Alina's Reviews > Caídos da Mesma Árvore

Caídos da Mesma Árvore by Carlos Porfírio

bookshelves: autores-lusófonos

Este livro surpreendeu-me muito.
Tinha-o comprado por impulso há cerca de dois anos, e ainda não lhe tinha pegado. Andei à procura de opiniões sobre ele mas não encontrava nada que me fizesse querer lê-lo nem colocá-lo de parte; todo ele era para mim um ponto de interrogação que eu tinha receio de pegar.
Devo dizer que fui uma idiota por ter esperado tanto tempo.

A história é sempre contada na primeira pessoa e passa-se em Portugal, o que para mim (sendo portuguesa) faz com que a história tenha um tom de ficção muito próximo da realidade em que vivo. Os lugares são familiares, as situações (antes do encontro do grupo de amigos com o gangue) também, o companheirismo idem aspas.

Admito que no início ainda fiquei com dúvidas: começa pela perspetiva da personagem principal, Mónica Francesco, nos seus anos de dramas adolescentes. No entanto, numa mudança de capítulo, todo o discurso e ambiente muda ao passarmos para a perspetiva de Honório, o cabecilha do grupo de reclusos que consegue fugir da prisão, tal como a mudança de tom na perspetiva de uma Mónica subitamente adulta e a comemorar os seus 33 anos. Foi nessa altura que me apercebi que o livro era realmente capaz de me surpreender.

Adorei todo o mistério que envolvia Honório Farinha, a começar pelo pouco que se falava do seu passado, a sua atitude perante os outros, a sua inteligência fora do comum e os seus ideais (ou falta deles, dependendo da perspetiva). Todas as suas linhas de pensamento me fascinaram, das mais corriqueiras a alusões filosóficas em toda a linha - daí se ter tornado rapidamente a minha personagem favorita.

Por vezes no mesmo capítulo há mudanças de perspetiva tão subtis que precisamos de prestar atenção às pequenas nuances para percebermos quem está a "falar" em determinado momento; mas nada que não se siga bem.
A única razão de não dar as cinco estrelas ao livro é o clímax. O que deveria ter sido, na minha perspetiva, o ponto alto da história, tornou-se numa situação quase feita à pressa (sem necessidade nenhuma) apresentada numa página mal cheia (quando deveria ter sido tratada no mínimo dos mínimos em duas). Por outro lado, o autor dá um "final" a todas as personagens, não ficando nenhuma por contemplar.
Com pontos fortes e fracos, esta história mostra-nos que é precisamente nas situações mais difíceis que a nossa visão do mundo muda drasticamente e começamos a pensar de diversos prismas para o estranho mundo que nos rodeia. Outro ponto fulcral é toda a visão de como as nossas experiências nos moldam, tentar perceber o homem por detrás da besta e a besta dentro do homem - dentro de nós próprios.
Como alguém disse, o mundo não se divide apenas em preto e branco, mas em vários tons de cinzento.

Afinal, somos todos "caídos da mesma árvore".

Uma pérola nas estantes dos autores portugueses.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Caídos da Mesma Árvore.

September 7, 2013 – Shelved
September 7, 2013 – Shelved as: to-read