Carmo's Reviews > O Outono do Patriarca

O Outono do Patriarca by Gabriel García Márquez

bookshelves: colombia, my-bib

"Um poema sobre a solidão do poder", assim lhe chamava García Márquez, que levou 17 anos a aprimorar a ideia deste livro, 7 dos quais a escrevê-lo: "escrito como se escrevem os versos, palavra por palavra".
Uma obra que não é de leitura fácil e nos deixa sem fôlego. Narrativa complexa composta por parágrafos excessivamente longos, e com uma pontuação que não aconselha pausas. Brincou com a geografia e o plano temporal, baralha-nos com um monólogo múltiplo, confuso, em que na maior parte do tempo não identificamos o narrador. A temática e a constante repetição de algumas expressões levam o leitor à beira do exaspero. Não se pense contudo que foi distração do autor, as repetições têm como finalidade o reforço da mensagem, são a pincelada final num quadro que é o retrato duma América Latina pródiga em tempos lendários de autoritarismo e ditadores delirantes.
Toda a obra de García Márquez evoca uma solidão peçonhenta que se cola às personagens - e a nós -como uma segunda pele. Até mesmo um ditador déspota a viver na sua mansão decrépita partilhada com vacas, galinhas e leprosos, acaba por conquistar a nossa compaixão quando lhe sentimos o vazio da alma, as ilusões vãs em que viveu, "os anos de infortúnio e dos instantes inapreensíveis de felicidade, onde o amor estava contaminado pelos germes da morte..." Um jogo de realidade/fantasia perfeitamente dominado pelo autor.
G.G.Márquez conhecia o Caribe ilha por ilha, cidade por cidade, este livro brota desse conhecimento e das suas próprias vivências. " É um livro raivosamente caribenho...um livro de confissão. O único que desde sempre quis escrever..."
O esforço que a que nos obriga não lhe retira de maneira nenhuma o brilhantismo da escrita febril a que nos habituou este homem; este génio criativo e mestre do realismo mágico.

Ainda alguém duvida da devoção desta humilde criatura a Gabriel García Márquez?

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read O Outono do Patriarca.

June 21, 2013 – Shelved
November 10, 2015 –
November 12, 2015 – Finished Reading
November 2, 2017 – Shelved as: colombia
November 2, 2017 – Shelved as: my-bib

message 1: by [deleted user] (new)

Eu não duvido, Carmo!
Parabéns pela magnífica resenha.

Teresa Depois de ler o texto lindo que escreveste, eu não duvido!

message 3: by Nuno (new)

Nuno Carmo : se estiveres interessada no assunto ( os ditadores da América Latina ) , há um livro mais legível e , a meu ver , melhor do que este . Chama-se A Festa do Chibo . O autor é o Mario Vargas Llosa .

Ninguém duvida da tua devoção ao GGM , nem eu duvido da minha , mas não foi de certeza por causa deste livro que a nossa devoção nasceu .

message 4: by Carmo (last edited Nov 14, 2015 04:20AM) (new) - rated it 4 stars

Carmo Pois não, a minha devoção começou no primeiro que li dele, "Crónica de uma morte Anunciada" e foi-se consolidando nos seguintes. Este foi o que me deu mais trabalho:)

Não é dos meus temas favoritos, mas Mário V. Llosa é outro dos meus eleitos, e "A Festa do Chibo" está na lista.