Carina Rosa's Reviews > Ligação

Ligação by Soraia  Pereira

Apr 28, 2013

«Anjos Negros» é o primeiro livro publicado da autora Soraia Pereira e devo dizer que começa bem. Este livro surpreendeu-me pela forma como a história está exposta e pela forma como a autora vê os seus personagens.
Jéssica é uma rapariga de vinte e três anos que se vê atacada em plena noite por um grupo de homens que só a querem devorar e é Leonardo, um Anjo Negro, que acaba por salvá-la. À partida, poderíamos pensar: "oh, lá vamos nós para a típica história do vampiro e da humana que se apaixonam..." mas desengane-se quem pensa assim. A história é em tudo diferente daquelas que já tinha lido relacionadas com este tema. A boa-disposição e humor da autora são bem visíveis ao longo do livro, o que tornou a história algo cómica e com uma frescura hilariante, o que me fez rir algumas vezes. Não foi raro isto acontecer até em algumas cenas supostamente sérias, mas não achei algo despropositado para o momento, pelo contrário, foi uma lufada de ar fresco numa história bastante inovadora.
Adorei a Jéssica e embora não conheça a autora pessoalmente, imaginei-a em algumas partes desta personagem. Jéssica é uma mulher de armas, que não se acanha por nada, nem tem papas na língua, passa-se por qualquer coisa e é super engraçada. Digo que talvez se pareça com a autora por me fazer lembrar uma típica mulher do norte, com M grande, que é também a região da autora. Achei que a personagem estava bem caracterizada e ri-me bastante com ela, fosse em pensamentos, diálogos ou acções. O que dizer do Leonardo? É um HOMEM, atraente, sedutor, guerreiro, apaixonado e ainda por cima fofo. Gostei imenso dele. Achei-o um querido. Em relação aos restantes personagens, não é fácil criar pessoas e vidas distintas, com personalidades variadas, principalmente quando são muitos personagens, e a autora conseguiu fazer isso, o que é de louvar. Winnd, Nila, Ambrozie, Zelasthiam ou D´Drake, ou até Caliel e Lashy fizeram as minhas delícias com conversas cómicas que a autora teve a mestria de criar, mas os que mais me marcaram foram Luthian, com a sua moca constante, e A´larick, o típico homem vulnerável por dentro e duro que nem uma pedra por fora. Gostei de o ver amolecer um pouco, embora tivesse desejado mais, mas tenho esperanças de que a autora tenha ainda muitas coisas boas reservadas para ele, pois este é só o primeiro de uma saga de 12 livros.
Gostei da história, do princípio, do meio e do fim, e fiquei curiosa para ler o próximo volume.
Entre os aspectos negativos, destaco apenas alguns erros ortográficos e de sintaxe, mas que não me atrapalharam na leitura, e o facto de a história se passar em Nova Iorque e não em Portugal. O que temos também é bom e bonito e devíamos promover isso. Para além de que, quando estou a ler um livro de um autor português, gosto de ver locais e nomes portugueses. Contudo, a minha apreciação não foi movida por isso.
Acho que, para um primeiro livro, a autora começou com o pé direito e adivinho-lhe um futuro risonho nesta área da literatura. «Anjos Negros» é uma boa história, com personagens credíveis, diálogos fortes e cenas picantes muito bem descritas, com um sentido de humor magnífico. Uma leitura leve, que nos leva a descontrair e a sorrir ao final do dia.

Opiniões no meu blog http://carinarosaautora.blogspot.pt/p...

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Ligação.

April 28, 2013 – Shelved
April 28, 2013 – Shelved as: to-read