Estefânia Botelho's Reviews > A Dama Negra da Ilha dos Escravos

A Dama Negra da Ilha dos Escravos by Ana Cristina Silva

May 02, 2009

bookshelves: romance-histórico, livros-2009, os-meus-livros
Read in April, 2009

Escrito num tom confessional,este livro aborda diferentes temáticas, aborda uma época em que as aparências são mais importantes do que tudo o resto!!!!

Uma Dama negra de São Tomé conta toda a sua vida, desde os antepassados até à hora da sua morte , à sua sobrinha e assim ficamos a conhecer a vida de D. Simoa Godinha que luta poara ultrapassar todos os preconceitos e para ser aceite na sociedade lisboeta do século XVI.

Nunca antes tinha ouvido falar desta personalidade histórica . Durante a leitura deste livro pude conhecer, assim, a vida desta dama que sofreu e viveu aventuras e desventuras, numa São Tomé cujas paisagens me fazem lembrar "Equador" de Miguel Sousa Tavares...

Temas tão actuais como o amor, a tragédia, os costumes, o racismo são abordados de forma clara neste romance.

Ana Cristina Silva conseguiu captar toda a minha atenção para a história desta mulher de garrra que tentou fazer mais um pouco pelos pobres e oprimidos.

Apesar de escrito de uma forma que não é particularmente a que mais aprecio (sem diálogo), este livro está optimamente bem escrito e estruturado e, como tal, aconselho-o sobretudo àqueles que se interessam por História e pelos temas anteriormente referidos!

Classificação - 4 (Bom)

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read A Dama Negra da Ilha dos Escravos.