Ana's Reviews > Calafrio

Calafrio by Henry James

bookshelves: good-books

Este é um livro que deixa uma sensação estranha. Recordo-o à distância com um sentimento mais positivo do que aquele que senti durante a sua leitura.

A narrativa não é simples. Em algumas partes é até bastante densa, e nem sempre compreensível numa primeira leitura. É um estilo de escrita um pouco estranho, mas ao qual nos acabamos por habituar.

A história no fundo não é nada. Poderia até ser apenas uma alucinação ou um relato de uma imaginação demasiado poderosa. O autor chamou a este seu trabalho um exercício puro de imaginação, mas eu sinceramente não encontrei nada de criativo ou imaginativo, mas apenas lugares comuns. No entanto o ambiente que ele consegue criar à volta da história, é o verdadeiro causador do calafrio.

Em relação a esta edição devo dizer: é uma autêntica porcaria. Pior do que um livro da colecção vampiro, e bastante pior. Julgo que é uma blasfémia deitar livros para o lixo, mas acreditem que este esteve por pouco. Não o fiz pela forma como o livro me chegou às mãos, e porque apesar de tudo, consegue-se ler. Em primeiro lugar as gralhas. Um leitor já espera encontrar uma ou outra gralha, e isso é normal. O que não espera é que elas se sucedam repetidamente, e que quando já está quase a esquecer-se das gralhas que o irritaram, novo conjunto apareça. Mas esta edição foi mais longe que isso...bem mais longe: páginas trocadas! Sim, leram bem...páginas trocadas, e não foram só uma ou duas...Foi exasperante andar á procura da página seguinte para continuar a ler. Sei que a minha leitura foi sem dúvida prejudicada por esta edição e acho que é uma falta de respeito pelo autor e pela literatura, tratar um texto desta forma.

Em suma, não consigo aconselhar, mas também não consigo dizer-vos para fugirem deste livro. O que vos digo é: vejam as opiniões dos outros blogues em baixo, e decidam por vossa conta e risco :). Mas uma coisa posso aconselhar e faço-o fortemente: NÃO leiam esta edição!!!

Para mais info ver o post completo em:

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Calafrio.

September 11, 2013 – Shelved
September 11, 2013 – Shelved as: to-read