Soraia Pereira's Reviews > O Intruso

O Intruso by Carina Rosa

bookshelves: autores-portugueses

O que tenho mais a dizer sobre ‘O Intruso’?

Li este pequeno de 190 páginas num dia e meio (+/-) o que é quase um milagre tendo em conta os meus últimos tempos de leitura ^^

Ora bem, a capa. Gosto muito da ilustração. É diferente e atractiva. O peso do livro, é levezinho como uma pena, não me cansa os pulsos quando estou a ler. O tipo de papel cor creme. Fantástico para a leitura. Não cansa a vista mesmo depois de umas quantas horas a ler.

Amei o Mike (labrador bege e fiel companheiro de Sara)! Eu tenho uma labrador em casa, não é bege é preta e sempre que estava a ler uma passagem em que Mike dava o seu contributo via a minha labrador. A descrição do comportamento, das atitudes, das reacções está excelente!
Relativamente à escrita da autora, ponto super positivo para o tamanho dos capítulos. 2 a 3 páginas por capítulo. Diálogos: tenho a dizer que encontrei algumas situações, onde as cenas descritas são coerentes e credíveis. Consegui até rir com uma ou outra situação.

A personagem Martim é muito divertida e bem-disposta. Boa onda. Já o Rodrigo, bem, o homem é um demónio malvado. E foi com esta personagem que a autora me prendeu ao livro porque tem algumas passagens que lhe dedica o capítulo na totalidade e me fez esbugalhar os olhos e pensar ‘Uau… Que medo’. Foi realmente uma pena o Rodrigo não ter tido mais tempo de antena.

Infelizmente a autora peca pelas frases muito pequenas e isso foi uma distracção propensa a detectar gralhas e falhas. Isso porquê, porque quando estamos a ler (quando eu estou a ler, pelo menos) faço pausas nos pontos finais. Então dei por mim a parar a cada 3 ou 4 palavras e por causa disso perdi o fio condutor da leitura um monte de vezes.

As analepses que a autora incluiu no livro deveriam ter sido assinaladas a negrito ou a itálico para que o leitor conseguisse situar-se sem dificuldade no ponto de situação da narrativa. Faltou também 'pontes de ligação' entre as acções/ideias.

O final do livro, ou seja, os últimos 3 capítulos fazem valer a história. Foi pena a autora não ter escrito o livro todo como escreveu o final.

Apesar dos pontos menos positivos, gostei da história e estou ansiosa por ler mais trabalhos desta autora portuguesa que sei que tem evoluído bastante...

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read O Intruso.

March 14, 2013 – Shelved
May 11, 2013 – Started Reading