Carina Rosa's Reviews > Um Arco-Íris no Hospital

Um Arco-Íris no Hospital by Sandrine Sousa

«Um Arco-íris no Hospital» é o segundo livro publicado da autora Sandrine Sousa, tendo-se mostrado aos leitores pela primeira vez em 2009, com a obra «Sopro-Entre a vida e a morte» - poesia para adultos. Embora ainda não tenha lido o seu primeiro livro, coisa que quero fazer em breve, pela escrita da autora e pelo tema que me fascina, já conhecia a forma de se expressar da Sandrine, através de pequenos excertos que ela vai publicando na sua página oficial de autora e esta obra não desiludiu. É um livro para crianças, mas pode tocar qualquer jovem ou adulto e creio que não vai passar indiferente a qualquer destas faixas etárias.
A obra retrata a história de Rosinha, uma criança que usa pantufas cor de limão e um lenço roxo na cabeça, e embora esta menina passe os seus dias no hospital, encontra a felicidade de uma forma peculiar, que só as crianças conseguem fazer. Leva as suas canetas de todas as cores para a sala de jantar e escreve o seu nome com cada uma delas, até que se pareça um arco-íris. E só desta forma consegue ter em casa "um arco-íris sem se molhar". Adorei a Rosinha e a felicidade com que ela vê a vida em todas as coisas. As crianças vêem a doença de uma forma diferente e creio que isso é de algum modo reconfortante para quem as vê de fora. Doente ou não, esta Rosinha é feliz e devíamos todos reflectir sobre a importância da felicidade, que por vezes está nas pequenas coisas.
Esta obra é, segundo a autora, "um grito de revolta pelas crianças que passam a sua vida no hospital", mas creio que é mais do que isso: é uma lição de vida interior que nos ensina a ser felizes com o que temos e um hino à amizade. Mesmo doente e num hospital, a Rosinha entrega o seu arco-íris a um amigo porque o fará feliz e ela própria alcança essa felicidade por ver um sorriso estampado no rosto de um amigo. Vivemos num mundo cruel, com muita inveja e muita ganância, quando, na maioria, temos tudo o que a Rosinha queria ter: saúde, e penso que esta obra nos leva a reflectir e a definir as nossas prioridades na vida.
«Um Arco-íris no Hospital» foi uma história que me tocou e me levou às lágrimas. A escrita da autora é bonita, fluída e sentimental, os diálogos bem construídos e a história profunda, como eu gosto. Apesar de ter um tema triste, não é uma história triste, pelo contrário. É uma história de felicidade e eu adorei.
Parabéns à autora e à ilustradora, Daniela Valério, pelas ilustrações que preenchem o livro e que dão vida e cor à história. Acho que deram beleza a um mundo feio, o mundo da doença e dos hospitais, e de algum modo, mostraram que qualquer criança pode ser feliz com um arco-íris na mão.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Um Arco-Íris no Hospital.

Finished Reading
July 11, 2013 – Shelved as: to-read