Nerds & Encrenqueiros discussion

A Princess of Mars (Barsoom, #1)
This topic is about A Princess of Mars
16 views
Leitura Coletiva > A Princess of Mars

Comments Showing 1-28 of 28 (28 new)    post a comment »
dateDown arrow    newest »

Lauren (estrangeira) Comentários sobre nossa série de Setembro x


Lauren (estrangeira) gente, o ebook é de graça pelo projeto Gutenberg: http://www.gutenberg.org/ebooks/62


message 3: by Isaac (new) - added it

Isaac (isaac-sky) | 29 comments Lauren wrote: "gente, o ebook é de graça pelo projeto Gutenberg: http://www.gutenberg.org/ebooks/62"

Se é "de gratis" então é mais provável que eu consiga ler kkkkkkkkkk


Gabriel | 6 comments Oi, sou novo aqui, mas sempre quis ler esse.

Adicionando que grátis é ótimo. Eu "As minas do Rei Salomão" pela versão kindle do projeto Gutenberg e achei ótimo.


Lauren (estrangeira) Gabriel wrote: "Oi, sou novo aqui, mas sempre quis ler esse.."

Bem-vindo, Gabriel :)


message 6: by The Ragi (new)

The Ragi Já li os três primeiros da saga Barsoom, e achei o segundo o mais bacana. Esse introduz um bocado dos elementos do cenário, apresenta os principais personagens, etc... mas o estilo é bem antigão, com o herói mocinho perfeito e mocinha indefesa inofensiva.

Bem diferente do filme!


Lauren (estrangeira) Fantasia bem old school então.. Estou curiosa, não sei se vou gostar.


message 8: by The Ragi (new)

The Ragi Eu gostei do livro pela aventura, é bem estruturada, sempre crescendo em tensão e importância. E, no meio de tantas leituras com personagens cheios de nuances que temos atualmente, a pureza dos protagonistas é ótima para "limpar o palato".

Esqueci de mencionar que a Deja Thoris, mocinha indefesa inofensiva, é também a mulher mais linda e perfeita de toda a galáxia. Obviamente.

Adoro o John Carter, mas Tarzan (do mesmo autor) é um livro bem melhor.


Gabriel | 6 comments Estou em 50% do livro e estou gostando...

Eu só fiquei um pouco decepcionado com a passagem do personagem da Terra para Marte, achei relaxada, faz parecer que é pura magia (apesar do livro ser um tipo de ciência e fantasia, que nesse caso seria razoável ser mágico, mas continua relaxado.. claro na minha opinião).

Eu acho delicado esse transporte imediato entre planetas e é estranho ele ter certeza que está lá... em Marte (Como? ele é um soldado da guerra civil americana? será que ele têm um "background" em astronomia e observação planetária? biologia? certamente ele tinha uma aptidão de cientista e não sabia.... como ele tem certeza que está em Marte? Poderia ser qualquer lugar, não?). Será que algum tipo de conexão telepática informou o destino da viagem?

Achei um pouco estranho a naturalidade com que começa a explorar o planeta vermelho, sem nenhuma preocupação com como voltar para casa... e seu ouro, seu amigo falecido... eu certamente ficaria intrigado e aterrorizado em uma situação dessas.. ainda mais despido como descreve no livro.

Terei mas a dizer depois... quando terminar..


message 10: by Lauren (last edited Sep 08, 2013 07:45AM) (new) - rated it 3 stars

Lauren (estrangeira) 70% do livro e tenho alguns comentários.

(view spoiler)

Bom, vamos lá. Estou curiosa para ver como termina o livro.


message 11: by The Ragi (last edited Sep 08, 2013 12:18PM) (new)

The Ragi Bom, a resposta para dilemas ténicos ou biológicos parece ser bem simples para o autor: misteriosa tecnologia alienígena.

Não esqueçam de encaixar esse livro em seu contexto histórico: foi publicado há 96 anos! Conhecimento científico não era a coisa mais simples de se encontrar, e a relação (view spoiler) é um baita reflexo do ideal da época.


Lauren (estrangeira) Alguns livros ficam mais datados que outros. Hoje mesmo tava vendo uma adaptação de um livro da Jane Austen e acho impressionante como o tratamento dos personagens continua atual.

Mas concordo com você Ragi, não é justo não levar em conta também o contexto histórico e acho que dá pra dar uma colher de chá ao Edgar Rice Burroughs, sim.

Esse tópico me fez perceber que não escolhemos ainda nenhum livro escrito por uma mulher. Já aviso que vou sugerir 2 para o próximo mês e peço desde já seu voto! hohohoho (ó o lobby descarado)


Gabriel | 6 comments Bem terminei a uns dias atrás, e posso adicionar que outros livros da época que li me incomodam fazendo explicações generosas dos belos homens que aparecem no livro (lembrando livros de H. Rider Haggard). Em contrapartida, pouquissimas mulheres (não conta as não humanoides! ;) ) e não tão bem descritas...

