Carla's Reviews > O Retorno

O Retorno by Dulce Maria Cardoso

2007205
Apr 12, 2014

bookshelves: biblioteca-pessoal, 2015

“O Retorno” é um livro que gira em torno da história de uma família (o antes e o depois) confundindo-se com a História de um país que “não era só Portugal”. Impele à reflexão, à demarcação de fronteiras e abismos, ao esquadrinhar de motivações.

Dulce Maria Cardoso escreve de forma sublime.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read O Retorno.

April 12, 2014 – Shelved
April 12, 2014 – Shelved as: to-read
October 5, 2014 – Shelved as: biblioteca-pessoal
June 4, 2015 – Started Reading
June 4, 2015 – Shelved as: 2015
June 5, 2015 –
22.54% ""Ter visitas era um trabalhão mas ser visita ainda era pior, sentávamo-nos com cuidado e ficávamos parecidos com os manequins das montras, comíamos com gestos demorados, não fossem pensar que estávamos com fome, nunca repetíamos a sobremesa, não fosse parecer que era a primeira vez que comíamos uma guloseima." (P.37)"
June 8, 2015 –
39.64% ""A puta de matemática pôs os retornados na fila mais afastada das janelas, nos lugares com menos luz, deve pensar que somos como as rosas da mãe que murchavam se não lhes dava o sol, deve ser isso." (P.141)"
June 9, 2015 –
60.88% ""O mar do outono é mais assustador do que as calemas, as ondas dobram-se escuras e pesadas sobre si mesmas, arrastam limos, conchas partidas, pedaços de madeira, a espuma suja vai de rojo pela areia, galga o paredão e chega ao asfalto. É assustador o mar fora do sítio." (P.165)"
June 11, 2015 – Finished Reading