João's Reviews > Doces Tormentas

Doces Tormentas by Rui Vilhena
Rate this book
Clear rating

by
12075528
's review
Jul 11, 2014

liked it
bookshelves: portuguese-fiction, lgbt

Paulo é casado com Sílvia, que é amante de Carlos, que é casado com Marta, que é amante de Ricardo, que é casado com Henrique, que é amante de Paulo, sim, o Paulo, o marido da Sílvia! Uma sexteto amoroso, mais precisamente, três triângulos amorosos, uma tripla ménage a trois. O final não é bem previsível, pois nem todos ficam felizes para sempre...

Rui Vilhena, o autor de guiões de televonela, escreveu uma comédia burlesca, com uma narrativa fluente e alguns momentos de humor, que quase parece já adaptada ao teatro ou a uma mini-série de TV. Imagino que tal como nos guiões, a caracterização de personagens é reduzida (o ator completará a caracterização com a sua interpretação...) tal como as cenas, que embora sejam bem marcadas, quase sempre em casa de um ou outro dos casais, quase sempre às refeições (praticamente não serão precisos "takes" exteriores para o filme...), são pouco descritas.

A existência de um casal homossexual entre os três casais amigos é encarada com grande naturalidade, tal como a atração bissexual de que resultam os casos de Paulo com Henrique (gay), ou de Ricardo (gay) com Marta. A natureza do relacionamento de Henrique com Ricardo não é clarificada, ou seja não sabemos se são casados, formal ou informalmente, ou apenas namorados. É, por tudo isto, um livro muito leve, que não apela à reflexão sobre os temas subjacentes e que, depois de lido, deixa pouco rasto.
2 likes · flag

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Doces Tormentas.
Sign In »

Reading Progress

July 11, 2014 – Started Reading
July 11, 2014 – Shelved
July 14, 2014 – Finished Reading
July 17, 2014 – Shelved as: portuguese-fiction
July 17, 2014 – Shelved as: lgbt
November 20, 2014 – Shelved as: to-read
November 20, 2014 – Shelved as: to-read

No comments have been added yet.