[ Achei o fim da história tipico dessa época, criando uma situação que nem confirma e nem desmerece a aventura. No entanto a personalidade utópica e regrada do herói torna ele muito previsivel, de repente seria um molde de "gentlemen" idealizados pelas mulheres ou homens da época. ]

Fugindo um pouco do assunto e comentando sobre livros de escritos por mulheres:

Pode tentar sugerir um livro de Jo Walton... acabei de ler Among Others (Hugo e Nebual..), traz um outro contexto de leitura do genero de SF, mas aviso logo que não achei muito apelativo. Mas pode tentar também Connie Williams Doomsday Book (Hugo e Nebula), mas não li esse ainda... e pelo que entendi é viajem no tempo... de repente temática muito próxima ao livro do Asimov.. mas ela tem outros...


message 14: by Isaac (new) - added it

Isaac (isaac-sky) | 29 comments Alguém já leu algum dos livros da série de Darkover?


Lauren (estrangeira) Gostei do fim do livro, gente! Ficou bem redondo. (E aí no final me caiu a ficha de novo - que eu tinha meio que deixado de lado durante a história - que todos estão (view spoiler) aiai, quase mereceu outra estrela)

@ Gabriel: ótimas recomendações. autoras que eu tô querendo ler faz tempo. vou pensar ainda quais vão ser minhas sugestões, uma com certeza vai ser de algum clássico. mas please, fica à vontade pra sugerir vc tb! vou abrir o tópico assim que nossas enquetes desse mês fecharem (dia 15).

@Isaac: (acho que) não, melhor postar link ou adicionar o livro/autor pra ficar mais claro para a gente qual série é.


message 16: by Isaac (new) - added it

Isaac (isaac-sky) | 29 comments Lauren wrote: "Gostei do fim do livro, gente! Ficou bem redondo. (E aí no final me caiu a ficha de novo - que eu tinha meio que deixado de lado durante a história - que todos estão [spoilers removed] aiai, quase ..."

http://www.goodreads.com/book/show/67...

É da mesma autora de As Brumas de Avalon. Os livros geralmente são independentes um dos outros e envolvem o planeta Darkover.


Lauren (estrangeira) Valeu a dica Isaac. Gostei bastante do Brumas (The Mists of Avalon, pra quem quiser dar uma olhada).


message 18: by Isaac (new) - added it

Isaac (isaac-sky) | 29 comments Lauren wrote: "Valeu a dica Isaac. Gostei bastante do Brumas (The Mists of Avalon, pra quem quiser dar uma olhada)."

Eu não li o Brumas de Avalon ainda mas acho que Darkover consegue ser bem mais sombrio (sacou o trocadilho? hein? hein? kkkkkkk) e mais humano de certa forma. Gosto como ela fez personagens tão "reais" kkk


message 19: by Aline (last edited Sep 11, 2013 06:10PM) (new) - rated it 3 stars

Aline (alinebertoldi) | 128 comments Mod
começando pelo começo então: TERMINEI o primeiro da série Barsoom.

ele tem muita pretensão de conto de fadas. todos os elementos estão ali e não é a toa que virou filme da disney né. mas é um conto de fadas meio às avessas, é o ponto de vista do "princípe encantado", tem ali todos os obstáculos que ele enfrenta pra conquistar a princesa, sem contar que ele é o modelo de homem ideal. e, ao que tudo indica, o "princípe encantado" só pode ser um alienígena mesmo, um ser de outro mundo (view spoiler). o livro é bem escrito e tem uma continuidade razoavelmente boa, mas achei que atropela o ritmo em alguns pontos (view spoiler). obviamente que a história acontece só pelo ponto de vista do John Carter, acho que por isso que as outras personagens são tão superficiais e isso vale não só pra Dejah mas pros outros também.
outra coisa que me incomodou foi a maneira como começou a narrativa, como se fosse um diário e meio que me lembrou por uns instantes de Dracula que também tenta vender a ideia de "história verídica", mas foi só por uns instantes tá. e pela forma como o livro termina, não sei qual seria o fio que amarraria uma continuação, e pra falar a verdade, ainda não sei se fiquei com vontade de ler a sequência.
ahh, eu quase dei 4 estrelas, mas não achei ele assim tão nerd, algumas coisas me soaram meio absurdas. eu sei, eu sei que o livro foi escrito há uma eternidade atrás. (view spoiler).
é uma leitura água-com-açúcar, bom, e tem umas partes que são bem empolgantes.

@Lauren e @Isaac, não importa o que vcs digam, não suporto a Marion Zimmer Bradley, acho que Brumas de Avalon foi a leitura mais sofrível que jã encarei, sinceramente, duvido que algum dia me interesse por qualquer outro livro dela. mas boa sorte nesse Darkover ali.


message 20: by Lauren (last edited Sep 11, 2013 06:42PM) (new) - rated it 3 stars

Lauren (estrangeira) Marion Zimmer Bradley sempre será nosso ponto de discórdia, Aline!

