Mod
Oh, estou tão atrasada nos meus planos :( também ainda nem comecei!

Acho que vou começá-lo mesmo sem ter terminado o que estou a ler de momento e levar as leituras em paralelo, assim lerei mais devagar mas pelo menos posso ir participando da discussão desde já...


Ana // TheBooktarian (booktarian) | 150 comments Meninas o ebook deste livro está grátis na amazon, caso queiram ler o livro e ainda não tenho o ebook: http://www.amazon.com/Discovery-Witch...


message 23: by Su (new) - rated it 4 stars

Su | 1481 comments Mod
Já comecei mas ainda estou muito no início.

De qualquer forma, ADOREI passar-se em Oxford na Bodleian Library. Estive lá há um ano e fiz a visita guiada, a biblioteca é linda e a sua história impressionante! A própria cidade é qualquer coisa de espectacular, não admira que tenha inspirado tantos autores de clássicos da fantasia! Só por isto, ponto positivo para o livro :)


message 24: by Su (last edited Sep 30, 2015 04:09PM) (new) - rated it 4 stars

Su | 1481 comments Mod
Que tal vão as vossas leituras? Alguém ainda está a ler este além de mim?

Eu vou agora a meio do livro e estou a gostar imenso. Sou fã de qualquer género de fantasia, mas reparei há algum tempo que tenho ficado repetidamente desiludida com os livros de fantasia urbana e romance paranormal que leio. Não é que não goste deles, mas acabam sempre por ser um pouco cliché e não me entusiasmam como os que tenho lido de fantasia épica, então comecei-me a questionar se talvez o estilo não era para mim. (Tudo isto com excepção da trilogia Daughter of Smoke & Bone, que amei, mas desconsidero para as apreciações acima mencionadas porque eu acho que a certa altura torna-se mais fantasia épica que urbana).

Este livro têm-se revelado uma grata surpresa nesse sentido, mostrando-me que estava enganada! :) Tem quase todos os clichés do género (view spoiler), mas que não me incomodam porque a história é envolvente e é só isso que eu peço num livro destes, que o enredo me absorva e me consiga puxar completamente para o seu mundo de fantasia, seja no nosso mundo ou num imaginário.


message 25: by Sofia (new) - added it

Sofia Martins | 89 comments Eu ainda não comecei. Como estava mesmo atrasada nas leituras optei por ler primeiro o Ugly Love por ser bastante mais pequeno e quando terminar pego neste.


Carla  (carlaborralho) | 337 comments Eu estou a ler! Mas estou muito atrasada, ainda vou pela página 50 :p


message 27: by Su (new) - rated it 4 stars

Su | 1481 comments Mod
Finalmente terminei! :)

Ainda bem que fizemos esta leitura porque já nadava há imenso tempo para lhe pegar, mas acabava por adiar por ser algo longo. A verdade é que apesar do elevado número de páginas se lê muito bem e conseguiu-me prender bastante.

Reitero tudo o que já disse acima sobre o livro quando ainda ia a meio. Dentro do género de romance paranormal com bruxas e/ou vampiros foi o livro que mais me agradou até hoje. Mesmo usando e abusando dos clichés do estilo, consegue ter algum diferencial e cativar. Estou imensamente curiosa para saber como continua após o este final :)

Houve apenas uma coisa que não percebi muito bem. (view spoiler)


message 28: by Marta (new)

Marta | 1341 comments Mod
Ainda vou muito no início mas espero que me cative assim como te cativou, Su :)


Carla  (carlaborralho) | 337 comments Eu já avancei mais um bocadinho na história e estou a gostar muito, como disseste é grande mas lê-se muito facilmente. E neste momento, para mim, os clichês são muito bem vindos :)


message 30: by Su (new) - rated it 4 stars

Su | 1481 comments Mod
Também espero que sim, Marta :)

E ainda que estás a gostar, Carla!

Depois vão partilhando as vossas impressões :)

Boas leituras!


Carla  (carlaborralho) | 337 comments Sim, depois vou partilhando. Agora ainda só posso dizer que gosto do Matthew :p


Carla  (carlaborralho) | 337 comments Su, não sentiste uma vibe de Edward Cullen em algumas das coisas que o Matthew fez? :p


message 33: by Su (last edited Oct 03, 2015 07:21AM) (new) - rated it 4 stars

Su | 1481 comments Mod
Carla wrote: "Su, não sentiste uma vibe de Edward Cullen em algumas das coisas que o Matthew fez? :p"

Sim, sem dúvida! Daí eu ter mencionado que o livro não foge aos clichés do género, e quando digo género, ou seja, romance paranormal, nomeadamente com vampiros, não me refiro exclusivamente à literatura.

No fundo é mais uma versão da história que ficou tão na moda e um pouco batida há uns tempos atrás, exactamente desde o Crepúsculo, que consiste em variações da base: vampiro centenário belo e perigoso apaixona-se por humana. Já vi essa premissa inúmeras vezes, talvez a primeira no Crepúsculo, depois em The Vampire Diaries (só vi a série que já foi muito boa em tempos idos, nunca li os livros), em True Blood (larguei tanto a série como os livros após os primeiros volumes), Moonlight e se puxasse pela cabeça talvez encontrasse mais alguns exemplos.

Claro que em cima desta base podem depois ser construídas narrativas diversificadas. E é por isso que quando fiz esta observação, não o disse no mau sentido, porque adoro tudo o que é fantasia, gosto de enredos com seres sobrenaturais e não é por acaso que já vi e li tantas histórias do género. Desde que seja bem contada e tenha a sua própria identidade, tem o meu interesse. E isso aconteceu aqui, sem dúvida. O facto dela ser bruxa e não humana, apesar de no início a diferença ser pouco perceptível, traz uma novidade, assim como os terceiros seres serem daemons e não os mais explorados lobisomens. Isto pode inicialmente parecer pouco, mas é o suficiente para uma boa história evoluir de uma forma totalmente diferente, afastando-se assim da tal base menos singular.

Houve, no entanto, inevitavelmente vários momentos em que tive uma clara sensação de dejà vu e penso que a figura do vampiro protagonista é o que mais contribui para isso. Para mim não tem um rosto ou nome tão específico como Edward Cullen, sendo que a carapuça serviria a qualquer dos vampiros protagonistas das obras acima citadas, se bem que tendo sido este que popularizou o estilo, chamar-lhe vibe de Edward Cullen é de certa forma adequado. Refiro-me à ideia de que se acha um monstro, que não é merecedor do amor da protagonista, da super protecção que exerce sobre ela, que traz consigo o verso da moeda que é o comportamento excessivamente controlador. Da parte dela, a noção de que ele é único, misterioso o que lhe confere um certo charme, ser sobrenaturalmente belo e ter um efeito nela que vai além de uma paixão "normal".

Em certos momentos, isso incomodou-me um pouco, não porque me desagradasse em si, mas porque não estava a conseguir distanciar-se das tais outras obras que já li e firmar a sua própria identidade. Mas depois houve alguns pormenores que me conseguiram afastar essa sensação. Penso que o livro ser mais adulto e não direccionado ao público adolescente ajudou. O facto de o Mathew ser cientista, e tentarem explicar várias das coisas a uma luz mais científica que fantasiosa também foi positivo. Sempre se fez a típica comparação do vampiro com o predador, mas depois acaba-se sempre por passar essencialmente a imagem dele como o gentleman que por acaso bebe sangue, por causa das restrições devido à idade. Aqui eles fizeram várias comparações do comportamento dos vampiros com o de certos animais e foi interessante porque acabam por manter o ar de mistério e perfeição de formas e movimentos que os caracteriza, mas evidenciar a sua natureza não humana de forma muito mais intensa. Há ali uma beleza animal no predador devido à sua superioridade e graciosidade, mas depois isso vem com uma bagagem não tão fácil nem agradável de lidar para um humano, como o ser excessivamente territorial, macho alfa e violento quando ameaçado ou contrariado. Acho que este livro mostrou essa dualidade melhor do que qualquer uma das obras que referi acima, distinguindo assim o Mathew dos restantes. Acho que ele é um bom personagem, que através da exploração destes factores mais negativos acabou por ganhar profundidade, ainda que alguma atitudes mais machistas dele me incomodem esporadicamente como mulher que sou na sociedade moderna.


message 34: by Carla (last edited Oct 03, 2015 09:02AM) (new) - rated it 4 stars

Carla  (carlaborralho) | 337 comments Su wrote: "Carla wrote: "Su, não sentiste uma vibe de Edward Cullen em algumas das coisas que o Matthew fez? :p"

Sim, sem dúvida! Daí eu ter mencionado que o livro não foge aos clichés do género, e quando d..."


Eu por acaso não costumo ler livros deste género, e se a memória não me falha, os livros da saga crepúsculo foram os únicos que li que tinham vampiros como personagens. Por isso associei logo tudo ao Edward, (view spoiler)

Concordo contigo, ainda só li metade, mas percebe-se que esta obra se distingue bem, (pelo menos do Crepúsculo, a história também não tem nada a ver), não só pelo facto de a Diana ser uma bruxa e não humana.
Eu gosto muito do Matthew, tem um grande carisma, apesar das atitudes machistas, e de facto a autora combinou bem o charme das criaturas com o seu lado animal.

Estou a gostar mesmo muito do livro! :)


Carla  (carlaborralho) | 337 comments Su wrote: "Finalmente terminei! :)

Ainda bem que fizemos esta leitura porque já nadava há imenso tempo para lhe pegar, mas acabava por adiar por ser algo longo. A verdade é que apesar do elevado número de pá..."


Su, já acabei. Em relação (view spoiler)


back to top