Na minha opinião, Brumas de Avalon é um exemplo brilhante da retomada das mulheres como sujeito narrativo, um clássico da literatura arturiana e, simplesmente como livro de fantasia, uma leitura extremamente agradável.

Não ouçam ela, leiam Brumas!

(p.s.: admito que já li outras dela e odiei.)

Num tópico de leituras mais sofríveis eu votaria em: Fifty Shades Freed


Aline (alinebertoldi) | 128 comments Mod
dá quase pra abrir um tópico sobre brumas hahaha. então, eu não gosto da construção dos personagens dela, e bom, diversas coisas me irritaram no livro, mas principalmente a Guinevere. não tem como gostar. hahaha, mas boa sorte pra quem for ler. sou bem mais Anne Rice e a personagem Claudia da série crônicas vampirescas. ;)

@Lauren me recuso a ler essa outra série ali hahaha.


message 22: by Lauren (last edited Sep 12, 2013 10:59AM) (new) - rated it 3 stars

Lauren (estrangeira) tb não gostei da Guinevere, Aline. Mas ela era pra ser o espelho inverso da Morgana mesmo.

Então, ainda temos que abrir o tópico de sugestões. nada decidido babe.


Lauren (estrangeira) aaahhh Aline, vi que vc comentou do Drácula. você gostou do livro? Vou te falar que eu esperava muito mais. Achei muito tedioso.

Curiosa pra saber tua opinião.


message 24: by Isaac (new) - added it

Isaac (isaac-sky) | 29 comments Aline wrote: "dá quase pra abrir um tópico sobre brumas hahaha. então, eu não gosto da construção dos personagens dela, e bom, diversas coisas me irritaram no livro, mas principalmente a Guinevere. não tem como ..."

Eu li os dois primeiros livros da série da Darkover e tem algo que me incomoda (mas não me faz odia-la kkk) nos personagens:

- 90% dos homens nos livros são ou idiotas acéfalos, ou extremamente malvados.

Eu sei que as feministas adoram a Marion por elevar o papel da mulher. Acho isso muito bacana (e é por isso que eu estou gostando de Jogos Vorazes por exemplo kkk).
Mas em alguns pontos chega a ser irritante a generalização xD

Em outro ponto de vista, as visões sobre até onde se vai pela honra/tradição e o que é certo e errado em uma sociedade podem despertar questionamentos e reflexões interessantes.


Aline (alinebertoldi) | 128 comments Mod
@Isaac me sinto besta lendo um livro onde acho os personagens idiotas ou acéfalos. e aparentemente, isso é bem comum nos livros da Marion.

@Lauren, Drácula é um bom livro, apesar de ser de 1987. é tipo ler Machado de Assis, vc sempre espera mais e nunca chega a ser o que vc esperava. como comentei ali, o Drácula é contado em forma de diário, com a pretensão de ser uma história "real", e bom, era pra ser um livro de terror, sei lá, na época pode ser que ele foi considerado assustador. eu recomendo a leitura por ser um clássico, mas faz tempo que eu li, ainda tenho vontade de ler de novo qualquer dia. e Lau, poxa, a Guinevere era pra ser "importante" na história do rei Arthur, não essa sonsa. até a Sansa Stark consegue ser mais legal que ela.

e esse tópico é pra discutir qualquer coisa, menos A Princess of Mars.


message 26: by Gustavo (last edited Sep 25, 2013 02:27PM) (new) - rated it 2 stars

Gustavo Nascimento | 7 comments Eu terminei de ler hoje e não gostei... O fato de existirem tantas formas de vida inclusive "humanos" não me incomodou tanto, achei a idéia de um "super-herói" antes da era dc/marvel muito legal. Mas a narrativa é muito arrastada e os personagens nada interessantes. Alguns antagonistas morrem também sem nenhum detalhe do combate ou qualquer enfase dramática nisso. Duro de engolir foi (view spoiler)


message 27: by Diego (last edited Sep 30, 2013 05:34AM) (new) - rated it 3 stars

Diego Grams (gordenho) | 115 comments Terminei de ler ontem atarde e bom... é um ótimo livro "sessão da tarde". A forma como ele foi para marte foi um chute no saco, mas o que mais me irritou em tudo foi o desapego do personagem principal por tudo que não fosse o objetivo do momento.(view spoiler) Mesmo assim ele me manteve preso para saber como seria o final. E concordo que ele apressou demais o evento mais importante. E o final ficou bom, da aquela coceirinha de saber o que aconteceu.


message 28: by The Ragi (new)

The Ragi Particularmente acho o segundo livro o mais bacana da "trilogia" inicial - depois o Burroughs começa a focar em outros personagens, inventando marcianos cada vez mais insanos.


back to top